Abordagem do efeito fotoelétrico no ensino médio: uma sequência didática como estratégia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1359 |
Resumo: | Faced with so many available technologies, the discovery of the Photoelectric Effect has its importance for a better understanding of the nature of light, its application made possible better living conditions in society. All in all, this work aimed to approach the theme Photoelectric Effect in the classroom, through a Didactic Sequence as a learning strategy, for high school students, from the perspective of David Ausubel's theory of meaningful learning, so that the student to leave the idea of common sense, and arrive at scientific knowledge. The methodology to be used will be an experience report, that is, a qualitative approach and later theoretically grounded. |
id |
IFAM-1_af049bec1f106e11dfe2daf4369b1463 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:4321/1359 |
network_acronym_str |
IFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagem do efeito fotoelétrico no ensino médio: uma sequência didática como estratégiaFísica - ensinoEfeito fotoelétricoSequência didáticaAprendizagem significativaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALFaced with so many available technologies, the discovery of the Photoelectric Effect has its importance for a better understanding of the nature of light, its application made possible better living conditions in society. All in all, this work aimed to approach the theme Photoelectric Effect in the classroom, through a Didactic Sequence as a learning strategy, for high school students, from the perspective of David Ausubel's theory of meaningful learning, so that the student to leave the idea of common sense, and arrive at scientific knowledge. The methodology to be used will be an experience report, that is, a qualitative approach and later theoretically grounded.Diante de tantas tecnologias disponíveis, a descoberta do Efeito Fotoelétrico tem sua importância para a melhor compreensão da natureza da luz, sua aplicação possibilitou melhores condições de vida em sociedade. Este trabalho teve como objetivo abordar o tema Efeito Fotoelétrico em sala de aula, através de uma Sequência Didática como estratégia de aprendizagem, para alunos do ensino médio, na perspectiva da teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, de modo que leve o aluno a sair da ideia de senso comum, e ir ao encontro do conhecimento científico. A metodologia a ser utilizada será relato de experiência, ou seja, uma abordagem qualitativa e posteriormente fundamentada teoricamente.BrasilCampus Manaus CentroPrograma de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)Instituto Federal do AmazonasIFAMInstituto Federal do AmazonasIFAMAzevedo , José Roberto Vianahttp://lattes.cnpq.br/7115884585420145Azevedo , José Roberto Vianahttp://lattes.cnpq.br/7115884585420145Amazonas, Márcio Andrei Sousahttp://lattes.cnpq.br/0822367858729601Borges , Denilson da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7149037835888302Pinheiro, Ariane Gonçalves2023-10-10T15:06:48Z2023-10-102023-10-10T15:06:48Z2023-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPINHEIRO, Ariane Gonçalves. Abordagem do efeito fotoelétrico no ensino médio: uma sequência didática como estratégia.152 f. 2023. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1359porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2023-10-10T15:32:26Zoai:localhost:4321/1359Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2023-10-10T15:32:26Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem do efeito fotoelétrico no ensino médio: uma sequência didática como estratégia |
title |
Abordagem do efeito fotoelétrico no ensino médio: uma sequência didática como estratégia |
spellingShingle |
Abordagem do efeito fotoelétrico no ensino médio: uma sequência didática como estratégia Pinheiro, Ariane Gonçalves Física - ensino Efeito fotoelétrico Sequência didática Aprendizagem significativa CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
title_short |
Abordagem do efeito fotoelétrico no ensino médio: uma sequência didática como estratégia |
title_full |
Abordagem do efeito fotoelétrico no ensino médio: uma sequência didática como estratégia |
title_fullStr |
Abordagem do efeito fotoelétrico no ensino médio: uma sequência didática como estratégia |
title_full_unstemmed |
Abordagem do efeito fotoelétrico no ensino médio: uma sequência didática como estratégia |
title_sort |
Abordagem do efeito fotoelétrico no ensino médio: uma sequência didática como estratégia |
author |
Pinheiro, Ariane Gonçalves |
author_facet |
Pinheiro, Ariane Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azevedo , José Roberto Viana http://lattes.cnpq.br/7115884585420145 Azevedo , José Roberto Viana http://lattes.cnpq.br/7115884585420145 Amazonas, Márcio Andrei Sousa http://lattes.cnpq.br/0822367858729601 Borges , Denilson da Silva http://lattes.cnpq.br/7149037835888302 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Ariane Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - ensino Efeito fotoelétrico Sequência didática Aprendizagem significativa CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
topic |
Física - ensino Efeito fotoelétrico Sequência didática Aprendizagem significativa CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
description |
Faced with so many available technologies, the discovery of the Photoelectric Effect has its importance for a better understanding of the nature of light, its application made possible better living conditions in society. All in all, this work aimed to approach the theme Photoelectric Effect in the classroom, through a Didactic Sequence as a learning strategy, for high school students, from the perspective of David Ausubel's theory of meaningful learning, so that the student to leave the idea of common sense, and arrive at scientific knowledge. The methodology to be used will be an experience report, that is, a qualitative approach and later theoretically grounded. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-10T15:06:48Z 2023-10-10 2023-10-10T15:06:48Z 2023-08-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINHEIRO, Ariane Gonçalves. Abordagem do efeito fotoelétrico no ensino médio: uma sequência didática como estratégia.152 f. 2023. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1359 |
identifier_str_mv |
PINHEIRO, Ariane Gonçalves. Abordagem do efeito fotoelétrico no ensino médio: uma sequência didática como estratégia.152 f. 2023. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1359 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM) instacron:IFAM |
instname_str |
Instituto Federal do Amazonas (IFAM) |
instacron_str |
IFAM |
institution |
IFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
collection |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
cgeb@ifam.edu.br |
_version_ |
1810022881151680512 |