A formalização da derrota: sobre “Eles” e “A voz do morto”, de Caetano Veloso
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/100764 |
Resumo: | Mediante o exame de duas canções de Caetano Veloso de fins da década de 1960 — “Eles” (1968) e “A voz do morto” (1968) —, pretendo compreender como elas revelam o luto aos preceitos caros à esquerda e à política cultural vinculada ao nacional-popular. Por fim, na descrição da crítica de Roberto Schwarz ao tropicalismo e a Caetano Veloso, demonstro como as questões percebidas pelo crítico dialético — por meio da análise do livro de memórias de Caetano Veloso — já estavam expressas no cancioneiro do artista em fins dos anos 1960. |
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A formalização da derrota: sobre “Eles” e “A voz do morto”, de Caetano VelosoThe Formalization of defeat: about “Eles” and “A Voz do Morto”, by Caetano VelosoCaetano Velosolutonacional-popularinternacional-popular.Caetano Velosomourningnational-popularinternational-popular.Mediante o exame de duas canções de Caetano Veloso de fins da década de 1960 — “Eles” (1968) e “A voz do morto” (1968) —, pretendo compreender como elas revelam o luto aos preceitos caros à esquerda e à política cultural vinculada ao nacional-popular. Por fim, na descrição da crítica de Roberto Schwarz ao tropicalismo e a Caetano Veloso, demonstro como as questões percebidas pelo crítico dialético — por meio da análise do livro de memórias de Caetano Veloso — já estavam expressas no cancioneiro do artista em fins dos anos 1960.By examining two songs by Caetano Veloso in the end of the 1960s, “Eles” (1968) and “A voz do morto” (1968), I intend to understand how these songs express the mourning of relevant precepts of the left wing and the cultural policy linked to the national popular. Finally, in describing the criticism of Roberto Schwarz toward the tropicalismo and Caetano Veloso, I aim for demonstrating how the issues highlighted by him - through the analysis of the memoir of Veloso - were already expressed in the songs of Caetano in the late 1960s.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2015-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/10076410.11606/issn.2316-901X.v0i61p56-81Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 61 (2015); 56-81Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 61 (2015); 56-81Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 61 (2015); 56-81Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 61 (2015); 56-812316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/100764/99459Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Daniela Vieira dos2015-11-13T16:26:57Zoai:revistas.usp.br:article/100764Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2015-11-13T16:26:57Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
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