Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sarah Jane Colares da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
Texto Completo: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/577
Resumo: O presente trabalho tem como proposta inserir uma abordagem de um fenômeno Físico considerado “avançado” ao público alvo do Ensino médio. O fenômeno escolhido foi sobre o Movimento Browniano (também conhecido como Difusão Normal), tema geralmente abordado em ensino de graduação em matérias sobre Física Moderna. A perspectiva desta proposta é que o discente perceba como temas de Física Moderna e Contemporânea estudados em sala de aula explicam grande número de eventos naturais observados em seu dia a dia, por exemplo, a diluição de açúcar em um copo com água, ou o espalhamento da fragrância de um perfume em ambiente fechado etc. E, com isso, pelo método de apresentação desses conteúdos, fazer com que o público alvo obtenha a compreensão destes fenômenos e a conexão geral que há entre eles. De acordo com essa metodologia, os objetivos gerais da pesquisa são: explorar e explanar esse fenômeno da Física, e além da percepção de sua aplicabilidade no cotidiano, promover a interação aluno-professor, induzir o hábito de investigação e debates, e apresentar uma correlação das diferentes linguagens presentes para se olhar um mesmo evento a partir da interdisciplinaridade com outros conteúdos apresentados a este público, tendo como base teórica a teoria de campo Ausubel.
id IFAM-1_6e20ed478376f9a500c89106a1a633b3
oai_identifier_str oai:localhost:4321/577
network_acronym_str IFAM-1
network_name_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository_id_str
spelling Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médioEnsino de FísicaMovimento brownianoAprendizagem significativaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAO presente trabalho tem como proposta inserir uma abordagem de um fenômeno Físico considerado “avançado” ao público alvo do Ensino médio. O fenômeno escolhido foi sobre o Movimento Browniano (também conhecido como Difusão Normal), tema geralmente abordado em ensino de graduação em matérias sobre Física Moderna. A perspectiva desta proposta é que o discente perceba como temas de Física Moderna e Contemporânea estudados em sala de aula explicam grande número de eventos naturais observados em seu dia a dia, por exemplo, a diluição de açúcar em um copo com água, ou o espalhamento da fragrância de um perfume em ambiente fechado etc. E, com isso, pelo método de apresentação desses conteúdos, fazer com que o público alvo obtenha a compreensão destes fenômenos e a conexão geral que há entre eles. De acordo com essa metodologia, os objetivos gerais da pesquisa são: explorar e explanar esse fenômeno da Física, e além da percepção de sua aplicabilidade no cotidiano, promover a interação aluno-professor, induzir o hábito de investigação e debates, e apresentar uma correlação das diferentes linguagens presentes para se olhar um mesmo evento a partir da interdisciplinaridade com outros conteúdos apresentados a este público, tendo como base teórica a teoria de campo Ausubel.BrasilCampus Manaus CentroPrograma de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)Instituto Federal do AmazonasIFAMInstituto Federal do AmazonasIFAMSousa, José Ricardo dehttp://lattes.cnpq.br/3871066069541626Sousa, José Ricardohttp://lattes.cnpq.br/3871066069541626Albuquerque, Douglas Ferreira dehttp://lattes.cnpq.br/1684884358008078Silva, Márcio Gomes dahttp://lattes.cnpq.br/2363782297790054Silva, Sarah Jane Colares da2021-10-13T16:36:46Z2021-10-132021-10-13T16:36:46Z2020-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSILVA, Sarah Jane Colares da. Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio. 107 f. 2020. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/577porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2022-05-24T20:49:14Zoai:localhost:4321/577Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2022-05-24T20:49:14Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio
title Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio
spellingShingle Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio
Silva, Sarah Jane Colares da
Ensino de Física
Movimento browniano
Aprendizagem significativa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
title_short Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio
title_full Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio
title_fullStr Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio
title_full_unstemmed Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio
title_sort Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio
author Silva, Sarah Jane Colares da
author_facet Silva, Sarah Jane Colares da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, José Ricardo de
http://lattes.cnpq.br/3871066069541626
Sousa, José Ricardo
http://lattes.cnpq.br/3871066069541626
Albuquerque, Douglas Ferreira de
http://lattes.cnpq.br/1684884358008078
Silva, Márcio Gomes da
http://lattes.cnpq.br/2363782297790054
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sarah Jane Colares da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Movimento browniano
Aprendizagem significativa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
topic Ensino de Física
Movimento browniano
Aprendizagem significativa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
description O presente trabalho tem como proposta inserir uma abordagem de um fenômeno Físico considerado “avançado” ao público alvo do Ensino médio. O fenômeno escolhido foi sobre o Movimento Browniano (também conhecido como Difusão Normal), tema geralmente abordado em ensino de graduação em matérias sobre Física Moderna. A perspectiva desta proposta é que o discente perceba como temas de Física Moderna e Contemporânea estudados em sala de aula explicam grande número de eventos naturais observados em seu dia a dia, por exemplo, a diluição de açúcar em um copo com água, ou o espalhamento da fragrância de um perfume em ambiente fechado etc. E, com isso, pelo método de apresentação desses conteúdos, fazer com que o público alvo obtenha a compreensão destes fenômenos e a conexão geral que há entre eles. De acordo com essa metodologia, os objetivos gerais da pesquisa são: explorar e explanar esse fenômeno da Física, e além da percepção de sua aplicabilidade no cotidiano, promover a interação aluno-professor, induzir o hábito de investigação e debates, e apresentar uma correlação das diferentes linguagens presentes para se olhar um mesmo evento a partir da interdisciplinaridade com outros conteúdos apresentados a este público, tendo como base teórica a teoria de campo Ausubel.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-19
2021-10-13T16:36:46Z
2021-10-13
2021-10-13T16:36:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Sarah Jane Colares da. Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio. 107 f. 2020. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/577
identifier_str_mv SILVA, Sarah Jane Colares da. Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio. 107 f. 2020. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron:IFAM
instname_str Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron_str IFAM
institution IFAM
reponame_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
collection Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
repository.mail.fl_str_mv cgeb@ifam.edu.br
_version_ 1810022877250977792