O uso de recursos tecnológicos para auxiliar na produção de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Daniele Menezes de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
Texto Completo: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1075
Resumo: The growing lack of interest in chemistry subjective must be a motivational factor for the teacher to seek alternative methods to become teaching more interesting. The goal of this research was to encourage the production of didactic material applied to teaching chemistry using the methodology of corpus linguistics, which consisted in collecting and stocking up Chemistry contents from the 1stterm of high school, from the internet in a specific software used as computational tools where the research and the development of new methods were facilitated. As an example of this resource material produced and supported from the software is was done and applied a game about periodic table. The questionary applied at the end of the activity allowed for an evaluation about the importance in produce didactic resources by teacher, as well as, the importance and benefits from using games as teaching resource. Among the results it was observed the students understood appropriately the contents, prompted to work in groups, motivated to health competition for the purpose of win, in addition to create a diversity didactic materials by teachers, toward teaching chemistry.
id IFAM-1_723cdec509fdebb4a71cfb556fd7db42
oai_identifier_str oai:localhost:4321/1075
network_acronym_str IFAM-1
network_name_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository_id_str
spelling O uso de recursos tecnológicos para auxiliar na produção de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de químicaQuímica - ensinoRecursos didáticosRecursos tecnológicosJogo didáticoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAThe growing lack of interest in chemistry subjective must be a motivational factor for the teacher to seek alternative methods to become teaching more interesting. The goal of this research was to encourage the production of didactic material applied to teaching chemistry using the methodology of corpus linguistics, which consisted in collecting and stocking up Chemistry contents from the 1stterm of high school, from the internet in a specific software used as computational tools where the research and the development of new methods were facilitated. As an example of this resource material produced and supported from the software is was done and applied a game about periodic table. The questionary applied at the end of the activity allowed for an evaluation about the importance in produce didactic resources by teacher, as well as, the importance and benefits from using games as teaching resource. Among the results it was observed the students understood appropriately the contents, prompted to work in groups, motivated to health competition for the purpose of win, in addition to create a diversity didactic materials by teachers, toward teaching chemistry.A crescente falta de interesse na disciplina de química deve ser um fator motivacional para o professor buscar métodos alternativos para tornar o ensino de química mais interessante. O objetivo da pesquisa foi incentivar a produção de material didático aplicado para o ensino de Química, utilizando uma proposta didática através da metodologia da Linguística de Corpus que consistiu em coletar e armazenar conteúdos de Química do primeiro ano do Ensino Médio, da internet em software específico usado como ferramenta computacional, onde a pesquisa e o desenvolvimento de novos métodos foram facilitados. Como exemplo desse material de pesquisa produzido e baseado no software, foi feito e aplicado um jogo de Tabela Periódica. O questionário aplicado ao final da atividade permitiu uma avaliação sobre a importância da produção de recursos didáticos pelo professor, bem como da importância e dos benefícios da utilização de jogos como recursos de ensino. Dentre os resultados foi observado que os estudantes compreenderam apropriadamente os conteúdos, o trabalho em grupo foi estimulado, a motivação a competição saudável, além da possibilidade de criação de uma infinidade de materiais didáticos pelo professor voltados para o ensino de Química.BrasilCampus Manaus CentroInstituto Federal do AmazonasIFAMLicenciatura em QuímicaInstituto Federal do AmazonasIFAMLicenciatura em QuímicaInstituto Federal do AmazonasIFAMLicenciatura em QuímicaCoelho, Iandra Maria Weirich da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4062149157525849Coelho, Iandra Maria Weirich da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4062149157525849Alves, Edilson Gomeshttp://lattes.cnpq.br/0914810895785401Ferreira, Danielle Cristina Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/3971794341049346Oliveira, Daniele Menezes de2022-11-25T15:30:55Z2022-11-252022-11-25T15:30:55Z2017-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOLIVEIRA, Daniele Menezes de. O uso de recursos tecnológicos para auxiliar na produção de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de química. 2017. 45 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1075porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2022-11-25T15:31:57Zoai:localhost:4321/1075Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2022-11-25T15:31:57Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de recursos tecnológicos para auxiliar na produção de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de química
title O uso de recursos tecnológicos para auxiliar na produção de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de química
spellingShingle O uso de recursos tecnológicos para auxiliar na produção de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de química
Oliveira, Daniele Menezes de
Química - ensino
Recursos didáticos
Recursos tecnológicos
Jogo didático
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short O uso de recursos tecnológicos para auxiliar na produção de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de química
title_full O uso de recursos tecnológicos para auxiliar na produção de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de química
title_fullStr O uso de recursos tecnológicos para auxiliar na produção de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de química
title_full_unstemmed O uso de recursos tecnológicos para auxiliar na produção de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de química
title_sort O uso de recursos tecnológicos para auxiliar na produção de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de química
author Oliveira, Daniele Menezes de
author_facet Oliveira, Daniele Menezes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva
http://lattes.cnpq.br/4062149157525849
Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva
http://lattes.cnpq.br/4062149157525849
Alves, Edilson Gomes
http://lattes.cnpq.br/0914810895785401
Ferreira, Danielle Cristina Oliveira
http://lattes.cnpq.br/3971794341049346
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Daniele Menezes de
dc.subject.por.fl_str_mv Química - ensino
Recursos didáticos
Recursos tecnológicos
Jogo didático
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic Química - ensino
Recursos didáticos
Recursos tecnológicos
Jogo didático
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description The growing lack of interest in chemistry subjective must be a motivational factor for the teacher to seek alternative methods to become teaching more interesting. The goal of this research was to encourage the production of didactic material applied to teaching chemistry using the methodology of corpus linguistics, which consisted in collecting and stocking up Chemistry contents from the 1stterm of high school, from the internet in a specific software used as computational tools where the research and the development of new methods were facilitated. As an example of this resource material produced and supported from the software is was done and applied a game about periodic table. The questionary applied at the end of the activity allowed for an evaluation about the importance in produce didactic resources by teacher, as well as, the importance and benefits from using games as teaching resource. Among the results it was observed the students understood appropriately the contents, prompted to work in groups, motivated to health competition for the purpose of win, in addition to create a diversity didactic materials by teachers, toward teaching chemistry.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-28
2022-11-25T15:30:55Z
2022-11-25
2022-11-25T15:30:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Daniele Menezes de. O uso de recursos tecnológicos para auxiliar na produção de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de química. 2017. 45 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1075
identifier_str_mv OLIVEIRA, Daniele Menezes de. O uso de recursos tecnológicos para auxiliar na produção de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de química. 2017. 45 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron:IFAM
instname_str Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron_str IFAM
institution IFAM
reponame_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
collection Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
repository.mail.fl_str_mv cgeb@ifam.edu.br
_version_ 1810022879775948800