Reflexões sobre a atual crise brasileira: a questão educacional e o desconhecimento dos valores básicos da convivência social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mauro, José Eduardo Marques
Data de Publicação: 1989
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/70455
Resumo: Examina, em particular, dois dos males endóginos que corroem as estruturas do país, há já algum tempo. No que concerne à questão educacional assinala, de um lado, a decadência geral dos níveis dos ensinos de primeiro, segundo e terceiros graus e, de outro, ressalta o perigo que representa para a vida cotidiana da nação de profissionais incompetentes em todos os campos de atividades. Reclama, por fim, a necessidade da adoção de uma política educacional global plasmada numa nova filosofia que seja capaz de inverter a atual maré de comodismo e imperfeição reinantes no país. No que respeita ao desconhecimento dos valores básicos da convivência social entende que esse fato compromete a vida em sociedade como um todo, distorce os valores, degrada os níveis de relacionamento, exarceba o individualismo e dificulta a sobrevivência dos mais fracos.
id IEB-1_c16ab165be609c5d58932b248cced639
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/70455
network_acronym_str IEB-1
network_name_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository_id_str
spelling Reflexões sobre a atual crise brasileira: a questão educacional e o desconhecimento dos valores básicos da convivência socialcrise brasileirafilosofia educacionalnormas de convivência socialquestão educacional.Brazilian crisiseducational philosophynorms of sociabilityeducational issue.Examina, em particular, dois dos males endóginos que corroem as estruturas do país, há já algum tempo. No que concerne à questão educacional assinala, de um lado, a decadência geral dos níveis dos ensinos de primeiro, segundo e terceiros graus e, de outro, ressalta o perigo que representa para a vida cotidiana da nação de profissionais incompetentes em todos os campos de atividades. Reclama, por fim, a necessidade da adoção de uma política educacional global plasmada numa nova filosofia que seja capaz de inverter a atual maré de comodismo e imperfeição reinantes no país. No que respeita ao desconhecimento dos valores básicos da convivência social entende que esse fato compromete a vida em sociedade como um todo, distorce os valores, degrada os níveis de relacionamento, exarceba o individualismo e dificulta a sobrevivência dos mais fracos.This article gives particular attention to two deeply rooted evils that for some time have been eating away at the country's structures. regarding the question of education, it points out it points out the general decadence of primary, secundary, upper education, on the one hand, and, on the other, it calls attention to the danger that the preparation of incompetent professionals in all areas of activity represents to the daily life of the nation. Finally it calls for the need of adopting a global political education founded upon a new philosophy that would be able to invert the present trend of accomodation and imperfection that reigns in the country. In regard to ignorance of basic values of sociability, the author understands that this problem hinders social life as a whole; distorts values; degrades the level of relationship; exasdporetes the individual; and renders more difficult the survival of the weakest.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros1989-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/7045510.11606/issn.2316-901X.v0i30p43-59Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 30 (1989); 43-59Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 30 (1989); 43-59Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 30 (1989); 43-59Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 30 (1989); 43-592316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/70455/73232Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMauro, José Eduardo Marques2014-02-03T16:23:36Zoai:revistas.usp.br:article/70455Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2014-02-03T16:23:36Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a atual crise brasileira: a questão educacional e o desconhecimento dos valores básicos da convivência social
title Reflexões sobre a atual crise brasileira: a questão educacional e o desconhecimento dos valores básicos da convivência social
spellingShingle Reflexões sobre a atual crise brasileira: a questão educacional e o desconhecimento dos valores básicos da convivência social
Mauro, José Eduardo Marques
crise brasileira
filosofia educacional
normas de convivência social
questão educacional.
Brazilian crisis
educational philosophy
norms of sociability
educational issue.
title_short Reflexões sobre a atual crise brasileira: a questão educacional e o desconhecimento dos valores básicos da convivência social
title_full Reflexões sobre a atual crise brasileira: a questão educacional e o desconhecimento dos valores básicos da convivência social
title_fullStr Reflexões sobre a atual crise brasileira: a questão educacional e o desconhecimento dos valores básicos da convivência social
title_full_unstemmed Reflexões sobre a atual crise brasileira: a questão educacional e o desconhecimento dos valores básicos da convivência social
title_sort Reflexões sobre a atual crise brasileira: a questão educacional e o desconhecimento dos valores básicos da convivência social
author Mauro, José Eduardo Marques
author_facet Mauro, José Eduardo Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mauro, José Eduardo Marques
dc.subject.por.fl_str_mv crise brasileira
filosofia educacional
normas de convivência social
questão educacional.
Brazilian crisis
educational philosophy
norms of sociability
educational issue.
topic crise brasileira
filosofia educacional
normas de convivência social
questão educacional.
Brazilian crisis
educational philosophy
norms of sociability
educational issue.
description Examina, em particular, dois dos males endóginos que corroem as estruturas do país, há já algum tempo. No que concerne à questão educacional assinala, de um lado, a decadência geral dos níveis dos ensinos de primeiro, segundo e terceiros graus e, de outro, ressalta o perigo que representa para a vida cotidiana da nação de profissionais incompetentes em todos os campos de atividades. Reclama, por fim, a necessidade da adoção de uma política educacional global plasmada numa nova filosofia que seja capaz de inverter a atual maré de comodismo e imperfeição reinantes no país. No que respeita ao desconhecimento dos valores básicos da convivência social entende que esse fato compromete a vida em sociedade como um todo, distorce os valores, degrada os níveis de relacionamento, exarceba o individualismo e dificulta a sobrevivência dos mais fracos.
publishDate 1989
dc.date.none.fl_str_mv 1989-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/70455
10.11606/issn.2316-901X.v0i30p43-59
url https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/70455
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-901X.v0i30p43-59
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/70455/73232
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
dc.source.none.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 30 (1989); 43-59
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 30 (1989); 43-59
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 30 (1989); 43-59
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 30 (1989); 43-59
2316-901X
0020-3874
reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
instname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron:IEB
instname_str Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron_str IEB
institution IEB
reponame_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
collection Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository.name.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaieb@usp.br
_version_ 1798949709544423424