Instalações elétricas: uma proposta para ensino da eletrodinâmica no 3º do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Glauber Siqueira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
Texto Completo: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/642
Resumo: In this paper we present a didactic sequence, aiming to teach Electrodynamic concepts to third year high school students, and in particular, those related to the electrical circuits of a residential electrical installation. The activities developed were based on Vygotsky's Socio-Historical theory and the product consists of a guide for the teacher, in which he will find not only the activities of the didactic sequence that we propose for the learning of these concepts, laws and properties, but also suggestions on how to organize classroom activities and how to act as a mediator during such activities. In addition, a model of a residential electrical installation built by the students with the guidance of the teacher with leftover materials is used, used as a facilitating pedagogical tool in the internalization of the concepts. As a data collection mechanism, a Pre and Post Test were used, containing 06 questions each. A qualitative analysis was carried out from the answers to the test questions, generating a test score to assess the individual performance of the students in the class. The proposed resources used contributed to the students' motivation and the promotion of learning some concepts of electrodynamics for the group of students of this State School.
id IFAM-1_434f38cf3421481aec88f7e151c0f176
oai_identifier_str oai:localhost:4321/642
network_acronym_str IFAM-1
network_name_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository_id_str
spelling Instalações elétricas: uma proposta para ensino da eletrodinâmica no 3º do ensino médioEnsino de físicaEletrodinâmicaCorrente elétricaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAIn this paper we present a didactic sequence, aiming to teach Electrodynamic concepts to third year high school students, and in particular, those related to the electrical circuits of a residential electrical installation. The activities developed were based on Vygotsky's Socio-Historical theory and the product consists of a guide for the teacher, in which he will find not only the activities of the didactic sequence that we propose for the learning of these concepts, laws and properties, but also suggestions on how to organize classroom activities and how to act as a mediator during such activities. In addition, a model of a residential electrical installation built by the students with the guidance of the teacher with leftover materials is used, used as a facilitating pedagogical tool in the internalization of the concepts. As a data collection mechanism, a Pre and Post Test were used, containing 06 questions each. A qualitative analysis was carried out from the answers to the test questions, generating a test score to assess the individual performance of the students in the class. The proposed resources used contributed to the students' motivation and the promotion of learning some concepts of electrodynamics for the group of students of this State School.Neste trabalho apresentamos uma sequência didática, com o objetivo de ensinar conceitos de Eletrodinâmica para alunos do terceiro ano do Ensino Médio, e em especial, aqueles relacionados aos circuitos elétricos de uma instalação elétrica residencial, buscando dar sentido e tornar mais significativo o ensino de Física. As atividades desenvolvidas tiveram como base a teoria Sócio-Histórica de Vygotsky e o produto consiste em um guia de orientação para o docente, no qual ele irá encontrar não apenas as atividades da sequência didática que propomos para a aprendizagem desses conceitos, leis e propriedades, mas também sugestões de como organizar as atividades em sala de aula e de como proceder como mediador durante a realização de tais atividades. Além disso, é utilizada uma maquete de uma instalação elétrica residencial construída pelos alunos com orientação do professor com sobra de materiais, usada como ferramenta pedagógica facilitadora na internalização dos conceitos. Como mecanismo de coleta de dados foram utilizados um Pré e um Pós Teste contendo 06 questões cada. Foi realizada uma análise qualitativa a partir das respostas às questões dos testes, gerando-se uma pontuação por teste para avaliar o desempenho individual dos alunos da turma. Os recursos utilizados propostos contribuíram para a motivação dos alunos e a promoção da aprendizagem de alguns conceitos da eletrodinâmica para o grupo de alunos desta Escola Estadual.BrasilCampus Manaus CentroPrograma de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)Instituto Federal do AmazonasIFAMInstituto Federal do AmazonasIFAMAquino, Soraya Fariashttp://lattes.cnpq.br/4240604515975477Aquino, Soraya Fariashttp://lattes.cnpq.br/4240604515975477Ferracioli, Laérciohttp://lattes.cnpq.br/7380100778286872Campos, José Galúciohttp://lattes.cnpq.br/0500936753469199Neves, Glauber Siqueira2021-11-11T20:12:06Z2021-11-112021-11-11T20:12:06Z2019-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNEVES, Glauber Siqueira. Instalações elétricas: uma proposta para o ensino de eletrodinâmica no 3º ano de ensino médio. 130 f. 2019. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/642porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2021-11-11T20:12:48Zoai:localhost:4321/642Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2021-11-11T20:12:48Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Instalações elétricas: uma proposta para ensino da eletrodinâmica no 3º do ensino médio
title Instalações elétricas: uma proposta para ensino da eletrodinâmica no 3º do ensino médio
spellingShingle Instalações elétricas: uma proposta para ensino da eletrodinâmica no 3º do ensino médio
Neves, Glauber Siqueira
Ensino de física
Eletrodinâmica
Corrente elétrica
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
title_short Instalações elétricas: uma proposta para ensino da eletrodinâmica no 3º do ensino médio
title_full Instalações elétricas: uma proposta para ensino da eletrodinâmica no 3º do ensino médio
title_fullStr Instalações elétricas: uma proposta para ensino da eletrodinâmica no 3º do ensino médio
title_full_unstemmed Instalações elétricas: uma proposta para ensino da eletrodinâmica no 3º do ensino médio
title_sort Instalações elétricas: uma proposta para ensino da eletrodinâmica no 3º do ensino médio
author Neves, Glauber Siqueira
author_facet Neves, Glauber Siqueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aquino, Soraya Farias
http://lattes.cnpq.br/4240604515975477
Aquino, Soraya Farias
http://lattes.cnpq.br/4240604515975477
Ferracioli, Laércio
http://lattes.cnpq.br/7380100778286872
Campos, José Galúcio
http://lattes.cnpq.br/0500936753469199
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Glauber Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Eletrodinâmica
Corrente elétrica
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
topic Ensino de física
Eletrodinâmica
Corrente elétrica
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
description In this paper we present a didactic sequence, aiming to teach Electrodynamic concepts to third year high school students, and in particular, those related to the electrical circuits of a residential electrical installation. The activities developed were based on Vygotsky's Socio-Historical theory and the product consists of a guide for the teacher, in which he will find not only the activities of the didactic sequence that we propose for the learning of these concepts, laws and properties, but also suggestions on how to organize classroom activities and how to act as a mediator during such activities. In addition, a model of a residential electrical installation built by the students with the guidance of the teacher with leftover materials is used, used as a facilitating pedagogical tool in the internalization of the concepts. As a data collection mechanism, a Pre and Post Test were used, containing 06 questions each. A qualitative analysis was carried out from the answers to the test questions, generating a test score to assess the individual performance of the students in the class. The proposed resources used contributed to the students' motivation and the promotion of learning some concepts of electrodynamics for the group of students of this State School.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
2021-11-11T20:12:06Z
2021-11-11
2021-11-11T20:12:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NEVES, Glauber Siqueira. Instalações elétricas: uma proposta para o ensino de eletrodinâmica no 3º ano de ensino médio. 130 f. 2019. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/642
identifier_str_mv NEVES, Glauber Siqueira. Instalações elétricas: uma proposta para o ensino de eletrodinâmica no 3º ano de ensino médio. 130 f. 2019. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron:IFAM
instname_str Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron_str IFAM
institution IFAM
reponame_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
collection Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
repository.mail.fl_str_mv cgeb@ifam.edu.br
_version_ 1810022877755342848