Jogo como recurso didático no ensino de botânica: uma proposta para contribuir com o ensino/aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Janny Christiny Fernandes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
Texto Completo: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/410
Resumo: A botânica é uma sub-área da Biologia que a cada dia perde espaço nas salas de aulas, com uma defasagem no processo de ensino/aprendizagem por parte dos alunos. Além disso, essa deficiência pode estar relacionada à metodologia do ensino que é voltada quase que totalmente para conteúdos conceituais, suas terminologias complexas, os currículos usados no ensino da disciplina, falta de recursos e à própria rotina na Educação Básica com aulas puramente teóricas, tornando-se cansativas e tirando a possibilidade de cooperação e interação entre professor e alunos. Diante do exposto, a elaboração de jogo didático visa contribuir como ferramenta no processo de ensino de Botânica para o Ensino Técnico Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Amazonas (IFAM/CMC). A pesquisa foi de caráter qualitativa com base na pesquisa-ação, que busca técnicas para melhorar à prática tanto rotineira, como da pesquisa científica. Como instrumento de coletas de dados, elaborou-se questionários contendo questões mistas, abertas e fechadas, para obtermos informações dos professores quanto a didática, conhecimentos prévios dos alunos sobre Botânica, os recursos utilizados em sala e a respeito de jogos lúdicos. Para auxiliar essa abordagem realizou-se análise da matriz curricular dos cursos técnicos integrados de química e mecânica, identificando nesse documento que a disciplina de Biologia encontra-se apenas nos primeiros e segundo anos dos cursos. Os alunos relataram que os recursos mais utilizados nas aulas de Biologia são data show, aulas práticas, livro didáticos e quadro-branco, itens que são utilizados na maioria das aulas de Ciências e Biologia, deixando assim outras alternativas de atividades de lado. Com as informações do diagnóstico, foi elaborado um planejamento com as seguintes etapas: seleção dos conteúdos de Botânica, levantamento bibliográfico, construção do jogo Fica Esperto! Reino Plantae, validação do jogo, intervenção (aplicação do jogo) e avaliação escrita direcionada ao processo. Como produto tecnológico, pensou-se em um jogo envolvendo jogos que os alunos mais gostam e com conteúdo que mais apresentam dificuldades em Botânica. O jogo Fica Esperto! Reino Plantae é um tabuleiro, com 160 cards do tipo forca, verdadeiro/falso, perguntas diretas (com dicas) e múltipla escolha (com três alternativas). Com o jogo acompanha um infográfico com as orientações da construção e elaboração do jogo didático, estimulando outros profissionais de qualquer área de ensino para elaborar e confeccionar seus próprios jogos de acordo com sua realidade. O jogo obteve uma aceitação tanto dos licenciandos quanto dos alunos, e mostrou-se um recurso didático importante, pois poderá auxiliar os professores nos conteúdos de Botânica, de forma interativa, prazerosa, contribuindo no processo de ensino/aprendizagem.
