Desigualdade de moradias e o ensino de matemática: uma estratégia para o ensino de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/668 |
Resumo: | The following course completion work aims to show the importance of seeking new teaching strategies for the field of mathematics, in order to show the relevance of each content in our daily lives, where mathematics is always present, it is only necessary to analyze our surroundings to identify. We will use the theme "Inequality of housing as a strategy for teaching mathematics", focusing on the content of geometric solids inserted in the branch of geometry, the research seeks to show how mathematics is present in existing houses in our country. To complement the research, we based on the idea of Reuven Feuerstein with his Theory of Mediated Learning Experience, we also applied a project related to the theme of our research with students in the EJA category (Youth and adult education) in a state school in the city of Itacoatiara, interior of the Amazon. |
id |
IFAM-1_d6d8926d7cffd7b4b1e1e0fade202727 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:4321/668 |
network_acronym_str |
IFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desigualdade de moradias e o ensino de matemática: uma estratégia para o ensino de jovens e adultosMatemática - ensinoDesigualdadeMoradias - BrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThe following course completion work aims to show the importance of seeking new teaching strategies for the field of mathematics, in order to show the relevance of each content in our daily lives, where mathematics is always present, it is only necessary to analyze our surroundings to identify. We will use the theme "Inequality of housing as a strategy for teaching mathematics", focusing on the content of geometric solids inserted in the branch of geometry, the research seeks to show how mathematics is present in existing houses in our country. To complement the research, we based on the idea of Reuven Feuerstein with his Theory of Mediated Learning Experience, we also applied a project related to the theme of our research with students in the EJA category (Youth and adult education) in a state school in the city of Itacoatiara, interior of the Amazon.O seguinte trabalho de conclusão de curso visa mostrar a importância de se buscar novas estratégias de ensino para o ramo da matemática, de modo a mostrar a relevância de cada conteúdo no nosso cotidiano, onde a matemática sempre está presente. Basta apenas analisar nosso entorno para identificar. Vamos utilizar o tema “Desigualdade de moradias como estratégia de ensino da matemática”, focando no conteúdo de sólidos geométricos, inseridos no ramo da geometria. A pesquisa busca mostrar como a matemática está presente nas moradias existentes no nosso país. Para complementar a pesquisa, nos baseamos na ideia de Reuven Feuerstein com sua Teoria da Experiencia de Aprendizagem Mediada. Aplicamos também um projetorelacionado ao tema da nossa pesquisa com alunos da categoria EJA (Educação de Jovens e Adultos) em uma escola estadual no município de Itacoatiara, interior do Amazonas.BrasilCampus Manaus CentroInstituto Federal do AmazonasIFAMLicenciatura em MatemáticaInstituto Federal do AmazonasIFAMLicenciatura em MatemáticaInstituto Federal do AmazonasIFAMLicenciatura em MatemáticaOliveira, Andréia Pinto dehttp://lattes.cnpq.br/4751206740233356Oliveira, Andréia Pinto dehttp://lattes.cnpq.br/4751206740233356Oliveira, José Ribamar Silva dehttp://lattes.cnpq.br/5940747651740209Souza, Heliamara Paixão deRolleri, Maria Isabel Menezes2022-01-03T15:23:57Z2022-01-032022-01-03T15:23:57Z2021-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisROLLERI, Maria Isabel Menezes. Desigualdade de moradias e o ensino da matemática: uma estratégia para o ensino de jovens e adultos. 2021. 62 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/668porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2022-11-23T22:40:49Zoai:localhost:4321/668Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2022-11-23T22:40:49Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desigualdade de moradias e o ensino de matemática: uma estratégia para o ensino de jovens e adultos |
title |
Desigualdade de moradias e o ensino de matemática: uma estratégia para o ensino de jovens e adultos |
spellingShingle |
Desigualdade de moradias e o ensino de matemática: uma estratégia para o ensino de jovens e adultos Rolleri, Maria Isabel Menezes Matemática - ensino Desigualdade Moradias - Brasil CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Desigualdade de moradias e o ensino de matemática: uma estratégia para o ensino de jovens e adultos |
title_full |
Desigualdade de moradias e o ensino de matemática: uma estratégia para o ensino de jovens e adultos |
title_fullStr |
Desigualdade de moradias e o ensino de matemática: uma estratégia para o ensino de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Desigualdade de moradias e o ensino de matemática: uma estratégia para o ensino de jovens e adultos |
title_sort |
Desigualdade de moradias e o ensino de matemática: uma estratégia para o ensino de jovens e adultos |
author |
Rolleri, Maria Isabel Menezes |
author_facet |
Rolleri, Maria Isabel Menezes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Andréia Pinto de http://lattes.cnpq.br/4751206740233356 Oliveira, Andréia Pinto de http://lattes.cnpq.br/4751206740233356 Oliveira, José Ribamar Silva de http://lattes.cnpq.br/5940747651740209 Souza, Heliamara Paixão de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rolleri, Maria Isabel Menezes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - ensino Desigualdade Moradias - Brasil CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Matemática - ensino Desigualdade Moradias - Brasil CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
The following course completion work aims to show the importance of seeking new teaching strategies for the field of mathematics, in order to show the relevance of each content in our daily lives, where mathematics is always present, it is only necessary to analyze our surroundings to identify. We will use the theme "Inequality of housing as a strategy for teaching mathematics", focusing on the content of geometric solids inserted in the branch of geometry, the research seeks to show how mathematics is present in existing houses in our country. To complement the research, we based on the idea of Reuven Feuerstein with his Theory of Mediated Learning Experience, we also applied a project related to the theme of our research with students in the EJA category (Youth and adult education) in a state school in the city of Itacoatiara, interior of the Amazon. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-07 2022-01-03T15:23:57Z 2022-01-03 2022-01-03T15:23:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROLLERI, Maria Isabel Menezes. Desigualdade de moradias e o ensino da matemática: uma estratégia para o ensino de jovens e adultos. 2021. 62 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/668 |
identifier_str_mv |
ROLLERI, Maria Isabel Menezes. Desigualdade de moradias e o ensino da matemática: uma estratégia para o ensino de jovens e adultos. 2021. 62 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021. |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Matemática Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Matemática Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Matemática Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Matemática Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM) instacron:IFAM |
instname_str |
Instituto Federal do Amazonas (IFAM) |
instacron_str |
IFAM |
institution |
IFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
collection |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
cgeb@ifam.edu.br |
_version_ |
1810022877790994432 |