Abordagem do efeito fotoelétrico no ensino médio: uma sequência didática como estratégia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Ariane Gonçalves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
Texto Completo: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1359
Resumo: Faced with so many available technologies, the discovery of the Photoelectric Effect has its importance for a better understanding of the nature of light, its application made possible better living conditions in society. All in all, this work aimed to approach the theme Photoelectric Effect in the classroom, through a Didactic Sequence as a learning strategy, for high school students, from the perspective of David Ausubel's theory of meaningful learning, so that the student to leave the idea of common sense, and arrive at scientific knowledge. The methodology to be used will be an experience report, that is, a qualitative approach and later theoretically grounded.
id IFAM-1_af049bec1f106e11dfe2daf4369b1463
oai_identifier_str oai:localhost:4321/1359
network_acronym_str IFAM-1
network_name_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository_id_str
spelling Abordagem do efeito fotoelétrico no ensino médio: uma sequência didática como estratégiaFísica - ensinoEfeito fotoelétricoSequência didáticaAprendizagem significativaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALFaced with so many available technologies, the discovery of the Photoelectric Effect has its importance for a better understanding of the nature of light, its application made possible better living conditions in society. All in all, this work aimed to approach the theme Photoelectric Effect in the classroom, through a Didactic Sequence as a learning strategy, for high school students, from the perspective of David Ausubel's theory of meaningful learning, so that the student to leave the idea of common sense, and arrive at scientific knowledge. The methodology to be used will be an experience report, that is, a qualitative approach and later theoretically grounded.Diante de tantas tecnologias disponíveis, a descoberta do Efeito Fotoelétrico tem sua importância para a melhor compreensão da natureza da luz, sua aplicação possibilitou melhores condições de vida em sociedade. Este trabalho teve como objetivo abordar o tema Efeito Fotoelétrico em sala de aula, através de uma Sequência Didática como estratégia de aprendizagem, para alunos do ensino médio, na perspectiva da teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, de modo que leve o aluno a sair da ideia de senso comum, e ir ao encontro do conhecimento científico. A metodologia a ser utilizada será relato de experiência, ou seja, uma abordagem qualitativa e posteriormente fundamentada teoricamente.BrasilCampus Manaus CentroPrograma de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)Instituto Federal do AmazonasIFAMInstituto Federal do AmazonasIFAMAzevedo , José Roberto Vianahttp://lattes.cnpq.br/7115884585420145Azevedo , José Roberto Vianahttp://lattes.cnpq.br/7115884585420145Amazonas, Márcio Andrei Sousahttp://lattes.cnpq.br/0822367858729601Borges , Denilson da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7149037835888302Pinheiro, Ariane Gonçalves2023-10-10T15:06:48Z2023-10-102023-10-10T15:06:48Z2023-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPINHEIRO, Ariane Gonçalves. Abordagem do efeito fotoelétrico no ensino médio: uma sequência didática como estratégia.152 f. 2023. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1359porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2023-10-10T15:32:26Zoai:localhost:4321/1359Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2023-10-10T15:32:26Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem do efeito fotoelétrico no ensino médio: uma sequência didática como estratégia
title Abordagem do efeito fotoelétrico no ensino médio: uma sequência didática como estratégia
spellingShingle Abordagem do efeito fotoelétrico no ensino médio: uma sequência didática como estratégia
Pinheiro, Ariane Gonçalves
Física - ensino
Efeito fotoelétrico
Sequência didática
Aprendizagem significativa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
title_short Abordagem do efeito fotoelétrico no ensino médio: uma sequência didática como estratégia
title_full Abordagem do efeito fotoelétrico no ensino médio: uma sequência didática como estratégia
title_fullStr Abordagem do efeito fotoelétrico no ensino médio: uma sequência didática como estratégia
title_full_unstemmed Abordagem do efeito fotoelétrico no ensino médio: uma sequência didática como estratégia
title_sort Abordagem do efeito fotoelétrico no ensino médio: uma sequência didática como estratégia
author Pinheiro, Ariane Gonçalves
author_facet Pinheiro, Ariane Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo , José Roberto Viana
http://lattes.cnpq.br/7115884585420145
Azevedo , José Roberto Viana
http://lattes.cnpq.br/7115884585420145
Amazonas, Márcio Andrei Sousa
http://lattes.cnpq.br/0822367858729601
Borges , Denilson da Silva
http://lattes.cnpq.br/7149037835888302
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Ariane Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Física - ensino
Efeito fotoelétrico
Sequência didática
Aprendizagem significativa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
topic Física - ensino
Efeito fotoelétrico
Sequência didática
Aprendizagem significativa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
description Faced with so many available technologies, the discovery of the Photoelectric Effect has its importance for a better understanding of the nature of light, its application made possible better living conditions in society. All in all, this work aimed to approach the theme Photoelectric Effect in the classroom, through a Didactic Sequence as a learning strategy, for high school students, from the perspective of David Ausubel's theory of meaningful learning, so that the student to leave the idea of common sense, and arrive at scientific knowledge. The methodology to be used will be an experience report, that is, a qualitative approach and later theoretically grounded.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-10T15:06:48Z
2023-10-10
2023-10-10T15:06:48Z
2023-08-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINHEIRO, Ariane Gonçalves. Abordagem do efeito fotoelétrico no ensino médio: uma sequência didática como estratégia.152 f. 2023. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1359
identifier_str_mv PINHEIRO, Ariane Gonçalves. Abordagem do efeito fotoelétrico no ensino médio: uma sequência didática como estratégia.152 f. 2023. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron:IFAM
instname_str Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron_str IFAM
institution IFAM
reponame_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
collection Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
repository.mail.fl_str_mv cgeb@ifam.edu.br
_version_ 1810022881151680512