Ensino de botânica: um guia didático como contribuição à formação da concepção ambiental para licenciandos de ciências biológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilas Boas, Terezinha de Jesus Reis
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
Texto Completo: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/62
Resumo: The teaching of botany is a fundamental tool to strengthen awareness of the use, management and conservation. The development of teaching activities in Spaces Non-Formal (ENFs) Amazon can provide significant learning processes for teaching botany, valuing biodiversity of regional plants and thus contributing to the formation of an environmental design. The research in this chapter aimed to diagnose through PPC, questionnaire to teachers and students, the perception of botanical relationship and environment in the construction of environmental design. The study was conducted at the Federal Institute of Education Science and Technology of the Amazon / IFAM through interviews with 49 students from the 2nd, 6th and 8th periods of Morphology disciplines of Superior Plant and Superior Plant Physiology, and 04 teachers, target the course of Biological Sciences Degree, checking botany and environmental design and the methods used by teachers for teaching botany. Later, there was an intervention by activity developed in ENFs. Research has indicated that the botanical knowledge developed in ENFs stimulate learning differently in the traditional way, demystifying the botany as difficult to understand as well as raise environmental design as a tool for maintaining balanced environment.
id IFAM-1_c40aeaa343a5091250ed6c158fcd64c9
oai_identifier_str oai:localhost:4321/62
network_acronym_str IFAM-1
network_name_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository_id_str
spelling Ensino de botânica: um guia didático como contribuição à formação da concepção ambiental para licenciandos de ciências biológicasBotânicaConcepção ambientalEnsinoDiagnósticoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALThe teaching of botany is a fundamental tool to strengthen awareness of the use, management and conservation. The development of teaching activities in Spaces Non-Formal (ENFs) Amazon can provide significant learning processes for teaching botany, valuing biodiversity of regional plants and thus contributing to the formation of an environmental design. The research in this chapter aimed to diagnose through PPC, questionnaire to teachers and students, the perception of botanical relationship and environment in the construction of environmental design. The study was conducted at the Federal Institute of Education Science and Technology of the Amazon / IFAM through interviews with 49 students from the 2nd, 6th and 8th periods of Morphology disciplines of Superior Plant and Superior Plant Physiology, and 04 teachers, target the course of Biological Sciences Degree, checking botany and environmental design and the methods used by teachers for teaching botany. Later, there was an intervention by activity developed in ENFs. Research has indicated that the botanical knowledge developed in ENFs stimulate learning differently in the traditional way, demystifying the botany as difficult to understand as well as raise environmental design as a tool for maintaining balanced environment.O ensino de botânica se constitui em ferramenta fundamental, no sentido de fortalecer a conscientização do uso, manejo e conservação ambiental. O desenvolvimento de atividades de ensino nos Espaços Não Formais (ENFs) amazônicos pode propiciar processos de aprendizado significativos para o ensino de botânica, valorizando a biodiversidade de plantas regionais e consequentemente contribuindo para a formação de uma concepção ambiental. A pesquisa neste capítulo objetivou diagnosticar por meio do PPC, questionário ao docente e discente, a percepção da relação botânica e meio ambiente na construção da concepção ambiental. O estudo foi realizado no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas/IFAM por meio de entrevistas com 49 alunos do 2º, 6º e 8º períodos das disciplinas de Morfologia dos Vegetais Superiores e Fisiologia dos Vegetais Superiores, e com 04 professores, público alvo do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, verificando a concepção botânica e ambiental, bem como as metodologias utilizadas pelos professores para o ensino de botânica. Posteriormente, realizou-se uma intervenção através de atividade desenvolvida nos ENFs. A pesquisa indicou que os conhecimentos botânicos desenvolvidos em ENFs, estimulam a aprendizagem de maneira diferenciada da tradicional, desmistificando a botânica como de difícil compreensão, além de despertar a concepção ambiental como instrumento para a manutenção do ambiente equilibrado.Instituto Federal do AmazonasBrasilCampus Manaus CentroMestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)IFAMPaes, Lucilene da