Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/577 |
Resumo: | O presente trabalho tem como proposta inserir uma abordagem de um fenômeno Físico considerado “avançado” ao público alvo do Ensino médio. O fenômeno escolhido foi sobre o Movimento Browniano (também conhecido como Difusão Normal), tema geralmente abordado em ensino de graduação em matérias sobre Física Moderna. A perspectiva desta proposta é que o discente perceba como temas de Física Moderna e Contemporânea estudados em sala de aula explicam grande número de eventos naturais observados em seu dia a dia, por exemplo, a diluição de açúcar em um copo com água, ou o espalhamento da fragrância de um perfume em ambiente fechado etc. E, com isso, pelo método de apresentação desses conteúdos, fazer com que o público alvo obtenha a compreensão destes fenômenos e a conexão geral que há entre eles. De acordo com essa metodologia, os objetivos gerais da pesquisa são: explorar e explanar esse fenômeno da Física, e além da percepção de sua aplicabilidade no cotidiano, promover a interação aluno-professor, induzir o hábito de investigação e debates, e apresentar uma correlação das diferentes linguagens presentes para se olhar um mesmo evento a partir da interdisciplinaridade com outros conteúdos apresentados a este público, tendo como base teórica a teoria de campo Ausubel. |
id |
IFAM-1_6e20ed478376f9a500c89106a1a633b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:4321/577 |
network_acronym_str |
IFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médioEnsino de FísicaMovimento brownianoAprendizagem significativaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAO presente trabalho tem como proposta inserir uma abordagem de um fenômeno Físico considerado “avançado” ao público alvo do Ensino médio. O fenômeno escolhido foi sobre o Movimento Browniano (também conhecido como Difusão Normal), tema geralmente abordado em ensino de graduação em matérias sobre Física Moderna. A perspectiva desta proposta é que o discente perceba como temas de Física Moderna e Contemporânea estudados em sala de aula explicam grande número de eventos naturais observados em seu dia a dia, por exemplo, a diluição de açúcar em um copo com água, ou o espalhamento da fragrância de um perfume em ambiente fechado etc. E, com isso, pelo método de apresentação desses conteúdos, fazer com que o público alvo obtenha a compreensão destes fenômenos e a conexão geral que há entre eles. De acordo com essa metodologia, os objetivos gerais da pesquisa são: explorar e explanar esse fenômeno da Física, e além da percepção de sua aplicabilidade no cotidiano, promover a interação aluno-professor, induzir o hábito de investigação e debates, e apresentar uma correlação das diferentes linguagens presentes para se olhar um mesmo evento a partir da interdisciplinaridade com outros conteúdos apresentados a este público, tendo como base teórica a teoria de campo Ausubel.BrasilCampus Manaus CentroPrograma de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)Instituto Federal do AmazonasIFAMInstituto Federal do AmazonasIFAMSousa, José Ricardo dehttp://lattes.cnpq.br/3871066069541626Sousa, José Ricardohttp://lattes.cnpq.br/3871066069541626Albuquerque, Douglas Ferreira dehttp://lattes.cnpq.br/1684884358008078Silva, Márcio Gomes dahttp://lattes.cnpq.br/2363782297790054Silva, Sarah Jane Colares da2021-10-13T16:36:46Z2021-10-132021-10-13T16:36:46Z2020-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSILVA, Sarah Jane Colares da. Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio. 107 f. 2020. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/577porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2022-05-24T20:49:14Zoai:localhost:4321/577Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2022-05-24T20:49:14Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio |
title |
Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio |
spellingShingle |
Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio Silva, Sarah Jane Colares da Ensino de Física Movimento browniano Aprendizagem significativa CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
title_short |
Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio |
title_full |
Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio |
title_fullStr |
Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio |
title_sort |
Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio |
author |
Silva, Sarah Jane Colares da |
author_facet |
Silva, Sarah Jane Colares da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, José Ricardo de http://lattes.cnpq.br/3871066069541626 Sousa, José Ricardo http://lattes.cnpq.br/3871066069541626 Albuquerque, Douglas Ferreira de http://lattes.cnpq.br/1684884358008078 Silva, Márcio Gomes da http://lattes.cnpq.br/2363782297790054 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sarah Jane Colares da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Movimento browniano Aprendizagem significativa CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
topic |
Ensino de Física Movimento browniano Aprendizagem significativa CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
description |
O presente trabalho tem como proposta inserir uma abordagem de um fenômeno Físico considerado “avançado” ao público alvo do Ensino médio. O fenômeno escolhido foi sobre o Movimento Browniano (também conhecido como Difusão Normal), tema geralmente abordado em ensino de graduação em matérias sobre Física Moderna. A perspectiva desta proposta é que o discente perceba como temas de Física Moderna e Contemporânea estudados em sala de aula explicam grande número de eventos naturais observados em seu dia a dia, por exemplo, a diluição de açúcar em um copo com água, ou o espalhamento da fragrância de um perfume em ambiente fechado etc. E, com isso, pelo método de apresentação desses conteúdos, fazer com que o público alvo obtenha a compreensão destes fenômenos e a conexão geral que há entre eles. De acordo com essa metodologia, os objetivos gerais da pesquisa são: explorar e explanar esse fenômeno da Física, e além da percepção de sua aplicabilidade no cotidiano, promover a interação aluno-professor, induzir o hábito de investigação e debates, e apresentar uma correlação das diferentes linguagens presentes para se olhar um mesmo evento a partir da interdisciplinaridade com outros conteúdos apresentados a este público, tendo como base teórica a teoria de campo Ausubel. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-19 2021-10-13T16:36:46Z 2021-10-13 2021-10-13T16:36:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Sarah Jane Colares da. Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio. 107 f. 2020. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/577 |
identifier_str_mv |
SILVA, Sarah Jane Colares da. Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio. 107 f. 2020. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020. |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM) instacron:IFAM |
instname_str |
Instituto Federal do Amazonas (IFAM) |
instacron_str |
IFAM |
institution |
IFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
collection |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
cgeb@ifam.edu.br |
_version_ |
1810022877250977792 |