Uma proposta de um material potencialmente significativo para o estudo de física do primeiro ano do ensino técnico para os cursos de mecatrônica, eletrônica. Eletrotécnica e áreas afins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, José Francisco
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
Texto Completo: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/810
Resumo: The dissertation presents the report of an instructional material MI, applied to the students of the 1st year of Technical High School. The topics presented here, vectors, gravitational field, electric field and electric potential, are collected in the textbooks analyzed, adopted by the National Book and Teaching Material Program (PNLD 2015). However, for the student of Technical Education, some subjects such as Electric Field and Electrical Potential are necessary already in the first year of the course and these same subjects are charged in the PNLD books, only in the third year. In order to assist the work of the first year teachers of the technical courses, this MI was prepared, but inserting the concepts of electric field and electric potential at the beginning of the course and not only of the third year. This material was elaborated based on the theoretical aspects of Ausubel's Significant Learning Theory.
id IFAM-1_e29dd6e8eee852dec36d68ec30195e05
oai_identifier_str oai:localhost:4321/810
network_acronym_str IFAM-1
network_name_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository_id_str
spelling Uma proposta de um material potencialmente significativo para o estudo de física do primeiro ano do ensino técnico para os cursos de mecatrônica, eletrônica. Eletrotécnica e áreas afinsFísica - ensinoCampo gravitacionalPotencial elétricoAprendizagem significativaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALThe dissertation presents the report of an instructional material MI, applied to the students of the 1st year of Technical High School. The topics presented here, vectors, gravitational field, electric field and electric potential, are collected in the textbooks analyzed, adopted by the National Book and Teaching Material Program (PNLD 2015). However, for the student of Technical Education, some subjects such as Electric Field and Electrical Potential are necessary already in the first year of the course and these same subjects are charged in the PNLD books, only in the third year. In order to assist the work of the first year teachers of the technical courses, this MI was prepared, but inserting the concepts of electric field and electric potential at the beginning of the course and not only of the third year. This material was elaborated based on the theoretical aspects of Ausubel's Significant Learning Theory.A dissertação apresenta o relato de um Material Instrucional (MI), aplicado aos alunos do 1º ano do Ensino Médio Técnico. Os tópicos apresentados aqui, vetores, campo gravitacional, campo elétrico e potencial elétrico, são trabalhados nos livros didáticos analisados, adotados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2015). Entretanto, para o estudante do Ensino Técnico alguns temas como campo elétrico e potencial elétrico são necessários já no primeiro ano do curso e esses mesmos temas são cobrados nos livros do PNLD, somente no terceiro ano. Para auxiliar o trabalho dos professores do primeiro ano dos cursos técnicos foi preparado esse MI, inserindo os conceitos de campo elétrico e potencial elétrico no começo o curso. Esse material foi elaborado baseado nos aspectos teóricos da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel.BrasilCampus Manaus CentroPrograma de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)Instituto Federal do AmazonasIFAMInstituto Federal do AmazonasIFAMNunes, Wagner Antônio da Silvahttp://lattes.cnpq.br/0253265789709463Nunes, Wagner Antônio da Silvahttp://lattes.cnpq.br/0253265789709463Batista, Michel Corcihttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883Adão Neto, Minos Martinshttp://lattes.cnpq.br/6102062332483035Oliveira, José Francisco2022-05-20T19:12:37Z2022-05-202022-05-20T19:12:37Z2019-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOLIVEIRA, José Francisco de. Uma proposta de um material potencialmente significativo para o estudo de física do primeiro ano do ensino técnico para os cursos de mecatrônica, eletrônica. Eletrotécnica e áreas afins. 156 f. 2019. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/810porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2022-05-23T18:45:03Zoai:localhost:4321/810Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2022-05-23T18:45:03Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de um material potencialmente significativo para o estudo de física do primeiro ano do ensino técnico para os cursos de mecatrônica, eletrônica. Eletrotécnica e áreas afins
title Uma proposta de um material potencialmente significativo para o estudo de física do primeiro ano do ensino técnico para os cursos de mecatrônica, eletrônica. Eletrotécnica e áreas afins
spellingShingle Uma proposta de um material potencialmente significativo para o estudo de física do primeiro ano do ensino técnico para os cursos de mecatrônica, eletrônica. Eletrotécnica e áreas afins
Oliveira, José Francisco
Física - ensino
Campo gravitacional
Potencial elétrico
Aprendizagem significativa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
title_short Uma proposta de um material potencialmente significativo para o estudo de física do primeiro ano do ensino técnico para os cursos de mecatrônica, eletrônica. Eletrotécnica e áreas afins
title_full Uma proposta de um material potencialmente significativo para o estudo de física do primeiro ano do ensino técnico para os cursos de mecatrônica, eletrônica. Eletrotécnica e áreas afins
title_fullStr Uma proposta de um material potencialmente significativo para o estudo de física do primeiro ano do ensino técnico para os cursos de mecatrônica, eletrônica. Eletrotécnica e áreas afins
title_full_unstemmed Uma proposta de um material potencialmente significativo para o estudo de física do primeiro ano do ensino técnico para os cursos de mecatrônica, eletrônica. Eletrotécnica e áreas afins
title_sort Uma proposta de um material potencialmente significativo para o estudo de física do primeiro ano do ensino técnico para os cursos de mecatrônica, eletrônica. Eletrotécnica e áreas afins
author Oliveira, José Francisco
author_facet Oliveira, José Francisco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Wagner Antônio da Silva
http://lattes.cnpq.br/0253265789709463
Nunes, Wagner Antônio da Silva
http://lattes.cnpq.br/0253265789709463
Batista, Michel Corci
http://lattes.cnpq.br/4568162557688883
Adão Neto, Minos Martins
http://lattes.cnpq.br/6102062332483035
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, José Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Física - ensino
Campo gravitacional
Potencial elétrico
Aprendizagem significativa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
topic Física - ensino
Campo gravitacional
Potencial elétrico
Aprendizagem significativa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
description The dissertation presents the report of an instructional material MI, applied to the students of the 1st year of Technical High School. The topics presented here, vectors, gravitational field, electric field and electric potential, are collected in the textbooks analyzed, adopted by the National Book and Teaching Material Program (PNLD 2015). However, for the student of Technical Education, some subjects such as Electric Field and Electrical Potential are necessary already in the first year of the course and these same subjects are charged in the PNLD books, only in the third year. In order to assist the work of the first year teachers of the technical courses, this MI was prepared, but inserting the concepts of electric field and electric potential at the beginning of the course and not only of the third year. This material was elaborated based on the theoretical aspects of Ausubel's Significant Learning Theory.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
2022-05-20T19:12:37Z
2022-05-20
2022-05-20T19:12:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, José Francisco de. Uma proposta de um material potencialmente significativo para o estudo de física do primeiro ano do ensino técnico para os cursos de mecatrônica, eletrônica. Eletrotécnica e áreas afins. 156 f. 2019. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/810
identifier_str_mv OLIVEIRA, José Francisco de. Uma proposta de um material potencialmente significativo para o estudo de física do primeiro ano do ensino técnico para os cursos de mecatrônica, eletrônica. Eletrotécnica e áreas afins. 156 f. 2019. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron:IFAM
instname_str Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron_str IFAM
institution IFAM
reponame_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
collection Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
repository.mail.fl_str_mv cgeb@ifam.edu.br
_version_ 1810022878490394624