Utilizando o aplicativo EveryCircuit como ferramenta de aprendizagem significativa em aulas práticas de circuitos elétricos no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monsores, Danilo da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13264
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.13944664710
Resumo: Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de um produto educacional que visa a utilização do aplicativo EveryCircuit juntamente com a realização de experimentos na discussão do tópico de circuitos elétricos em turmas do ensino médio. Para auxiliar e embasar o desenvolvimento deste produto foram utilizados alguns pontos de quatro vertentes pedagógicas: a aprendizagem significativa de Ausubel, o ensino por investigação, o uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) e a experimentação em sala de aula. Os roteiros são formados por questionamentos e procedimentos que são divididos em cinco etapas. A primeira destas etapas, baseada no uso do aplicativo, contou com a apresentação do aplicativo, as intruções de instalação e o manuseio de suas ferramentas. A segunda etapa, intitulada questões problematizadoras (motivadoras), era composta por questionamentos cujo objetivo era levantar os conhecimentos prévios dos alunos e motivá-los para as etapas seguintes. A etapa seguinte, denominada laboratório virtual, foi composta por procedimentos que foram abordados através do aplicativo EveryCircuit. A quarta etapa consistiu de uma prática laboratorial na qual o foco foi a montagem de experimentos simulados anteriormente no aplicativo. Como uma etapa complementar, consideramos um questionário de análise composto por questões e problemas que levaram o aluno a refletir sobre os conhecimentos adquiridos ao longo da atividade. A partir da análise de dados, foi possível concluir que o uso das TICs em conjunto com a experimentação, norteadas pela sequência didática, não só foi eficaz no aprofundamento do tópico, mas também despertou o interesse dos alunos no que diz respeito ao conteúdo de circuito elétrico e suas aplicações, possibilitando uma aprendizagem significativa
id UFF-2_2e83a7b99bed9bf841e55f5fe36d14bb
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/13264
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Utilizando o aplicativo EveryCircuit como ferramenta de aprendizagem significativa em aulas práticas de circuitos elétricos no ensino médioUsing the EveryCircuit application as a significant learning tool in practical classes of electrical circuits in high schoolEnsino de físicaEveryCircuitCircuitos elétricosTICsExperimentaçãoAprendizagem significativaObjetivo educacionalEducaçãoFísica (Ensino médio)Circuito elétricoPhysics teachingElectric circuitInformation and communication technologiesExperimentationMeaninful learningEsta dissertação apresenta o desenvolvimento de um produto educacional que visa a utilização do aplicativo EveryCircuit juntamente com a realização de experimentos na discussão do tópico de circuitos elétricos em turmas do ensino médio. Para auxiliar e embasar o desenvolvimento deste produto foram utilizados alguns pontos de quatro vertentes pedagógicas: a aprendizagem significativa de Ausubel, o ensino por investigação, o uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) e a experimentação em sala de aula. Os roteiros são formados por questionamentos e procedimentos que são divididos em cinco etapas. A primeira destas etapas, baseada no uso do aplicativo, contou com a apresentação do aplicativo, as intruções de instalação e o manuseio de suas ferramentas. A segunda etapa, intitulada questões problematizadoras (motivadoras), era composta por questionamentos cujo objetivo era levantar os conhecimentos prévios dos alunos e motivá-los para as etapas seguintes. A etapa seguinte, denominada laboratório virtual, foi composta por procedimentos que foram abordados através do aplicativo EveryCircuit. A quarta etapa consistiu de uma prática laboratorial na qual o foco foi a montagem de experimentos simulados anteriormente no aplicativo. Como uma etapa complementar, consideramos um questionário de análise composto por questões e problemas que levaram o aluno a refletir sobre os conhecimentos adquiridos ao longo da atividade. A partir da análise de dados, foi possível concluir que o uso das TICs em conjunto com a experimentação, norteadas pela sequência didática, não só foi eficaz no aprofundamento do tópico, mas também despertou o interesse dos alunos no que diz respeito ao conteúdo de circuito elétrico e suas aplicações, possibilitando uma aprendizagem significativaThis dissertation presents the development of a educational product that aims to use the EveryCircuit together with the performance of experiments in the discussion of the topic of electrical circuit in high school classes. To assist and support the development of this product were used some points of four pedagogical strands: the meaningful learning of Ausubel, the teaching by investigation, the use of information and communication technologies and the use of experimentation in the classroom. The scripts were composed by questions and procedures which were divided in five steps. The first step, based on the mobile app, had the software presentation, the instruction for installation and the handling of the tools. The second stage, entitled “motivating questions”, was composed by questions whose objectives were to determine the previous knowledge of the students in order to motivate them for the following stages. The next step, called virtual laboratory, was composed by procedures which were addressed by means of the EveryCircuit. The fourth step consisted of a laboratory practice in which the focus was the assembly of experiments previously simulated in the EveryCircuit. As a complementary step, we considered one questionnaire formed by questions and exercises which leads to the reflection concerning the knowledge acquired during the activity. From the data analysis, it was possible to conclude that the use of information and communication technologies together with the experimentation, guided by the teaching sequence, not only was effective in the deepening the topic but also aroused the student’s interest with respect to the topic of circuit and its applications, enabling meaningful learning153f.Carvalho, Silvânia Alves deSilva, Ladário daZarro, Carlos Augusto Domingueshttp://lattes.cnpq.br/5493355669668216http://lattes.cnpq.br/8148904322500734http://lattes.cnpq.br/3743563498830737http://lattes.cnpq.br/4207417342090177Monsores, Danilo da Silva2020-04-07T19:02:08Z2020-04-07T19:02:08Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfMONSORES, Danilo da Silva. Utilizando o aplicativo EveryCircuit como ferramenta de aprendizagem significativa em aulas práticas de circuitos elétricos no ensino médio. 