id IFAM-1_4a65a7eec05d6590556616bada8ff881
oai_identifier_str oai:localhost:4321/410
network_acronym_str IFAM-1
network_name_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository_id_str
spelling Chaves, Edson Valentehttp://lattes.cnpq.br/5983123273315301Chaves, Edson Valentehttp://lattes.cnpq.br/5983123273315301Paes, Lucilene da Silvahttp://lattes.cnpq.br/0653747630550456Cardoso, Grace de Lourdeshttp://lattes.cnpq.br/3596402714069244Lima, Janny Christiny Fernandes2020-03-10T00:48:35Z2020-03-102020-03-10T00:48:35Z2019-08-28LIMA, Janny Christiny Fernandes. Jogo como recurso didático no ensino de botânica: uma proposta para contribuir com o ensino/aprendizagem. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/410A botânica é uma sub-área da Biologia que a cada dia perde espaço nas salas de aulas, com uma defasagem no processo de ensino/aprendizagem por parte dos alunos. Além disso, essa deficiência pode estar relacionada à metodologia do ensino que é voltada quase que totalmente para conteúdos conceituais, suas terminologias complexas, os currículos usados no ensino da disciplina, falta de recursos e à própria rotina na Educação Básica com aulas puramente teóricas, tornando-se cansativas e tirando a possibilidade de cooperação e interação entre professor e alunos. Diante do exposto, a elaboração de jogo didático visa contribuir como ferramenta no processo de ensino de Botânica para o Ensino Técnico Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Amazonas (IFAM/CMC). A pesquisa foi de caráter qualitativa com base na pesquisa-ação, que busca técnicas para melhorar à prática tanto rotineira, como da pesquisa científica. Como instrumento de coletas de dados, elaborou-se questionários contendo questões mistas, abertas e fechadas, para obtermos informações dos professores quanto a didática, conhecimentos prévios dos alunos sobre Botânica, os recursos utilizados em sala e a respeito de jogos lúdicos. Para auxiliar essa abordagem realizou-se análise da matriz curricular dos cursos técnicos integrados de química e mecânica, identificando nesse documento que a disciplina de Biologia encontra-se apenas nos primeiros e segundo anos dos cursos. Os alunos relataram que os recursos mais utilizados nas aulas de Biologia são data show, aulas práticas, livro didáticos e quadro-branco, itens que são utilizados na maioria das aulas de Ciências e Biologia, deixando assim outras alternativas de atividades de lado. Com as informações do diagnóstico, foi elaborado um planejamento com as seguintes etapas: seleção dos conteúdos de Botânica, levantamento bibliográfico, construção do jogo Fica Esperto! Reino Plantae, validação do jogo, intervenção (aplicação do jogo) e avaliação escrita direcionada ao processo. Como produto tecnológico, pensou-se em um jogo envolvendo jogos que os alunos mais gostam e com conteúdo que mais apresentam dificuldades em Botânica. O jogo Fica Esperto! Reino Plantae é um tabuleiro, com 160 cards do tipo forca, verdadeiro/falso, perguntas diretas (com dicas) e múltipla escolha (com três alternativas). Com o jogo acompanha um infográfico com as orientações da construção e elaboração do jogo didático, estimulando outros profissionais de qualquer área de ensino para elaborar e confeccionar seus próprios jogos de acordo com sua realidade. O jogo obteve uma aceitação tanto dos licenciandos quanto dos alunos, e mostrou-se um recurso didático importante, pois poderá auxiliar os professores nos conteúdos de Botânica, de forma interativa, prazerosa, contribuindo no processo de ensino/aprendizagem.Botany is a sub-area of biology that loses space in the classroom every day, with a lag in the teaching / learning process by students. Moreover, this deficiency may be related to the teaching methodology that is almost entirely focused on conceptual content, its complex terminologies, the curricula used in teaching the subject, lack of resources and the routine in Basic Education with purely theoretical classes, making themselves tiresome and taking away the possibility of cooperation and interaction between teacher and students. Given the above, the development of didactic game aims to contribute as a tool in the process of teaching botany. Accordingly, questionnaires containing mixed open and closed questions were prepared to obtain information from teachers regarding didactics, students' previous knowledge of Botany, resources used in the classroom and about playful games. To assist this approach, an analysis of the curriculum matrix of the integrated technical courses in chemistry and mechanics was performed, identifying in this document that the discipline of Biology is only in the first and second years of the courses. Students reported that the most used resources in