Gestão pública para educação de qualidade: uma reflexão sobre o planejamento estratégico na Secretaria Municipal de Educação de Parintins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Yanne Karolle Figueiredo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
Texto Completo: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/950
Resumo: Amid an environment of continuous economic, social and technological transformations, Education has demanded an intelligent and efficient management, in which strategic planning has been presented as a crucial tool in the development of educational public policies and the search for quality in education. In this sense, the objective of this research is to verify how the strategic planning occurs in the Municipal Secretariat of Education of Parintins / AM, since the Secretariat of Education is the organ responsible for dynamizing the public educational policies, since it is from this that the normatives and the administrative and pedagogical procedures to be passed on, observed and applied by school administrators, pedagogical coordinators and teachers in schools. We opted for an exploratory, qualitative approach. A bibliographical survey, interview and analysis of the collected data were used. The results show that despite the intentionality of developing the strategic planning, SEMED / PIN adopts the short-term action plan, in addition, there was fragmentation in participation and difficulty of internal communication.
id IFAM-1_796f20c93ecefa5a4da023778c86c838
oai_identifier_str oai:localhost:4321/950
network_acronym_str IFAM-1
network_name_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository_id_str
spelling Gestão pública para educação de qualidade: uma reflexão sobre o planejamento estratégico na Secretaria Municipal de Educação de ParintinsEducação de qualidadeGestão educacionalPlanejamento estratégicoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAISAmid an environment of continuous economic, social and technological transformations, Education has demanded an intelligent and efficient management, in which strategic planning has been presented as a crucial tool in the development of educational public policies and the search for quality in education. In this sense, the objective of this research is to verify how the strategic planning occurs in the Municipal Secretariat of Education of Parintins / AM, since the Secretariat of Education is the organ responsible for dynamizing the public educational policies, since it is from this that the normatives and the administrative and pedagogical procedures to be passed on, observed and applied by school administrators, pedagogical coordinators and teachers in schools. We opted for an exploratory, qualitative approach. A bibliographical survey, interview and analysis of the collected data were used. The results show that despite the intentionality of developing the strategic planning, SEMED / PIN adopts the short-term action plan, in addition, there was fragmentation in participation and difficulty of internal communication.Em meio a um ambiente de contínuas transformações econômicas, sociais e tecnológicas, a Educação tem exigido uma gestão inteligente e eficiente, na qual o planejamento estratégico tem se apresentado como uma ferramenta crucial no desenvolvimento das políticas públicas educacionais e na busca pela qualidade na educação. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é verificar como ocorre o planejamento estratégico na Secretaria Municipal de Educação de Parintins/AM, já que a Secretaria de Educação é o órgão responsável por dinamizar as políticas públicas educacionais, pois é dela que saem as normativas e os procedimentos administrativos e pedagógicos a serem repassados, observados e aplicados pelos gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores nas escolas. Optou-se por uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa. Utilizou-se levantamento bibliográfico, entrevista e análise dos dados coletados. Os resultados encontrados sinalizam que apesar da intencionalidade de desenvolver o planejamento estratégico, a SEMED/PIN adota o plano de ação em curto prazo, além disso, observou-se fragmentação na participação e dificuldade de comunicação interna.BrasilCampus ParintinsInstituto Federal do AmazonasIFAMGestão PúblicaInstituto Federal do AmazonasIFAMGestão PúblicaInstituto Federal do AmazonasIFAMGestão PúblicaPontes, Raimundo Vitor RamosKruger, Juliano MiltonSouza, Kleber de BrittoCardoso Filho, Gerson TeixeiraCarvalho, Yanne Karolle Figueiredo2022-08-03T19:08:39Z2022-08-03T19:08:39Z2019-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/950porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2022-08-03T19:08:39Zoai:localhost:4321/950Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2022-08-03T19:08:39Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão pública para educação de qualidade: uma reflexão sobre o planejamento estratégico na Secretaria Municipal de Educação de Parintins
title Gestão pública para educação de qualidade: uma reflexão sobre o planejamento estratégico na Secretaria Municipal de Educação de Parintins
spellingShingle Gestão pública para educação de qualidade: uma reflexão sobre o planejamento estratégico na Secretaria Municipal de Educação de Parintins
Carvalho, Yanne Karolle Figueiredo
Educação de qualidade
Gestão educacional
Planejamento estratégico
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
title_short Gestão pública para educação de qualidade: uma reflexão sobre o planejamento estratégico na Secretaria Municipal de Educação de Parintins
title_full Gestão pública para educação de qualidade: uma reflexão sobre o planejamento estratégico na Secretaria Municipal de Educação de Parintins
title_fullStr Gestão pública para educação de qualidade: uma reflexão sobre o planejamento estratégico na Secretaria Municipal de Educação de Parintins
title_full_unstemmed Gestão pública para educação de qualidade: uma reflexão sobre o planejamento estratégico na Secretaria Municipal de Educação de Parintins
title_sort Gestão pública para educação de qualidade: uma reflexão sobre o planejamento estratégico na Secretaria Municipal de Educação de Parintins
author Carvalho, Yanne Karolle Figueiredo
author_facet Carvalho, Yanne Karolle Figueiredo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pontes, Raimundo Vitor Ramos
Kruger, Juliano Milton
Souza, Kleber de Britto
Cardoso Filho, Gerson Teixeira
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Yanne Karolle Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de qualidade
Gestão educacional
Planejamento estratégico
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
topic Educação de qualidade
Gestão educacional
Planejamento estratégico
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
description Amid an environment of continuous economic, social and technological transformations, Education has demanded an intelligent and efficient management, in which strategic planning has been presented as a crucial tool in the development of educational public policies and the search for quality in education. In this sense, the objective of this research is to verify how the strategic planning occurs in the Municipal Secretariat of Education of Parintins / AM, since the Secretariat of Education is the organ responsible for dynamizing the public educational policies, since it is from this that the normatives and the administrative and pedagogical procedures to be passed on, observed and applied by school administrators, pedagogical coordinators and teachers in schools. We opted for an exploratory, qualitative approach. A bibliographical survey, interview and analysis of the collected data were used. The results show that despite the intentionality of developing the strategic planning, SEMED / PIN adopts the short-term action plan, in addition, there was fragmentation in participation and difficulty of internal communication.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-17
2022-08-03T19:08:39Z
2022-08-03T19:08:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/950
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Parintins
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Gestão Pública
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Gestão Pública
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Gestão Pública
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Parintins
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Gestão Pública
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Gestão Pública
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Gestão Pública
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron:IFAM
instname_str Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron_str IFAM
institution IFAM
reponame_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
collection Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
repository.mail.fl_str_mv cgeb@ifam.edu.br
_version_ 1810022879101714432