2019. 153 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/13264Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.13944664710http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-19T20:49:45Zoai:app.uff.br:1/13264Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:59:37.052131Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilizando o aplicativo EveryCircuit como ferramenta de aprendizagem significativa em aulas práticas de circuitos elétricos no ensino médio
Using the EveryCircuit application as a significant learning tool in practical classes of electrical circuits in high school
title Utilizando o aplicativo EveryCircuit como ferramenta de aprendizagem significativa em aulas práticas de circuitos elétricos no ensino médio
spellingShingle Utilizando o aplicativo EveryCircuit como ferramenta de aprendizagem significativa em aulas práticas de circuitos elétricos no ensino médio
Monsores, Danilo da Silva
Ensino de física
EveryCircuit
Circuitos elétricos
TICs
Experimentação
Aprendizagem significativa
Objetivo educacional
Educação
Física (Ensino médio)
Circuito elétrico
Physics teaching
Electric circuit
Information and communication technologies
Experimentation
Meaninful learning
title_short Utilizando o aplicativo EveryCircuit como ferramenta de aprendizagem significativa em aulas práticas de circuitos elétricos no ensino médio
title_full Utilizando o aplicativo EveryCircuit como ferramenta de aprendizagem significativa em aulas práticas de circuitos elétricos no ensino médio
title_fullStr Utilizando o aplicativo EveryCircuit como ferramenta de aprendizagem significativa em aulas práticas de circuitos elétricos no ensino médio
title_full_unstemmed Utilizando o aplicativo EveryCircuit como ferramenta de aprendizagem significativa em aulas práticas de circuitos elétricos no ensino médio
title_sort Utilizando o aplicativo EveryCircuit como ferramenta de aprendizagem significativa em aulas práticas de circuitos elétricos no ensino médio
author Monsores, Danilo da Silva
author_facet Monsores, Danilo da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Silvânia Alves de
Silva, Ladário da
Zarro, Carlos Augusto Domingues
http://lattes.cnpq.br/5493355669668216
http://lattes.cnpq.br/8148904322500734
http://lattes.cnpq.br/3743563498830737
http://lattes.cnpq.br/4207417342090177
dc.contributor.author.fl_str_mv Monsores, Danilo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
EveryCircuit
Circuitos elétricos
TICs
Experimentação
Aprendizagem significativa
Objetivo educacional
Educação
Física (Ensino médio)
Circuito elétrico
Physics teaching
Electric circuit
Information and communication technologies
Experimentation
Meaninful learning
topic Ensino de física
EveryCircuit
Circuitos elétricos
TICs
Experimentação
Aprendizagem significativa
Objetivo educacional
Educação
Física (Ensino médio)
Circuito elétrico
Physics teaching
Electric circuit
Information and communication technologies
Experimentation
Meaninful learning
description Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de um produto educacional que visa a utilização do aplicativo EveryCircuit juntamente com a realização de experimentos na discussão do tópico de circuitos elétricos em turmas do ensino médio. Para auxiliar e embasar o desenvolvimento deste produto foram utilizados alguns pontos de quatro vertentes pedagógicas: a aprendizagem significativa de Ausubel, o ensino por investigação, o uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) e a experimentação em sala de aula. Os roteiros são formados por questionamentos e procedimentos que são divididos em cinco etapas. A primeira destas etapas, baseada no uso do aplicativo, contou com a apresentação do aplicativo, as intruções de instalação e o manuseio de suas ferramentas. A segunda etapa, intitulada questões problematizadoras (motivadoras), era composta por questionamentos cujo objetivo era levantar os conhecimentos prévios dos alunos e motivá-los para as etapas seguintes. A etapa seguinte, denominada laboratório virtual, foi composta por procedimentos que foram abordados através do aplicativo EveryCircuit. A quarta etapa consistiu de uma prática laboratorial na qual o foco foi a montagem de experimentos simulados anteriormente no aplicativo. Como uma etapa complementar, consideramos um questionário de análise composto por questões e problemas que levaram o aluno a refletir sobre os conhecimentos adquiridos ao longo da atividade. A partir da análise de dados, foi possível concluir que o uso das TICs em conjunto com a experimentação, norteadas pela sequência didática, não só foi eficaz no aprofundamento do tópico, mas também despertou o interesse dos alunos no que diz respeito ao conteúdo de circuito elétrico e suas aplicações, possibilitando uma aprendizagem significativa
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-04-07T19:02:08Z
2020-04-07T19:02:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MONSORES, Danilo da Silva. Utilizando o aplicativo EveryCircuit como ferramenta de aprendizagem significativa em aulas práticas de circuitos elétricos no ensino médio. 2019. 153 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13264
Aluno de Mestrado
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.13944664710
identifier_str_mv MONSORES, Danilo da Silva. Utilizando o aplicativo EveryCircuit como ferramenta de aprendizagem significativa em aulas práticas de circuitos elétricos no ensino médio. 2019. 153 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/13264
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.13944664710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823629361479680