Silvahttp://lattes.cnpq.br/0653747630550456Marques, Jean Dalmo de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/4558873160462915Paes, Lucilene da Silvahttp://lattes.cnpq.br/0653747630550456Rocha, Maria Astrid Liberatohttp://lattes.cnpq.br/3718324408807560Azevedo, Rosa Oliveira Marinshttp://lattes.cnpq.br/3056605003492861Vilas Boas, Terezinha de Jesus Reis2018-05-21T18:46:18Z2018-04-302018-05-21T18:46:18Z2015-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/62porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2018-05-21T18:46:18Zoai:localhost:4321/62Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2018-05-21T18:46:18Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de botânica: um guia didático como contribuição à formação da concepção ambiental para licenciandos de ciências biológicas
title Ensino de botânica: um guia didático como contribuição à formação da concepção ambiental para licenciandos de ciências biológicas
spellingShingle Ensino de botânica: um guia didático como contribuição à formação da concepção ambiental para licenciandos de ciências biológicas
Vilas Boas, Terezinha de Jesus Reis
Botânica
Concepção ambiental
Ensino
Diagnóstico
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Ensino de botânica: um guia didático como contribuição à formação da concepção ambiental para licenciandos de ciências biológicas
title_full Ensino de botânica: um guia didático como contribuição à formação da concepção ambiental para licenciandos de ciências biológicas
title_fullStr Ensino de botânica: um guia didático como contribuição à formação da concepção ambiental para licenciandos de ciências biológicas
title_full_unstemmed Ensino de botânica: um guia didático como contribuição à formação da concepção ambiental para licenciandos de ciências biológicas
title_sort Ensino de botânica: um guia didático como contribuição à formação da concepção ambiental para licenciandos de ciências biológicas
author Vilas Boas, Terezinha de Jesus Reis
author_facet Vilas Boas, Terezinha de Jesus Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paes, Lucilene da Silva
http://lattes.cnpq.br/0653747630550456
Marques, Jean Dalmo de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/4558873160462915
Paes, Lucilene da Silva
http://lattes.cnpq.br/0653747630550456
Rocha, Maria Astrid Liberato
http://lattes.cnpq.br/3718324408807560
Azevedo, Rosa Oliveira Marins
http://lattes.cnpq.br/3056605003492861
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilas Boas, Terezinha de Jesus Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Botânica
Concepção ambiental
Ensino
Diagnóstico
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
topic Botânica
Concepção ambiental
Ensino
Diagnóstico
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
description The teaching of botany is a fundamental tool to strengthen awareness of the use, management and conservation. The development of teaching activities in Spaces Non-Formal (ENFs) Amazon can provide significant learning processes for teaching botany, valuing biodiversity of regional plants and thus contributing to the formation of an environmental design. The research in this chapter aimed to diagnose through PPC, questionnaire to teachers and students, the perception of botanical relationship and environment in the construction of environmental design. The study was conducted at the Federal Institute of Education Science and Technology of the Amazon / IFAM through interviews with 49 students from the 2nd, 6th and 8th periods of Morphology disciplines of Superior Plant and Superior Plant Physiology, and 04 teachers, target the course of Biological Sciences Degree, checking botany and environmental design and the methods used by teachers for teaching botany. Later, there was an intervention by activity developed in ENFs. Research has indicated that the botanical knowledge developed in ENFs stimulate learning differently in the traditional way, demystifying the botany as difficult to understand as well as raise environmental design as a tool for maintaining balanced environment.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-03
2018-05-21T18:46:18Z
2018-04-30
2018-05-21T18:46:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/62
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/62
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Amazonas
Brasil
Campus Manaus Centro
Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
IFAM
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Amazonas
Brasil
Campus Manaus Centro
Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
IFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron:IFAM
instname_str Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron_str IFAM
institution IFAM
reponame_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
collection Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
repository.mail.fl_str_mv cgeb@ifam.edu.br
_version_ 1810022876362833920