Um sistema robótica para promover o pensamento computacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Bruno Silva da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
Texto Completo: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/979
Resumo: Robotics is a study science that encompasses several types of processes to provoke the ability of a robot to execute a set of instructions. The teaching of this practice has become quite common in schools, as it influences and works the student's thinking on new trends and influences the same to think logically. Today a robot is able to carry out various activities, from separating items, cleaning your home and even communicating. In this context, schools have tried to adapt to stimulate students with disciplines of logical reasoning, as this requires concentration and strategy to draw a logical sequence to accomplish a task. In view of this scenario, a prototype of a robotic system was developed, composed of an open-source manipulator robot of the robotic arm type, as well as enabling children, young people and adolescents to stimulate the detection and learning of colors, computational thinking and programming logic. The results obtained with the development of the didactic robotic system were satisfactory, since collaboration in the learning of students using the robotic system was proven.
id IFAM-1_fc03388fd21ee24fb4d85464cc27f556
oai_identifier_str oai:localhost:4321/979
network_acronym_str IFAM-1
network_name_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository_id_str
spelling Um sistema robótica para promover o pensamento computacionalRobôs open-sourceArduinoRobótica educacionalSistema robótico didáticoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::CONTROLE DE PROCESSOS ELETRONICOS, RETROALIMENTACAORobotics is a study science that encompasses several types of processes to provoke the ability of a robot to execute a set of instructions. The teaching of this practice has become quite common in schools, as it influences and works the student's thinking on new trends and influences the same to think logically. Today a robot is able to carry out various activities, from separating items, cleaning your home and even communicating. In this context, schools have tried to adapt to stimulate students with disciplines of logical reasoning, as this requires concentration and strategy to draw a logical sequence to accomplish a task. In view of this scenario, a prototype of a robotic system was developed, composed of an open-source manipulator robot of the robotic arm type, as well as enabling children, young people and adolescents to stimulate the detection and learning of colors, computational thinking and programming logic. The results obtained with the development of the didactic robotic system were satisfactory, since collaboration in the learning of students using the robotic system was proven.A robótica é uma ciência de estudo que engloba vários tipos de processos para que se gere a capacidade de um robô executar um conjunto de instruções. O ensino dessa prática tem se tornado bastante comum nas escolas, pois influencia e trabalha o pensamento do estudante as novas tendências e a forma de pensar de maneira lógica. Atualmente um robô tem condições de realizar diversas atividades, desde separar itens, limpar sua casa e até comunicar-se. Nesse contexto as escolas vem procurando se adaptar para estimular os estudantes com disciplinas de raciocínio lógico, pois isso exige concentração e estratégia para se traçar uma sequência lógica para se concretizar uma tarefa. Diante deste cenário foi desenvolvido um protótipo de um sistema robótico, composto por um robô manipulador open-source do tipo braço robótico, que visa possibilitar crianças, jovens e adolescentes a estimular a detecção e aprendizagem de cores, pensamento computacional e lógica de programação. Os resultados obtidos com o desenvolvimento do sistema robótico didático foram satisfatórios, uma vez que foi comprovada a colaboração na aprendizagem dos estudantes utilizando o sistema robótico.BrasilCampus Manaus DistritoInstituto Federal do AmazonasIFAMEngenharia de Controle e AutomaçãoInstituto Federal do AmazonasIFAMEngenharia de Controle e AutomaçãoInstituto Federal do AmazonasIFAMEngenharia de Controle e AutomaçãoFrota, Vitor Bremgartner daFrota, Vitor Bremgartner daSousa, Jeanne Moreira deFernandes, Priscila SilvaCosta, Bruno Silva da2022-08-24T16:23:33Z2022-08-252022-08-24T16:23:33Z2021-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCosta. Bruno Silva da. Um sistema robótico para promover o pensamento computacional. 2021. 53 f. Monografia ( Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Distrito Industrial, Manaus, 2021.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/979porBENITTI, F. B. V. Exploring the educational potential of robotics in schools: a systematic review. Computers & Education, v. 58, n. 3, p. 978-988, 2012. CARRARA, Valdemir. Apostila de Robótica. Universidade de Braz cubas. São Paulo: Universidade Braz Cubas, 2004. 