MY FRIEND LOGIC-X: uma aplicação gamificada para auxílio do ensino de lógica de programação para pessoas com dislexia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1486 |
Resumo: | Este trabalho discute a relação entre as dificuldades enfrentadas por pessoas com dislexia no ensino de lógica de programação e o uso da gamificação como uma abordagem para auxiliar no ensino. A dislexia é um distúrbio de aprendizagem e linguagem que afeta crianças e adultos em diferentes momentos da vida. A lógica de programação consiste em técnicas utilizadas no desenvolvimento de software. A gamificação é uma abordagem que incorpora elementos de jogos em contextos que não são jogos propriamente ditos. O objetivo central deste trabalho é desenvolver uma aplicação gamificada para auxiliar no ensino de lógica de programação para pessoas com dislexia. A aplicação utilizará técnicas visuais e sonoras,proporcionando uma experiência interativa e lúdica que facilite o aprendizado |
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MY FRIEND LOGIC-X: uma aplicação gamificada para auxílio do ensino de lógica de programação para pessoas com dislexiaDesenvolvimento de sistemasAprendizagem – lógica de programaçãoGamificaçãoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOEste trabalho discute a relação entre as dificuldades enfrentadas por pessoas com dislexia no ensino de lógica de programação e o uso da gamificação como uma abordagem para auxiliar no ensino. A dislexia é um distúrbio de aprendizagem e linguagem que afeta crianças e adultos em diferentes momentos da vida. A lógica de programação consiste em técnicas utilizadas no desenvolvimento de software. A gamificação é uma abordagem que incorpora elementos de jogos em contextos que não são jogos propriamente ditos. O objetivo central deste trabalho é desenvolver uma aplicação gamificada para auxiliar no ensino de lógica de programação para pessoas com dislexia. A aplicação utilizará técnicas visuais e sonoras,proporcionando uma experiência interativa e lúdica que facilite o aprendizadoBrasilCampus Manaus CentroInstituto Federal do AmazonasIFAMTecnologia em Análise e Desenvolvimento de SistemasInstituto Federal do AmazonasIFAMTecnologia em Análise e Desenvolvimento de SistemasInstituto Federal do AmazonasIFAMTecnologia em Análise e Desenvolvimento de SistemasAzevedo, Renildo Vianahttp://lattes.cnpq.br/0601215754206476Azevedo, Renildo Vianahttp://lattes.cnpq.br/0601215754206476Silva, Viviane Gomes dahttp://lattes.cnpq.br/3840356643382333Pereira, Mirlem Rodrigues Ribeiro Pereirahttp://lattes.cnpq.br/7978282398335969Souza, Leonardo Henrique Lima de2024-07-17T20:45:16Z2024-07-172024-07-17T20:45:16Z2023-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSOUZA, Leonardo Henrique Lima de. MY FRIEND LOGIC-X: uma aplicação gamificada para auxílio do ensino de lógica de programação para pessoas com dislexia.139 f. 2023. Monografia (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1486porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2024-07-17T20:50:24Zoai:localhost:4321/1486Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2024-07-17T20:50:24Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false |
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