Love, Fear, and Salvation: Approaches Between Valdomiro Silveira and João Guimarães Rosa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/73089 |
Resumo: | Valdomiro Silveira reduz sua narrativa "Salvação" à história de animais, sem ser uma fábula, e inclui-se no conjunto de obras que, para evitar a explicitação do erotismo, encobre o amor com medo. "a hora e vez de Augusto Matraga" não camufla o erotismo e dá sentido à personagem e ao texto, aproveitando como forma a saga nordestina (cordel), a história de vida de santos, o tema do "Judeu Errante" e a parábola. A força dos contos de Sagarana advém do sistemático aproveitamento dos pequenos gêneros, que se encontram na oralidade e que servem de base tanto para a produção, como para a recepção de textos ou de enunciações. A oralidade, que serve para mostrar o caipira como capaz de espiritualidade profunda, é também recurso manutensor do segredo religioso. |
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Love, Fear, and Salvation: Approaches Between Valdomiro Silveira and João Guimarães RosaAmor, Medo e Salvação: Aproximações Entre Valdomiro Silveira e Guimarães RosaRegionalismoOralidadeFormas simplesAmor e medoLiteratura comparadaRegionalismOralitySimple formsLove and fearCompared literatureValdomiro Silveira reduz sua narrativa "Salvação" à história de animais, sem ser uma fábula, e inclui-se no conjunto de obras que, para evitar a explicitação do erotismo, encobre o amor com medo. "a hora e vez de Augusto Matraga" não camufla o erotismo e dá sentido à personagem e ao texto, aproveitando como forma a saga nordestina (cordel), a história de vida de santos, o tema do "Judeu Errante" e a parábola. A força dos contos de Sagarana advém do sistemático aproveitamento dos pequenos gêneros, que se encontram na oralidade e que servem de base tanto para a produção, como para a recepção de textos ou de enunciações. A oralidade, que serve para mostrar o caipira como capaz de espiritualidade profunda, é também recurso manutensor do segredo religioso.Valdomiro Silveira reduces his narrative "Salvation" to a story of animals. Nevertheless, it is not a fable. This tale can be included in the set of works that, afraid to express eroticism, conceals love with fear. "A hora e vez de Augusto Matraga" does not disguise eroticism and gives sense to athe characters and to the text, interwaving a few little genres: the so-called saga nordestina (Brazilian northest saga, in fact cordel); hagiography; the theme of the "Erring Jew" and the parable. The power of Sagarana´s tales come from the systematic utilization of the little genres, found in orality. They work as a basis both for the production and the reception of texts and enunciations. Orality, which serves to show the hick as capable of deep spirituality, is also a supporting resource of the religious secret.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros1996-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/7308910.11606/issn.2316-901X.v0i41p97-122Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 41 (1996); 97-122Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 41 (1996); 97-122Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 41 (1996); 97-122Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 41 (1996); 97-1222316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/73089/77142Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSperber, Suzi Frankl2015-06-16T11:26:41Zoai:revistas.usp.br:article/73089Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2015-06-16T11:26:41Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
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