biology classes are data show, practical classes, textbook and whiteboard, items that are used in most science and biology classes, thus leaving other activities alternatives aside. With the information of the diagnosis, a planning was elaborated with the following steps: selection of the contents of Botany, bibliographic survey, construction of the game Stay Smart! Kingdom Plantae, game validation, intervention (game application) and process-oriented written assessment. The game Get Smart! Kingdom Plantae is a board with 160 hanger cards, true / false, direct questions (with hints) and multiple choice (with three alternatives). With the game accompanies an infographic with the guidelines of the construction and elaboration of the didactic game, stimulating other professionals of any teaching area to elaborate and make their own games according to their reality. The game was accepted by both undergraduates and students, and proved to be an important didactic resource, as it can assist teachers in the contents of Botany, in an interactive, pleasant way, contributing to the teaching / learning process.Submitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2020-03-10T00:48:35Z No. of bitstreams: 1 Jogo como recurso didatico no ensino de botanica uma proposta para contribuir com o ensinoaprendizagem_Lima-2019.pdf: 3388497 bytes, checksum: f48ae8499e5bbe7797c8ae3a2c54c7cc (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-10T00:48:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jogo como recurso didatico no ensino de botanica uma proposta para contribuir com o ensinoaprendizagem_Lima-2019.pdf: 3388497 bytes, checksum: f48ae8499e5bbe7797c8ae3a2c54c7cc (MD5) Previous issue date: 2019-08-28porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOBotânicaRecurso DidáticoJogos LúdicosEnsino/AprendizagemEnsino MédioJogo como recurso didático no ensino de botânica: uma proposta para contribuir com o ensino/aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)Instituto Federal do AmazonasIFAMInstituto Federal do AmazonasIFAMBrasilCampus Manaus Centroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAMORIGINALJogo como recurso didatico no ensino de botanica uma proposta para contribuir com o ensinoaprendizagem_Lima-2019.pdfJogo como recurso didatico no ensino de botanica uma proposta para contribuir com o ensinoaprendizagem_Lima-2019.pdfDissertação - MPET IFAM-Campus Manaus Centroapplication/pdf3388497http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/bitstream/4321/410/1/Jogo%20como%20recurso%20didatico%20no%20ensino%20de%20botanica%20uma%20proposta%20para%20contribuir%20com%20o%20ensinoaprendizagem_Lima-2019.pdff48ae8499e5bbe7797c8ae3a2c54c7ccMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81992http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/bitstream/4321/410/2/license.txtc312f25382770a4c9dd25f8c02b816d0MD524321/4102020-03-09 20:48:35.19oai:localhost: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2020-03-10T00:48:35Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogo como recurso didático no ensino de botânica: uma proposta para contribuir com o ensino/aprendizagem
title Jogo como recurso didático no ensino de botânica: uma proposta para contribuir com o ensino/aprendizagem
spellingShingle Jogo como recurso didático no ensino de botânica: uma proposta para contribuir com o ensino/aprendizagem
Lima, Janny Christiny Fernandes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Botânica
Recurso Didático
Jogos Lúdicos
Ensino/Aprendizagem
Ensino Médio
title_short Jogo como recurso didático no ensino de botânica: uma proposta para contribuir com o ensino/aprendizagem
title_full Jogo como recurso didático no ensino de botânica: uma proposta para contribuir com o ensino/aprendizagem
title_fullStr Jogo como recurso didático no ensino de botânica: uma proposta para contribuir com o ensino/aprendizagem
title_full_unstemmed Jogo como recurso didático no ensino de botânica: uma proposta para contribuir com o ensino/aprendizagem
title_sort Jogo como recurso didático no ensino de botânica: uma proposta para contribuir com o ensino/aprendizagem
author Lima, Janny Christiny Fernandes
author_facet Lima, Janny Christiny Fernandes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chaves, Edson Valente
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5983123273315301
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Chaves, Edson Valente
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5983123273315301
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Paes, Lucilene da Silva
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0653747630550456
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Cardoso, Grace de Lourdes