15 p.PAZOS, Fernando. Automação de Sistemas e Robótica. Disponível em: . Acesso em: 13/03/21. DÉBORA, G. Software de código aberto: o que é e quais suas vantagens. SAMBATECH. 2020. DEY, N. MUKHERJEE, A. Embedded Systems and Robotics with Open-Source Tools. Computer Science, Engineering & Technology. Boca Raton, 2016. DIAS, T. O que é Educação 4.0 e como vai mudar o modo como se aprende. Artigos, Tecnologias para educação. 2019. FILHO, W. d. (31 de julho de 2012). DESENVOLVIMENTO DE KIT DIDÁTICO DE ROBÔ MANIPULADOR. VII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, p. 8. GHIZONI, H. Desenvolvimento de Manipulador Robótico Didático Open Source Fabricado por Manufatura Aditiva. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Florianópolis, p. 83. 2018. HELENA, M. Educação 4.0: Inteligência artificial, robôs e tecnologia que mudam a forma de aprender. < https://thathi.com.br/educacao/educacao-4-0-inteligencia-artificial-robos-e-tecnologia-que-mudam-a-forma-de-aprender/> . Acesso em 03 de maio de 2021. HOFFMAN, J. Mastering Arduino. 1ª. ed. Birmingham: Packt Publishing, 2018. INTERNATIONAL FEDERATION OF ROBOTICS (IFR). Industrial Robots. Disponível em: < https://ifr.org/industrial-robots>. Acesso em: 03 fevereiro 2021. INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION (ISO). ISO 8373: Robots and robotic devices. Disponível em: <https://www.iso.org/obp/ui/#iso:std:iso:8373:ed-2:v1:en>. Acesso em: 05 dezembro 2020. JAZAR, R. N. Theory of Applied Robotics: Kinematics , Dynamics, and Control. 1ª. ed. New York: Springer, 2007. JÚNIOR, S. P. J. ; MENEZES, B. F. Protótipo de um sistema robótico industrial para utilização como equipamento didático para fins pedagógicos. IV Workshop de Micro-ondas, São Paulo, outubro, 2017. ORTOLAN, I. T. Robótica Educacional: uma experiência construtiva. Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-graduação em Ciências da Computação. Florianópolis, 2003. 52 SCHWAB, K. A Quarta Revolução Industrial. 1 ed. São Paulo: Edipro, 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2022-08-24T16:23:33Zoai:localhost:4321/979Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2022-08-24T16:23:33Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Um sistema robótica para promover o pensamento computacional
title Um sistema robótica para promover o pensamento computacional
spellingShingle Um sistema robótica para promover o pensamento computacional
Costa, Bruno Silva da
Robôs open-source
Arduino
Robótica educacional
Sistema robótico didático
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::CONTROLE DE PROCESSOS ELETRONICOS, RETROALIMENTACAO
title_short Um sistema robótica para promover o pensamento computacional
title_full Um sistema robótica para promover o pensamento computacional
title_fullStr Um sistema robótica para promover o pensamento computacional
title_full_unstemmed Um sistema robótica para promover o pensamento computacional
title_sort Um sistema robótica para promover o pensamento computacional
author Costa, Bruno Silva da
author_facet Costa, Bruno Silva da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Frota, Vitor Bremgartner da
Frota, Vitor Bremgartner da
Sousa, Jeanne Moreira de
Fernandes, Priscila Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Bruno Silva da
dc.subject.por.fl_str_mv Robôs open-source
Arduino
Robótica educacional
Sistema robótico didático
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::CONTROLE DE PROCESSOS ELETRONICOS, RETROALIMENTACAO
topic Robôs open-source
Arduino
Robótica educacional
Sistema robótico didático
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::CONTROLE DE PROCESSOS ELETRONICOS, RETROALIMENTACAO
description Robotics is a study science that encompasses several types of processes to provoke the ability of a robot to execute a set of instructions. The teaching of this practice has become quite common in schools, as it influences and works the student's thinking on new trends and influences the same to think logically. Today a robot is able to carry out various activities, from separating items, cleaning your home and even communicating. In this context, schools have tried to adapt to stimulate students with disciplines of logical reasoning, as this requires concentration and strategy to draw a logical sequence to accomplish a task. In view of this scenario, a prototype of a robotic system was developed, composed of an open-source manipulator robot of the robotic arm type, as well as enabling children, young people and adolescents to stimulate the detection and learning of colors, computational thinking and programming logic. The results obtained with the development of the didactic robotic system were satisfactory, since collaboration in the learning of students using the robotic system was proven.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-16
2022-08-24T16:23:33Z
2022-08-25
2022-08-24T16:23:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Costa. Bruno Silva da. Um sistema robótico para promover o pensamento computacional. 2021. 53 f. Monografia ( Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Distrito Industrial, Manaus, 2021.
