Modernidade tropical: visões norte-americanas da Amazônia nas vésperas da Guerra Fria
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34587 |
Resumo: | Este artigo estuda duas representações da Amazônia e seu potencial para o desenvolvimento produzidas em 1944 como parte da "Política da Boa Vizinhança", promovida pelos Estados Unidos durante a II Guerra Mundial. Analisa o filme do Estúdio Disney The Amazon awakens ("A Amazônia acorda"), cujo retrato da Amazônia como urbanizada e incipientemente moderna contrasta com a usual atenção dada ao exotismo regional e à alteridade. Ao acentuar o potencial da Amazônia para o progresso, o filme visualiza elementos-chave daquilo que se tornaria conhecido como "teoria da modernização", baseada na noção de que todas as pessoas aspiram a um modo de vida mais moderno, e que só precisam da tecnologia e do capital apropriados para repetir a trajetória das sociedades mais "avançadas". Em seguida, procedemos a uma comparação do filme com o livro de Earl Parker Hanson sobre a Amazônia como uma "nova fronteira", o qual, ao mesmo tempo em que coincide com aspectos do filme da Disney, diverge do mesmo no que se refere a aspectos importantes, que indicam as ambivalências presentes nas visões norte-americanas da região. Finalmente, o artigo se debruça brevemente sobre o papel da Guerra Fria no que se refere ao atraso da adoção da teoria da modernização como uma crença central das políticas norte-americanas para a América Latina. |
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Modernidade tropical: visões norte-americanas da Amazônia nas vésperas da Guerra Fria Tropical modernity: north american visions of the Amazon on the eve of the Cold War AmazôniaDisneyteoria da modernizaçãofronteiraFordlândiaAmazonDisneymodernization theoryfrontierFordlândia Este artigo estuda duas representações da Amazônia e seu potencial para o desenvolvimento produzidas em 1944 como parte da "Política da Boa Vizinhança", promovida pelos Estados Unidos durante a II Guerra Mundial. Analisa o filme do Estúdio Disney The Amazon awakens ("A Amazônia acorda"), cujo retrato da Amazônia como urbanizada e incipientemente moderna contrasta com a usual atenção dada ao exotismo regional e à alteridade. Ao acentuar o potencial da Amazônia para o progresso, o filme visualiza elementos-chave daquilo que se tornaria conhecido como "teoria da modernização", baseada na noção de que todas as pessoas aspiram a um modo de vida mais moderno, e que só precisam da tecnologia e do capital apropriados para repetir a trajetória das sociedades mais "avançadas". Em seguida, procedemos a uma comparação do filme com o livro de Earl Parker Hanson sobre a Amazônia como uma "nova fronteira", o qual, ao mesmo tempo em que coincide com aspectos do filme da Disney, diverge do mesmo no que se refere a aspectos importantes, que indicam as ambivalências presentes nas visões norte-americanas da região. Finalmente, o artigo se debruça brevemente sobre o papel da Guerra Fria no que se refere ao atraso da adoção da teoria da modernização como uma crença central das políticas norte-americanas para a América Latina. This article examines two representations of the Amazon and its potential for development produced in 1944 as part of the "Good Neighbor Policy" promoted by the United States during World War II. It analyzes the Disney film The Amazon awakens, whose portrayal of the Amazon as urbanized and incipiently modern, contrasts with the usual attention to regional exoticism and otherness. In accentuating the Amazon's potential for progress, the film visualizes key elements of what would become known as "modernization theory", based on the notion that all peoples aspire to a more modern way of life, and only need the appropriate technology and capital to replicate the trajectory of more "advanced" societies. This is then compared with a book by Earl Parker Hanson on the Amazon as a "new frontier", which both coincides with aspects of the Disney film and diverges from it in significant ways, indicating the ambivalences in North American visions of the region. Finally, the article briefly considers the role of the Cold War in delaying the adoption of modernization theory as the central tenet of US policies for Latin America. Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2007-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/3458710.11606/issn.2316-901X.v0i45p153-176Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 45 (2007); 153-176Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 45 (2007); 153-176Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 45 (2007); 153-176Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 45 (2007); 153-1762316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34587/37325Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessWeinstein, Barbara2014-12-19T12:12:52Zoai:revistas.usp.br:article/34587Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2014-12-19T12:12:52Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
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