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3596402714069244
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Janny Christiny Fernandes
contributor_str_mv Chaves, Edson Valente
Chaves, Edson Valente
Paes, Lucilene da Silva
Cardoso, Grace de Lourdes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Botânica
Recurso Didático
Jogos Lúdicos
Ensino/Aprendizagem
Ensino Médio
dc.subject.por.fl_str_mv Botânica
Recurso Didático
Jogos Lúdicos
Ensino/Aprendizagem
Ensino Médio
description A botânica é uma sub-área da Biologia que a cada dia perde espaço nas salas de aulas, com uma defasagem no processo de ensino/aprendizagem por parte dos alunos. Além disso, essa deficiência pode estar relacionada à metodologia do ensino que é voltada quase que totalmente para conteúdos conceituais, suas terminologias complexas, os currículos usados no ensino da disciplina, falta de recursos e à própria rotina na Educação Básica com aulas puramente teóricas, tornando-se cansativas e tirando a possibilidade de cooperação e interação entre professor e alunos. Diante do exposto, a elaboração de jogo didático visa contribuir como ferramenta no processo de ensino de Botânica para o Ensino Técnico Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Amazonas (IFAM/CMC). A pesquisa foi de caráter qualitativa com base na pesquisa-ação, que busca técnicas para melhorar à prática tanto rotineira, como da pesquisa científica. Como instrumento de coletas de dados, elaborou-se questionários contendo questões mistas, abertas e fechadas, para obtermos informações dos professores quanto a didática, conhecimentos prévios dos alunos sobre Botânica, os recursos utilizados em sala e a respeito de jogos lúdicos. Para auxiliar essa abordagem realizou-se análise da matriz curricular dos cursos técnicos integrados de química e mecânica, identificando nesse documento que a disciplina de Biologia encontra-se apenas nos primeiros e segundo anos dos cursos. Os alunos relataram que os recursos mais utilizados nas aulas de Biologia são data show, aulas práticas, livro didáticos e quadro-branco, itens que são utilizados na maioria das aulas de Ciências e Biologia, deixando assim outras alternativas de atividades de lado. Com as informações do diagnóstico, foi elaborado um planejamento com as seguintes etapas: seleção dos conteúdos de Botânica, levantamento bibliográfico, construção do jogo Fica Esperto! Reino Plantae, validação do jogo, intervenção (aplicação do jogo) e avaliação escrita direcionada ao processo. Como produto tecnológico, pensou-se em um jogo envolvendo jogos que os alunos mais gostam e com conteúdo que mais apresentam dificuldades em Botânica. O jogo Fica Esperto! Reino Plantae é um tabuleiro, com 160 cards do tipo forca, verdadeiro/falso, perguntas diretas (com dicas) e múltipla escolha (com três alternativas). Com o jogo acompanha um infográfico com as orientações da construção e elaboração do jogo didático, estimulando outros profissionais de qualquer área de ensino para elaborar e confeccionar seus próprios jogos de acordo com sua realidade. O jogo obteve uma aceitação tanto dos licenciandos quanto dos alunos, e mostrou-se um recurso didático importante, pois poderá auxiliar os professores nos conteúdos de Botânica, de forma interativa, prazerosa, contribuindo no processo de ensino/aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-10T00:48:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-10
2020-03-10T00:48:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Janny Christiny Fernandes. Jogo como recurso didático no ensino de botânica: uma proposta para contribuir com o ensino/aprendizagem. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/410
identifier_str_mv LIMA, Janny Christiny Fernandes. Jogo como recurso didático no ensino de botânica: uma proposta para contribuir com o ensino/aprendizagem. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
dc.publisher.initials.fl_str_mv Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Manaus Centro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron:IFAM
instname_str Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron_str IFAM
institution IFAM
reponame_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
collection Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/bitstream/4321/410/1/Jogo%20como%20recurso%20didatico%20no%20ensino%20de%20botanica%20uma%20proposta%20para%20contribuir%20com%20o%20ensinoaprendizagem_Lima-2019.pdf
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/bitstream/4321/410/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f48ae8499e5bbe7797c8ae3a2c54c7cc
c312f25382770a4c9dd25f8c02b816d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
repository.mail.fl_str_mv cgeb@ifam.edu.br
_version_ 1797057023511101440