Mário de Andrade o sequestro do desejo e a música popular em versos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/76225 |
Resumo: | Em Remate de males (1930), quarto volume de poemas do modernista Mário de Andrade, o texto de abertura do grupo Tempo da Maria – “Moda do corajoso” – apresenta voz lírica que hesita entre a consciência do despropósito de seu amor por uma mulher casada e, ao mesmo tempo, a constatação de estar subjugada por ele. Como leitor de Freud, Mário deixa transparecer em seus versos preocupações com o processo de sublimação e de repressão – o sequestro da Dona Ausente –, percebido por ele na cultura popular brasileira. Além disso, há nos poemas a reinvenção da musicalidade do povo. O estudo detido de “Moda do corajoso”, realizado neste artigo, mostra a atualização, por meio de versos, da sublimação do desejo pela dona proibida, assim como a influência da música popular na escrita mariandradina. |
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Mário de Andrade o sequestro do desejo e a música popular em versosMário de Andrade The Sequestration of Desire and the Popular Music in VersesPoetrymusic“sequestro”Remate de malesMário de Andrade.PoesiamúsicasequestroRemate de malesMário de Andrade.Em Remate de males (1930), quarto volume de poemas do modernista Mário de Andrade, o texto de abertura do grupo Tempo da Maria – “Moda do corajoso” – apresenta voz lírica que hesita entre a consciência do despropósito de seu amor por uma mulher casada e, ao mesmo tempo, a constatação de estar subjugada por ele. Como leitor de Freud, Mário deixa transparecer em seus versos preocupações com o processo de sublimação e de repressão – o sequestro da Dona Ausente –, percebido por ele na cultura popular brasileira. Além disso, há nos poemas a reinvenção da musicalidade do povo. O estudo detido de “Moda do corajoso”, realizado neste artigo, mostra a atualização, por meio de versos, da sublimação do desejo pela dona proibida, assim como a influência da música popular na escrita mariandradina.In Remate de males (1930), the fourth modernist book of Mário de Andrade, the first poem of the group Tempo da Maria – “Moda do corajoso” – has a lyrical voice that wavers between the consciousness of the absurdity of his love for a married woman and, at the same time, the awareness of been overwhelmed by it. As a reader of Freud, Mário de Andrade is concerned of the process of sublimation and repression – the so called “sequestration of the absent lady” – found by him in Brazilian popular culture and also present is his verses. Moreover, there is in the poem the reinvention of the popular Brazilian musicality. The careful study of the verses of “Moda do corajoso” shows, therefore, the sublimation of desire for a prohibited lady, as well as the influence of music in Mário de Andrade’s thought, constant concern that can be found in his verses.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2013-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/7622510.11606/issn.2316-901X.v0i57p111-137Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 57 (2013); 111-137Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 57 (2013); 111-137Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 57 (2013); 111-137Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 57 (2013); 111-1372316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/76225/79967Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Cristiane Rodrigues de2015-11-13T16:27:06Zoai:revistas.usp.br:article/76225Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2015-11-13T16:27:06Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
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