Desigualdade de moradias e o ensino de matemática: uma estratégia para o ensino de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rolleri, Maria Isabel Menezes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
Texto Completo: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/668
Resumo: The following course completion work aims to show the importance of seeking new teaching strategies for the field of mathematics, in order to show the relevance of each content in our daily lives, where mathematics is always present, it is only necessary to analyze our surroundings to identify. We will use the theme "Inequality of housing as a strategy for teaching mathematics", focusing on the content of geometric solids inserted in the branch of geometry, the research seeks to show how mathematics is present in existing houses in our country. To complement the research, we based on the idea of Reuven Feuerstein with his Theory of Mediated Learning Experience, we also applied a project related to the theme of our research with students in the EJA category (Youth and adult education) in a state school in the city of Itacoatiara, interior of the Amazon.
id IFAM-1_d6d8926d7cffd7b4b1e1e0fade202727
oai_identifier_str oai:localhost:4321/668
network_acronym_str IFAM-1
network_name_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository_id_str
spelling Desigualdade de moradias e o ensino de matemática: uma estratégia para o ensino de jovens e adultosMatemática - ensinoDesigualdadeMoradias - BrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThe following course completion work aims to show the importance of seeking new teaching strategies for the field of mathematics, in order to show the relevance of each content in our daily lives, where mathematics is always present, it is only necessary to analyze our surroundings to identify. We will use the theme "Inequality of housing as a strategy for teaching mathematics", focusing on the content of geometric solids inserted in the branch of geometry, the research seeks to show how mathematics is present in existing houses in our country. To complement the research, we based on the idea of Reuven Feuerstein with his Theory of Mediated Learning Experience, we also applied a project related to the theme of our research with students in the EJA category (Youth and adult education) in a state school in the city of Itacoatiara, interior of the Amazon.O seguinte trabalho de conclusão de curso visa mostrar a importância de se buscar novas estratégias de ensino para o ramo da matemática, de modo a mostrar a relevância de cada conteúdo no nosso cotidiano, onde a matemática sempre está presente. Basta apenas analisar nosso entorno para identificar. Vamos utilizar o tema “Desigualdade de moradias como estratégia de ensino da matemática”, focando no conteúdo de sólidos geométricos, inseridos no ramo da geometria. A pesquisa busca mostrar como a matemática está presente nas moradias existentes no nosso país. Para complementar a pesquisa, nos baseamos na ideia de Reuven Feuerstein com sua Teoria da Experiencia de Aprendizagem Mediada. Aplicamos também um projetorelacionado ao tema da nossa pesquisa com alunos da categoria EJA (Educação de Jovens e Adultos) em uma escola estadual no município de Itacoatiara, interior do Amazonas.BrasilCampus Manaus CentroInstituto Federal do AmazonasIFAMLicenciatura em MatemáticaInstituto Federal do AmazonasIFAMLicenciatura em MatemáticaInstituto Federal do AmazonasIFAMLicenciatura em MatemáticaOliveira, Andréia Pinto dehttp://lattes.cnpq.br/4751206740233356Oliveira, Andréia Pinto dehttp://lattes.cnpq.br/4751206740233356Oliveira, José Ribamar Silva dehttp://lattes.cnpq.br/5940747651740209Souza, Heliamara Paixão deRolleri, Maria Isabel Menezes2022-01-03T15:23:57Z2022-01-032022-01-03T15:23:57Z2021-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisROLLERI, Maria Isabel Menezes. Desigualdade de moradias e o ensino da matemática: uma estratégia para o ensino de jovens e adultos. 2021. 62 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/668porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2022-11-23T22:40:49Zoai:localhost:4321/668Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2022-11-23T22:40:49Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Desigualdade de moradias e o ensino de matemática: uma estratégia para o ensino de jovens e adultos
title Desigualdade de moradias e o ensino de matemática: uma estratégia para o ensino de jovens e adultos
spellingShingle Desigualdade de moradias e o ensino de matemática: uma estratégia para o ensino de jovens e adultos
Rolleri, Maria Isabel Menezes
Matemática - ensino
Desigualdade
Moradias - Brasil
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Desigualdade de moradias e o ensino de matemática: uma estratégia para o ensino de jovens e adultos
title_full Desigualdade de moradias e o ensino de matemática: uma estratégia para o ensino de jovens e adultos
title_fullStr Desigualdade de moradias e o ensino de matemática: uma estratégia para o ensino de jovens e adultos
title_full_unstemmed Desigualdade de moradias e o ensino de matemática: uma estratégia para o ensino de jovens e adultos
title_sort Desigualdade de moradias e o ensino de matemática: uma estratégia para o ensino de jovens e adultos
author Rolleri, Maria Isabel Menezes
author_facet Rolleri, Maria Isabel Menezes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Andréia Pinto de
http://lattes.cnpq.br/4751206740233356
Oliveira, Andréia Pinto de
http://lattes.cnpq.br/4751206740233356
Oliveira, José Ribamar Silva de
http://lattes.cnpq.br/5940747651740209
Souza, Heliamara Paixão de
dc.contributor.author.fl_str_mv Rolleri, Maria Isabel Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - ensino
Desigualdade
Moradias - Brasil
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Matemática - ensino
Desigualdade
Moradias - Brasil
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The following course completion work aims to show the importance of seeking new teaching strategies for the field of mathematics, in order to show the relevance of each content in our daily lives, where mathematics is always present, it is only necessary to analyze our surroundings to identify. We will use the theme "Inequality of housing as a strategy for teaching mathematics", focusing on the content of geometric solids inserted in the branch of geometry, the research seeks to show how mathematics is present in existing houses in our country. To complement the research, we based on the idea of Reuven Feuerstein with his Theory of Mediated Learning Experience, we also applied a project related to the theme of our research with students in the EJA category (Youth and adult education) in a state school in the city of Itacoatiara, interior of the Amazon.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-07
2022-01-03T15:23:57Z
2022-01-03
2022-01-03T15:23:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROLLERI, Maria Isabel Menezes. Desigualdade de moradias e o ensino da matemática: uma estratégia para o ensino de jovens e adultos. 2021. 62 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/668
identifier_str_mv ROLLERI, Maria Isabel Menezes. Desigualdade de moradias e o ensino da matemática: uma estratégia para o ensino de jovens e adultos. 2021. 62 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Matemática
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Matemática
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Matemática
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Matemática
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron:IFAM
instname_str Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron_str IFAM
institution IFAM
reponame_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
collection Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
repository.mail.fl_str_mv cgeb@ifam.edu.br
_version_ 1810022877790994432