Instalações elétricas: uma proposta para ensino da eletrodinâmica no 3º do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/642 |
Resumo: | In this paper we present a didactic sequence, aiming to teach Electrodynamic concepts to third year high school students, and in particular, those related to the electrical circuits of a residential electrical installation. The activities developed were based on Vygotsky's Socio-Historical theory and the product consists of a guide for the teacher, in which he will find not only the activities of the didactic sequence that we propose for the learning of these concepts, laws and properties, but also suggestions on how to organize classroom activities and how to act as a mediator during such activities. In addition, a model of a residential electrical installation built by the students with the guidance of the teacher with leftover materials is used, used as a facilitating pedagogical tool in the internalization of the concepts. As a data collection mechanism, a Pre and Post Test were used, containing 06 questions each. A qualitative analysis was carried out from the answers to the test questions, generating a test score to assess the individual performance of the students in the class. The proposed resources used contributed to the students' motivation and the promotion of learning some concepts of electrodynamics for the group of students of this State School. |
id |
IFAM-1_434f38cf3421481aec88f7e151c0f176 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:4321/642 |
network_acronym_str |
IFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
repository_id_str |
|
spelling |
Instalações elétricas: uma proposta para ensino da eletrodinâmica no 3º do ensino médioEnsino de físicaEletrodinâmicaCorrente elétricaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAIn this paper we present a didactic sequence, aiming to teach Electrodynamic concepts to third year high school students, and in particular, those related to the electrical circuits of a residential electrical installation. The activities developed were based on Vygotsky's Socio-Historical theory and the product consists of a guide for the teacher, in which he will find not only the activities of the didactic sequence that we propose for the learning of these concepts, laws and properties, but also suggestions on how to organize classroom activities and how to act as a mediator during such activities. In addition, a model of a residential electrical installation built by the students with the guidance of the teacher with leftover materials is used, used as a facilitating pedagogical tool in the internalization of the concepts. As a data collection mechanism, a Pre and Post Test were used, containing 06 questions each. A qualitative analysis was carried out from the answers to the test questions, generating a test score to assess the individual performance of the students in the class. The proposed resources used contributed to the students' motivation and the promotion of learning some concepts of electrodynamics for the group of students of this State School.Neste trabalho apresentamos uma sequência didática, com o objetivo de ensinar conceitos de Eletrodinâmica para alunos do terceiro ano do Ensino Médio, e em especial, aqueles relacionados aos circuitos elétricos de uma instalação elétrica residencial, buscando dar sentido e tornar mais significativo o ensino de Física. As atividades desenvolvidas tiveram como base a teoria Sócio-Histórica de Vygotsky e o produto consiste em um guia de orientação para o docente, no qual ele irá encontrar não apenas as atividades da sequência didática que propomos para a aprendizagem desses conceitos, leis e propriedades, mas também sugestões de como organizar as atividades em sala de aula e de como proceder como mediador durante a realização de tais atividades. Além disso, é utilizada uma maquete de uma instalação elétrica residencial construída pelos alunos com orientação do professor com sobra de materiais, usada como ferramenta pedagógica facilitadora na internalização dos conceitos. Como mecanismo de coleta de dados foram utilizados um Pré e um Pós Teste contendo 06 questões cada. Foi realizada uma análise qualitativa a partir das respostas às questões dos testes, gerando-se uma pontuação por teste para avaliar o desempenho individual dos alunos da turma. Os recursos utilizados propostos contribuíram para a motivação dos alunos e a promoção da aprendizagem de alguns conceitos da eletrodinâmica para o grupo de alunos desta Escola Estadual.BrasilCampus Manaus CentroPrograma de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)Instituto Federal do AmazonasIFAMInstituto Federal do AmazonasIFAMAquino, Soraya Fariashttp://lattes.cnpq.br/4240604515975477Aquino, Soraya Fariashttp://lattes.cnpq.br/4240604515975477Ferracioli, Laérciohttp://lattes.cnpq.br/7380100778286872Campos, José Galúciohttp://lattes.cnpq.br/0500936753469199Neves, Glauber Siqueira2021-11-11T20:12:06Z2021-11-112021-11-11T20:12:06Z2019-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNEVES, Glauber Siqueira. Instalações elétricas: uma proposta para o ensino de eletrodinâmica no 3º ano de ensino médio. 130 f. 2019. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/642porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2021-11-11T20:12:48Zoai:localhost:4321/642Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2021-11-11T20:12:48Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Instalações elétricas: uma proposta para ensino da eletrodinâmica no 3º do ensino médio |
title |
Instalações elétricas: uma proposta para ensino da eletrodinâmica no 3º do ensino médio |
spellingShingle |
Instalações elétricas: uma proposta para ensino da eletrodinâmica no 3º do ensino médio Neves, Glauber Siqueira Ensino de física Eletrodinâmica Corrente elétrica CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
title_short |
Instalações elétricas: uma proposta para ensino da eletrodinâmica no 3º do ensino médio |
title_full |
Instalações elétricas: uma proposta para ensino da eletrodinâmica no 3º do ensino médio |
title_fullStr |
Instalações elétricas: uma proposta para ensino da eletrodinâmica no 3º do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Instalações elétricas: uma proposta para ensino da eletrodinâmica no 3º do ensino médio |
title_sort |
Instalações elétricas: uma proposta para ensino da eletrodinâmica no 3º do ensino médio |
author |
Neves, Glauber Siqueira |
author_facet |
Neves, Glauber Siqueira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aquino, Soraya Farias http://lattes.cnpq.br/4240604515975477 Aquino, Soraya Farias http://lattes.cnpq.br/4240604515975477 Ferracioli, Laércio http://lattes.cnpq.br/7380100778286872 Campos, José Galúcio http://lattes.cnpq.br/0500936753469199 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Glauber Siqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Eletrodinâmica Corrente elétrica CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
topic |
Ensino de física Eletrodinâmica Corrente elétrica CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
description |
In this paper we present a didactic sequence, aiming to teach Electrodynamic concepts to third year high school students, and in particular, those related to the electrical circuits of a residential electrical installation. The activities developed were based on Vygotsky's Socio-Historical theory and the product consists of a guide for the teacher, in which he will find not only the activities of the didactic sequence that we propose for the learning of these concepts, laws and properties, but also suggestions on how to organize classroom activities and how to act as a mediator during such activities. In addition, a model of a residential electrical installation built by the students with the guidance of the teacher with leftover materials is used, used as a facilitating pedagogical tool in the internalization of the concepts. As a data collection mechanism, a Pre and Post Test were used, containing 06 questions each. A qualitative analysis was carried out from the answers to the test questions, generating a test score to assess the individual performance of the students in the class. The proposed resources used contributed to the students' motivation and the promotion of learning some concepts of electrodynamics for the group of students of this State School. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-19 2021-11-11T20:12:06Z 2021-11-11 2021-11-11T20:12:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NEVES, Glauber Siqueira. Instalações elétricas: uma proposta para o ensino de eletrodinâmica no 3º ano de ensino médio. 130 f. 2019. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019 http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/642 |
identifier_str_mv |
NEVES, Glauber Siqueira. Instalações elétricas: uma proposta para o ensino de eletrodinâmica no 3º ano de ensino médio. 130 f. 2019. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/642 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM) instacron:IFAM |
instname_str |
Instituto Federal do Amazonas (IFAM) |
instacron_str |
IFAM |
institution |
IFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
collection |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
cgeb@ifam.edu.br |
_version_ |
1810022877755342848 |