Reflexões sobre a atual crise brasileira: a questão educacional e o desconhecimento dos valores básicos da convivência social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1989 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/70455 |
Resumo: | Examina, em particular, dois dos males endóginos que corroem as estruturas do país, há já algum tempo. No que concerne à questão educacional assinala, de um lado, a decadência geral dos níveis dos ensinos de primeiro, segundo e terceiros graus e, de outro, ressalta o perigo que representa para a vida cotidiana da nação de profissionais incompetentes em todos os campos de atividades. Reclama, por fim, a necessidade da adoção de uma política educacional global plasmada numa nova filosofia que seja capaz de inverter a atual maré de comodismo e imperfeição reinantes no país. No que respeita ao desconhecimento dos valores básicos da convivência social entende que esse fato compromete a vida em sociedade como um todo, distorce os valores, degrada os níveis de relacionamento, exarceba o individualismo e dificulta a sobrevivência dos mais fracos. |
id |
IEB-1_c16ab165be609c5d58932b248cced639 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/70455 |
network_acronym_str |
IEB-1 |
network_name_str |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre a atual crise brasileira: a questão educacional e o desconhecimento dos valores básicos da convivência socialcrise brasileirafilosofia educacionalnormas de convivência socialquestão educacional.Brazilian crisiseducational philosophynorms of sociabilityeducational issue.Examina, em particular, dois dos males endóginos que corroem as estruturas do país, há já algum tempo. No que concerne à questão educacional assinala, de um lado, a decadência geral dos níveis dos ensinos de primeiro, segundo e terceiros graus e, de outro, ressalta o perigo que representa para a vida cotidiana da nação de profissionais incompetentes em todos os campos de atividades. Reclama, por fim, a necessidade da adoção de uma política educacional global plasmada numa nova filosofia que seja capaz de inverter a atual maré de comodismo e imperfeição reinantes no país. No que respeita ao desconhecimento dos valores básicos da convivência social entende que esse fato compromete a vida em sociedade como um todo, distorce os valores, degrada os níveis de relacionamento, exarceba o individualismo e dificulta a sobrevivência dos mais fracos.This article gives particular attention to two deeply rooted evils that for some time have been eating away at the country's structures. regarding the question of education, it points out it points out the general decadence of primary, secundary, upper education, on the one hand, and, on the other, it calls attention to the danger that the preparation of incompetent professionals in all areas of activity represents to the daily life of the nation. Finally it calls for the need of adopting a global political education founded upon a new philosophy that would be able to invert the present trend of accomodation and imperfection that reigns in the country. In regard to ignorance of basic values of sociability, the author understands that this problem hinders social life as a whole; distorts values; degrades the level of relationship; exasdporetes the individual; and renders more difficult the survival of the weakest.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros1989-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/7045510.11606/issn.2316-901X.v0i30p43-59Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 30 (1989); 43-59Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 30 (1989); 43-59Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 30 (1989); 43-59Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 30 (1989); 43-592316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/70455/73232Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMauro, José Eduardo Marques2014-02-03T16:23:36Zoai:revistas.usp.br:article/70455Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2014-02-03T16:23:36Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre a atual crise brasileira: a questão educacional e o desconhecimento dos valores básicos da convivência social |
title |
Reflexões sobre a atual crise brasileira: a questão educacional e o desconhecimento dos valores básicos da convivência social |
spellingShingle |
Reflexões sobre a atual crise brasileira: a questão educacional e o desconhecimento dos valores básicos da convivência social Mauro, José Eduardo Marques crise brasileira filosofia educacional normas de convivência social questão educacional. Brazilian crisis educational philosophy norms of sociability educational issue. |
title_short |
Reflexões sobre a atual crise brasileira: a questão educacional e o desconhecimento dos valores básicos da convivência social |
title_full |
Reflexões sobre a atual crise brasileira: a questão educacional e o desconhecimento dos valores básicos da convivência social |
title_fullStr |
Reflexões sobre a atual crise brasileira: a questão educacional e o desconhecimento dos valores básicos da convivência social |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a atual crise brasileira: a questão educacional e o desconhecimento dos valores básicos da convivência social |
title_sort |
Reflexões sobre a atual crise brasileira: a questão educacional e o desconhecimento dos valores básicos da convivência social |
author |
Mauro, José Eduardo Marques |
author_facet |
Mauro, José Eduardo Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mauro, José Eduardo Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
crise brasileira filosofia educacional normas de convivência social questão educacional. Brazilian crisis educational philosophy norms of sociability educational issue. |
topic |
crise brasileira filosofia educacional normas de convivência social questão educacional. Brazilian crisis educational philosophy norms of sociability educational issue. |
description |
Examina, em particular, dois dos males endóginos que corroem as estruturas do país, há já algum tempo. No que concerne à questão educacional assinala, de um lado, a decadência geral dos níveis dos ensinos de primeiro, segundo e terceiros graus e, de outro, ressalta o perigo que representa para a vida cotidiana da nação de profissionais incompetentes em todos os campos de atividades. Reclama, por fim, a necessidade da adoção de uma política educacional global plasmada numa nova filosofia que seja capaz de inverter a atual maré de comodismo e imperfeição reinantes no país. No que respeita ao desconhecimento dos valores básicos da convivência social entende que esse fato compromete a vida em sociedade como um todo, distorce os valores, degrada os níveis de relacionamento, exarceba o individualismo e dificulta a sobrevivência dos mais fracos. |
publishDate |
1989 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1989-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/70455 10.11606/issn.2316-901X.v0i30p43-59 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/70455 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-901X.v0i30p43-59 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/70455/73232 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 30 (1989); 43-59 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 30 (1989); 43-59 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 30 (1989); 43-59 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 30 (1989); 43-59 2316-901X 0020-3874 reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileiros instname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) instacron:IEB |
instname_str |
Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) |
instacron_str |
IEB |
institution |
IEB |
reponame_str |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
collection |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaieb@usp.br |
_version_ |
1798949709544423424 |