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/979
identifier_str_mv Costa. Bruno Silva da. Um sistema robótico para promover o pensamento computacional. 2021. 53 f. Monografia ( Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Distrito Industrial, Manaus, 2021.
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv BENITTI, F. B. V. Exploring the educational potential of robotics in schools: a systematic review. Computers & Education, v. 58, n. 3, p. 978-988, 2012. CARRARA, Valdemir. Apostila de Robótica. Universidade de Braz cubas. São Paulo: Universidade Braz Cubas, 2004. 15 p.PAZOS, Fernando. Automação de Sistemas e Robótica. Disponível em: . Acesso em: 13/03/21. DÉBORA, G. Software de código aberto: o que é e quais suas vantagens. SAMBATECH. 2020. DEY, N. MUKHERJEE, A. Embedded Systems and Robotics with Open-Source Tools. Computer Science, Engineering & Technology. Boca Raton, 2016. DIAS, T. O que é Educação 4.0 e como vai mudar o modo como se aprende. Artigos, Tecnologias para educação. 2019. FILHO, W. d. (31 de julho de 2012). DESENVOLVIMENTO DE KIT DIDÁTICO DE ROBÔ MANIPULADOR. VII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, p. 8. GHIZONI, H. Desenvolvimento de Manipulador Robótico Didático Open Source Fabricado por Manufatura Aditiva. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Florianópolis, p. 83. 2018. HELENA, M. Educação 4.0: Inteligência artificial, robôs e tecnologia que mudam a forma de aprender. < https://thathi.com.br/educacao/educacao-4-0-inteligencia-artificial-robos-e-tecnologia-que-mudam-a-forma-de-aprender/> . Acesso em 03 de maio de 2021. HOFFMAN, J. Mastering Arduino. 1ª. ed. Birmingham: Packt Publishing, 2018. INTERNATIONAL FEDERATION OF ROBOTICS (IFR). Industrial Robots. Disponível em: < https://ifr.org/industrial-robots>. Acesso em: 03 fevereiro 2021. INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION (ISO). ISO 8373: Robots and robotic devices. Disponível em: <https://www.iso.org/obp/ui/#iso:std:iso:8373:ed-2:v1:en>. Acesso em: 05 dezembro 2020. JAZAR, R. N. Theory of Applied Robotics: Kinematics , Dynamics, and Control. 1ª. ed. New York: Springer, 2007. JÚNIOR, S. P. J. ; MENEZES, B. F. Protótipo de um sistema robótico industrial para utilização como equipamento didático para fins pedagógicos. IV Workshop de Micro-ondas, São Paulo, outubro, 2017. ORTOLAN, I. T. Robótica Educacional: uma experiência construtiva. Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-graduação em Ciências da Computação. Florianópolis, 2003. 52 SCHWAB, K. A Quarta Revolução Industrial. 1 ed. São Paulo: Edipro, 2016.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Distrito
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia de Controle e Automação
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia de Controle e Automação
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia de Controle e Automação
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Distrito
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia de Controle e Automação
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia de Controle e Automação
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia de Controle e Automação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron:IFAM
instname_str Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron_str IFAM
institution IFAM
reponame_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
collection Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
repository.mail.fl_str_mv cgeb@ifam.edu.br
_version_ 1810022879137366016