Aprendizagem significativa e alinhamento construtivo uma proposta para o ensino de circuitos elétricos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/60 |
Resumo: | The planning and development of teaching practice have significant impact on student learning. This paper explores this impact through a didactic proposal for students of middle level technical courses in electrical circuits teaching. The proposal is structured with nine teaching plans and learning, shared through a series of nine videos, based on Meaningful Learning Theory of David Ausubel and Constructive Alignment teaching model of John Biggs. The strategic action research guided the investigation. For the suitability of the material presented to students in elaborate plans were considered its profile and cognitive structure. To collect research data were made audio recordings of the main stages, logbooks, photographs, experimental activities, interviews, previous conceptual maps and final, as well as the evaluation of the tasks performed at the end of each class. Evidence presented during the application of didactic proposal allow to say that aspects: contextualization of learning, motivation, student monitoring and a new look of the teacher in front of his practice; contribute to the promotion of meaningful learning of students. |
id |
IFAM-1_7eaac7532c5de8c4a3639be141f3c77e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:4321/60 |
network_acronym_str |
IFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem significativa e alinhamento construtivo uma proposta para o ensino de circuitos elétricosAprendizagem significativaAlinhamento construtivoEducação profissionalEnsinoCircuitos elétricosCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALThe planning and development of teaching practice have significant impact on student learning. This paper explores this impact through a didactic proposal for students of middle level technical courses in electrical circuits teaching. The proposal is structured with nine teaching plans and learning, shared through a series of nine videos, based on Meaningful Learning Theory of David Ausubel and Constructive Alignment teaching model of John Biggs. The strategic action research guided the investigation. For the suitability of the material presented to students in elaborate plans were considered its profile and cognitive structure. To collect research data were made audio recordings of the main stages, logbooks, photographs, experimental activities, interviews, previous conceptual maps and final, as well as the evaluation of the tasks performed at the end of each class. Evidence presented during the application of didactic proposal allow to say that aspects: contextualization of learning, motivation, student monitoring and a new look of the teacher in front of his practice; contribute to the promotion of meaningful learning of students.O planejamento e desenvolvimento da prática docente têm impacto importante no aprendizado dos alunos. Esta dissertação explora este impacto por meio de uma proposta didática para alunos de cursos técnicos de nível médio no ensino de circuitos elétricos. A proposta é estruturada com nove planos de ensino e aprendizagem, compartilhados por meio de uma série de nove vídeos, fundamentados na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e no modelo de ensino Alinhamento Construtivo de John Biggs. A pesquisa-ação estratégica norteou a investigação. Para a adequação do material apresentado aos alunos nos planos elaborados, foram considerados seu perfil e sua estrutura cognitiva. Para coleta de dados da pesquisa foram feitas gravações em áudio das principais etapas, diários de bordo, fotografias, atividades experimentais, entrevistas, mapas conceituais prévios e finais, assim como as tarefas de avaliação executadas a cada final de aula. As evidências apresentadas durante a aplicação da proposta didática permitem dizer que os aspectos: contextualização da aprendizagem, motivação, acompanhamento dos alunos e um novo olhar do docente diante de sua prática, contribuem para a promoção de aprendizagens significativas dos alunos.Instituto Federal do AmazonasBrasilCampus Manaus CentroMestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)IFAMCabral Neto, João dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/9340150562756599Cabral Neto, João dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/9340150562756599Azevedo, Rosa Oliveira Marinshttp://lattes.cnpq.br/3056605003492861Terán, Augusto Fachínhttp://lattes.cnpq.br/6646400621099687Souza, Pricila Rodrigues de2018-05-21T18:14:37Z2018-04-302018-05-21T18:14:37Z2016-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/60porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2022-05-18T13:32:49Zoai:localhost:4321/60Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2022-05-18T13:32:49Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem significativa e alinhamento construtivo uma proposta para o ensino de circuitos elétricos |
title |
Aprendizagem significativa e alinhamento construtivo uma proposta para o ensino de circuitos elétricos |
spellingShingle |
Aprendizagem significativa e alinhamento construtivo uma proposta para o ensino de circuitos elétricos Souza, Pricila Rodrigues de Aprendizagem significativa Alinhamento construtivo Educação profissional Ensino Circuitos elétricos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
Aprendizagem significativa e alinhamento construtivo uma proposta para o ensino de circuitos elétricos |
title_full |
Aprendizagem significativa e alinhamento construtivo uma proposta para o ensino de circuitos elétricos |
title_fullStr |
Aprendizagem significativa e alinhamento construtivo uma proposta para o ensino de circuitos elétricos |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem significativa e alinhamento construtivo uma proposta para o ensino de circuitos elétricos |
title_sort |
Aprendizagem significativa e alinhamento construtivo uma proposta para o ensino de circuitos elétricos |
author |
Souza, Pricila Rodrigues de |
author_facet |
Souza, Pricila Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cabral Neto, João dos Santos http://lattes.cnpq.br/9340150562756599 Cabral Neto, João dos Santos http://lattes.cnpq.br/9340150562756599 Azevedo, Rosa Oliveira Marins http://lattes.cnpq.br/3056605003492861 Terán, Augusto Fachín http://lattes.cnpq.br/6646400621099687 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Pricila Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem significativa Alinhamento construtivo Educação profissional Ensino Circuitos elétricos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
topic |
Aprendizagem significativa Alinhamento construtivo Educação profissional Ensino Circuitos elétricos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
The planning and development of teaching practice have significant impact on student learning. This paper explores this impact through a didactic proposal for students of middle level technical courses in electrical circuits teaching. The proposal is structured with nine teaching plans and learning, shared through a series of nine videos, based on Meaningful Learning Theory of David Ausubel and Constructive Alignment teaching model of John Biggs. The strategic action research guided the investigation. For the suitability of the material presented to students in elaborate plans were considered its profile and cognitive structure. To collect research data were made audio recordings of the main stages, logbooks, photographs, experimental activities, interviews, previous conceptual maps and final, as well as the evaluation of the tasks performed at the end of each class. Evidence presented during the application of didactic proposal allow to say that aspects: contextualization of learning, motivation, student monitoring and a new look of the teacher in front of his practice; contribute to the promotion of meaningful learning of students. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-11 2018-05-21T18:14:37Z 2018-04-30 2018-05-21T18:14:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/60 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/60 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Amazonas Brasil Campus Manaus Centro Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) IFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Amazonas Brasil Campus Manaus Centro Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) IFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM) instacron:IFAM |
instname_str |
Instituto Federal do Amazonas (IFAM) |
instacron_str |
IFAM |
institution |
IFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
collection |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
cgeb@ifam.edu.br |
_version_ |
1810022876358639616 |