Concepções de Educação Ambiental de professores de biologia em formação nas universidades públicas federais do Recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Monica Folena
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: de França, Tereza Luiza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28682
Resumo: A formação de professores é processo complexo e o papel de formar professores de biologia para atuar efetivamente com a Educação Ambiental (EA), em todos os níveis de ensino, impõe às universidades desafios e compromissos socioambientais complexos a serem assumidos. Tal afirmação leva-nos a perceber quão necessário é o diálogo universidade-educação ambiental na formação de profissionais que atuam em prol da sustentabilidade. Tendo isto como pressuposto, o presente trabalho teve por objetivo analisar concepções de EA de licenciandos em ciências biológicas das duas universidades públicas federais do Recife e refletir sobre as contribuições desses espaços formativos na formação de professores, pois as concepções de EA construídas na universidade têm relação direta com a prática docente exercida. Para tal, aplicamos questionários a estudantes de último período de ambos os cursos. Verificamos que há predomínio das concepções de EA como educação voltada ao meio ambiente e EA como educação para a sustentabilidade. Entretanto, encontramos também a concepção de EA como área da biologia, o que significa reduzi-la aos conceitos desta área do conhecimento e afastá-la da área educacional. Os resultados apontam para o compromisso acadêmico das universidades em garantir a EA na formação de professores e para o necessário processo de discussão e reflexão ampla sobre questões socioambientais que visem o fortalecimento das instituições e, consequentemente, a formação de professores.
id UFPR-4_1ba6f82d647085da37b51984c58f2ea8
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/28682
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Concepções de Educação Ambiental de professores de biologia em formação nas universidades públicas federais do RecifeEducação; Educação Ambiental; Ensino-Aprendizagemeducação ambiental; formação de professores de biologia; universidadesEducaçãoA formação de professores é processo complexo e o papel de formar professores de biologia para atuar efetivamente com a Educação Ambiental (EA), em todos os níveis de ensino, impõe às universidades desafios e compromissos socioambientais complexos a serem assumidos. Tal afirmação leva-nos a perceber quão necessário é o diálogo universidade-educação ambiental na formação de profissionais que atuam em prol da sustentabilidade. Tendo isto como pressuposto, o presente trabalho teve por objetivo analisar concepções de EA de licenciandos em ciências biológicas das duas universidades públicas federais do Recife e refletir sobre as contribuições desses espaços formativos na formação de professores, pois as concepções de EA construídas na universidade têm relação direta com a prática docente exercida. Para tal, aplicamos questionários a estudantes de último período de ambos os cursos. Verificamos que há predomínio das concepções de EA como educação voltada ao meio ambiente e EA como educação para a sustentabilidade. Entretanto, encontramos também a concepção de EA como área da biologia, o que significa reduzi-la aos conceitos desta área do conhecimento e afastá-la da área educacional. Os resultados apontam para o compromisso acadêmico das universidades em garantir a EA na formação de professores e para o necessário processo de discussão e reflexão ampla sobre questões socioambientais que visem o fortalecimento das instituições e, consequentemente, a formação de professores.UFPRAraújo, Monica Folenade França, Tereza Luiza2013-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28682Educar em Revista; v. 29, n. 50 (2013); p. 237-252Educar em Revista; v. 29, n. 50 (2013); p. 237-252Educar em Revista; v. 29, n. 50 (2013); p. 237-2521984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28682/21539https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28682/30719info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:41:46Zoai:revistas.ufpr.br:article/28682Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:41:46Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de Educação Ambiental de professores de biologia em formação nas universidades públicas federais do Recife
title Concepções de Educação Ambiental de professores de biologia em formação nas universidades públicas federais do Recife
spellingShingle Concepções de Educação Ambiental de professores de biologia em formação nas universidades públicas federais do Recife
Araújo, Monica Folena
Educação; Educação Ambiental; Ensino-Aprendizagem
educação ambiental; formação de professores de biologia; universidades
Educação
title_short Concepções de Educação Ambiental de professores de biologia em formação nas universidades públicas federais do Recife
title_full Concepções de Educação Ambiental de professores de biologia em formação nas universidades públicas federais do Recife
title_fullStr Concepções de Educação Ambiental de professores de biologia em formação nas universidades públicas federais do Recife
title_full_unstemmed Concepções de Educação Ambiental de professores de biologia em formação nas universidades públicas federais do Recife
title_sort Concepções de Educação Ambiental de professores de biologia em formação nas universidades públicas federais do Recife
author Araújo, Monica Folena
author_facet Araújo, Monica Folena
de França, Tereza Luiza
author_role author
author2 de França, Tereza Luiza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Monica Folena
de França, Tereza Luiza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação Ambiental; Ensino-Aprendizagem
educação ambiental; formação de professores de biologia; universidades
Educação
topic Educação; Educação Ambiental; Ensino-Aprendizagem
educação ambiental; formação de professores de biologia; universidades
Educação
description A formação de professores é processo complexo e o papel de formar professores de biologia para atuar efetivamente com a Educação Ambiental (EA), em todos os níveis de ensino, impõe às universidades desafios e compromissos socioambientais complexos a serem assumidos. Tal afirmação leva-nos a perceber quão necessário é o diálogo universidade-educação ambiental na formação de profissionais que atuam em prol da sustentabilidade. Tendo isto como pressuposto, o presente trabalho teve por objetivo analisar concepções de EA de licenciandos em ciências biológicas das duas universidades públicas federais do Recife e refletir sobre as contribuições desses espaços formativos na formação de professores, pois as concepções de EA construídas na universidade têm relação direta com a prática docente exercida. Para tal, aplicamos questionários a estudantes de último período de ambos os cursos. Verificamos que há predomínio das concepções de EA como educação voltada ao meio ambiente e EA como educação para a sustentabilidade. Entretanto, encontramos também a concepção de EA como área da biologia, o que significa reduzi-la aos conceitos desta área do conhecimento e afastá-la da área educacional. Os resultados apontam para o compromisso acadêmico das universidades em garantir a EA na formação de professores e para o necessário processo de discussão e reflexão ampla sobre questões socioambientais que visem o fortalecimento das instituições e, consequentemente, a formação de professores.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28682
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28682/21539
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28682/30719
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 29, n. 50 (2013); p. 237-252
Educar em Revista; v. 29, n. 50 (2013); p. 237-252
Educar em Revista; v. 29, n. 50 (2013); p. 237-252
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897505759232