Recursos didáticos alternativos para o ensino de zoologia dos vertebrados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Érica Freitas de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
Texto Completo: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1059
Resumo: The present work reports a research carried out in two public schools of the city of Manaus, with the purpose of using alternative didactic resources in the teaching of Vertebrate Zoology. The applied didactic resources were a game called "Deck of the Vertebrates" and parodies elaborated by the own students. The research was developed with 7th grade students, in which we applied the didactic game, and the 3rd year of high school, in which we used the parodies, during science and biology classes. During the study, the following steps were followed: 1) observation of the classroom environment; 2) application of a diagnostic questionnaire; 3) use of alternative teaching resources; 4) application of a questionnaire to evaluate the results obtained with the use of resources. We found the possibility of working on an extensive subject, such as Vertebrate Zoology, in a different way attracting the attention of the student, even in schools that do not have resources, nor a good structure.
id IFAM-1_87083425ceadd39a4c439221180fc9a4
oai_identifier_str oai:localhost:4321/1059
network_acronym_str IFAM-1
network_name_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository_id_str
spelling Recursos didáticos alternativos para o ensino de zoologia dos vertebradosZoologiaBiologia - ensinoRecurso didáticoCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIAThe present work reports a research carried out in two public schools of the city of Manaus, with the purpose of using alternative didactic resources in the teaching of Vertebrate Zoology. The applied didactic resources were a game called "Deck of the Vertebrates" and parodies elaborated by the own students. The research was developed with 7th grade students, in which we applied the didactic game, and the 3rd year of high school, in which we used the parodies, during science and biology classes. During the study, the following steps were followed: 1) observation of the classroom environment; 2) application of a diagnostic questionnaire; 3) use of alternative teaching resources; 4) application of a questionnaire to evaluate the results obtained with the use of resources. We found the possibility of working on an extensive subject, such as Vertebrate Zoology, in a different way attracting the attention of the student, even in schools that do not have resources, nor a good structure.O presente trabalho relata uma pesquisa realizada em duas escolas públicas da cidade de Manaus, com o objetivo de utilizar recursos didáticos alternativos no ensino de Zoologia dos Vertebrados. Os recursos didáticos aplicados foram um jogo chamado “Baralho dos Vertebrados” e paródias elaboradas pelos próprios alunos. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 7º ano do ensino fundamental, no qual aplicamos o jogo didático, e do 3º ano do ensino médio, no qual utilizamos as paródias, durante as aulas de ciências e biologia. No decorrer do estudo foram seguidas as seguintes etapas: 1º) observação do ambiente da sala de aula; 2º) aplicação de questionário diagnóstico; 3º) utilização dos recursos didáticos alternativos; 4º) aplicação de questionário para avaliar os resultados obtidos com a utilização dos recursos. Constatamos a possibilidade de trabalhar um assunto extenso, como a Zoologia dos Vertebrados, de uma forma diferente atraindo a atenção do aluno, mesmo em escolas que não possuem recursos, nem uma boa estrutura.BrasilCampus Manaus CentroInstituto Federal do AmazonasIFAMLicenciatura em Ciências BiológicasInstituto Federal do AmazonasIFAMLicenciatura em Ciências BiológicasInstituto Federal do AmazonasIFAMLicenciatura em Ciências BiológicasAquino, Soraya Fariashttp://lattes.cnpq.br/4240604515975477Aquino, Soraya Fariashttp://lattes.cnpq.br/4240604515975477Enriconi, Adrianahttp://lattes.cnpq.br/4273322336883518Souza, Heliamara Paixão dehttp://lattes.cnpq.br/0367991915005308Almeida, Érica Freitas de2022-11-08T20:07:45Z2022-11-082022-11-08T20:07:45Z2017-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisALMEIDA, Érica Freitas de. Recursos didáticos alternativos para o ensino de zoologia dos vertebrados. 2017. 56 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1059porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2022-11-08T20:09:18Zoai:localhost:4321/1059Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2022-11-08T20:09:18Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Recursos didáticos alternativos para o ensino de zoologia dos vertebrados
title Recursos didáticos alternativos para o ensino de zoologia dos vertebrados
spellingShingle Recursos didáticos alternativos para o ensino de zoologia dos vertebrados
Almeida, Érica Freitas de
Zoologia
Biologia - ensino
Recurso didático
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA
title_short Recursos didáticos alternativos para o ensino de zoologia dos vertebrados
title_full Recursos didáticos alternativos para o ensino de zoologia dos vertebrados
title_fullStr Recursos didáticos alternativos para o ensino de zoologia dos vertebrados
title_full_unstemmed Recursos didáticos alternativos para o ensino de zoologia dos vertebrados
title_sort Recursos didáticos alternativos para o ensino de zoologia dos vertebrados
author Almeida, Érica Freitas de
author_facet Almeida, Érica Freitas de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aquino, Soraya Farias
http://lattes.cnpq.br/4240604515975477
Aquino, Soraya Farias
http://lattes.cnpq.br/4240604515975477
Enriconi, Adriana
http://lattes.cnpq.br/4273322336883518
Souza, Heliamara Paixão de
http://lattes.cnpq.br/0367991915005308
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Érica Freitas de
dc.subject.por.fl_str_mv Zoologia
Biologia - ensino
Recurso didático
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA
topic Zoologia
Biologia - ensino
Recurso didático
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA
description The present work reports a research carried out in two public schools of the city of Manaus, with the purpose of using alternative didactic resources in the teaching of Vertebrate Zoology. The applied didactic resources were a game called "Deck of the Vertebrates" and parodies elaborated by the own students. The research was developed with 7th grade students, in which we applied the didactic game, and the 3rd year of high school, in which we used the parodies, during science and biology classes. During the study, the following steps were followed: 1) observation of the classroom environment; 2) application of a diagnostic questionnaire; 3) use of alternative teaching resources; 4) application of a questionnaire to evaluate the results obtained with the use of resources. We found the possibility of working on an extensive subject, such as Vertebrate Zoology, in a different way attracting the attention of the student, even in schools that do not have resources, nor a good structure.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-28
2022-11-08T20:07:45Z
2022-11-08
2022-11-08T20:07:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Érica Freitas de. Recursos didáticos alternativos para o ensino de zoologia dos vertebrados. 2017. 56 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1059
identifier_str_mv ALMEIDA, Érica Freitas de. Recursos didáticos alternativos para o ensino de zoologia dos vertebrados. 2017. 56 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron:IFAM
instname_str Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron_str IFAM
institution IFAM
reponame_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
collection Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
repository.mail.fl_str_mv cgeb@ifam.edu.br
_version_ 1810022879362809856