Evasion in Brazilian higher education: a systematic review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peron, Vanessa Demarchi
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bezerra, Renata Camacho, Pereira, Eliane Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educitec
Texto Completo: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/756
Resumo: Brazilian higher education is expanding, with new vacancies, new courses and strengthening of public and private higher education institutions. The possibility of greater access should be related to the concern about the maintenance of the students until their actual graduation. This paper proposes a systematic review of the literature with the objective of identifying the approaches brought by recent studies on the topic of " evasion in higher education". The research happened on the Science Direct, Scopus, Educa FCC. After applying the inclusion and exclusion criteria, there were 14 publications that were read in full for analysis. It presents the methodologies and instruments used to survey the main causes that lead to abandonment, the main motives identified in the national scenario and gaps and opportunities for future research are discussed.
id IFAM-2_296759bc2cb1cf42f19f32af07db45e5
oai_identifier_str oai:sistemascmc.ifam.edu.br:article/756
network_acronym_str IFAM-2
network_name_str Educitec
repository_id_str
spelling Evasion in Brazilian higher education: a systematic reviewEvasión en la enseñanza superior brasileña: una revisión sistemática: uma revisão sistemáticaCausas e monitoramento da evasão universitária no contexto brasileiro: uma revisão sistemáticaEvasão no ensino superior brasileiro: uma revisão sistemática: uma revisão sistemáticaEvasão EscolarGraduaçãoDesligamento do alunoRevisão de LiteraturaSistema de Indicadores EducacionaisSchool dropoutHigher EducacionStudent DisconnectionLiterature ReviewSystem of Educational IndicatorsGraduaciónEvasión escolarAbandono escolarGraduaçãoEvasão EscolarAbandono EscolarBrazilian higher education is expanding, with new vacancies, new courses and strengthening of public and private higher education institutions. The possibility of greater access should be related to the concern about the maintenance of the students until their actual graduation. This paper proposes a systematic review of the literature with the objective of identifying the approaches brought by recent studies on the topic of " evasion in higher education". The research happened on the Science Direct, Scopus, Educa FCC. After applying the inclusion and exclusion criteria, there were 14 publications that were read in full for analysis. It presents the methodologies and instruments used to survey the main causes that lead to abandonment, the main motives identified in the national scenario and gaps and opportunities for future research are discussed.La enseñanza superior brasileña presenta una creciente expansión, con nuevas vacantes, nuevos cursos y fortalecimiento de las instituciones de enseñanza superior públicas y privadas. La posibilidad de más acceso debe estar relacionada con la preocupación en cuanto al mantenimiento de los alumnos hasta su efectiva diplomación. En este trabajo se propone la realización de una revisión sistemática de la literatura, con el objetivo de identificar los abordajes traídos por los estudios recientes sobre la temática "evasión en la enseñanza superior". La investigación se produjo en las bases Science Direct, Scopus, Educa FCC. Después de la aplicación de los criterios de inclusión y exclusión, se llegó a 14 publicaciones que se leyeron en su totalidad para su análisis. Se presentan las metodologías e instrumentos utilizados para levantar las principales causas que llevan la desistencia, los principales motivos identificados en el escenario nacional y se discuten brechas y oportunidades de investigaciones futuras. O ensino superior brasileiro apresenta crescente expansão, com novas vagas, novos cursos e fortalecimento das instituições de ensino superior públicas e privadas. A possibilidade de mais acesso deve estar relacionada com a preocupação quanto à manutenção dos alunos até sua efetiva diplomação. A evasão universitária causa impactos negativos tanto para as instituições, como para a sociedade. Neste trabalho propõe-se a realização de uma revisão sistemática da literatura, com o objetivo de identificar as abordagens trazidas pelos estudos recentes sobre a evasão no Ensino Superior de universidades brasileiras. A pesquisa aconteceu nas bases Science Direct, Scopus, Educa FCC. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, chegou-se a 14 publicações que foram lidas na íntegra para análise. Por meio da revisão identificou-se que muitos autores sistematizam os motivos para a evasão em dimensões, sendo possível perceber quatro grupos principais. Questões relativas: ao aluno; às instituições; à carreira; e processo de estudo-aprendizagem. Os estudos evidenciam a importância do acompanhamento dos indicadores (apresentando algumas ferramentas) e a elaboração de ações de apoio ao aluno, minimizando as desistências - embora não tenha sido identificado nenhum exemplo de programa efetivo nos estudos analisados.O ensino superior brasileiro apresenta crescente expansão, com novas vagas, novos cursos e fortalecimento das instituições de ensino superior públicas e privadas. A possibilidade de mais acesso deve estar relacionada com a preocupação quanto à manutenção dos alunos até sua efetiva diplomação. Neste trabalho propõe-se a realização de uma revisão sistemática da literatura, com o objetivo de identificar as abordagens trazidas pelos estudos recentes sobre a temática “evasão no ensino superior”. A pesquisa aconteceu nas bases Science Direct, Scopus, Educa FCC. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, chegou-se a 14 publicações que foram lidas na íntegra para análise. Apresenta-se as metodologias e instrumentos utilizados para levantamento das principais causas que levam a desistência, os principais motivos identificados no cenário nacional e discutem-se lacunas e oportunidades de pesquisas futuras.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas2019-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/75610.31417/educitec.v5i11.756Educitec - Journal of Studies and Research on Technological Teaching ; Vol. 5 No. 11 (2019): Journal of Studies and Research on Technological Education - EDUCITECEducitec - Revista de Estudios e Investigación sobre Enseñanza Tecnológica; Vol. 5 Núm. 11 (2019): Revista de Estudios e Investigaciones en Educación Tecnológica - EDUCITECEducitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico; v. 5 n. 11 (2019): Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico - EDUCITEC2446-774X10.31417/educitec.v5i11reponame:Educitecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)instacron:IFAMporhttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/756/295Peron, Vanessa DemarchiBezerra, Renata CamachoPereira, Eliane Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-25T17:17:15Zoai:sistemascmc.ifam.edu.br:article/756Revistahttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitecPUBhttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/oaieducitec.revista@ifam.edu.brhttps://doi.org/10.314172446-774X2446-774Xopendoar:2022-10-25T17:17:15Educitec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Evasion in Brazilian higher education: a systematic review
Evasión en la enseñanza superior brasileña: una revisión sistemática: uma revisão sistemática
Causas e monitoramento da evasão universitária no contexto brasileiro: uma revisão sistemática
Evasão no ensino superior brasileiro: uma revisão sistemática: uma revisão sistemática
title Evasion in Brazilian higher education: a systematic review
spellingShingle Evasion in Brazilian higher education: a systematic review
Peron, Vanessa Demarchi
Evasão Escolar
Graduação
Desligamento do aluno
Revisão de Literatura
Sistema de Indicadores Educacionais
School dropout
Higher Educacion
Student Disconnection
Literature Review
System of Educational Indicators
Graduación
Evasión escolar
Abandono escolar
Graduação
Evasão Escolar
Abandono Escolar
title_short Evasion in Brazilian higher education: a systematic review
title_full Evasion in Brazilian higher education: a systematic review
title_fullStr Evasion in Brazilian higher education: a systematic review
title_full_unstemmed Evasion in Brazilian higher education: a systematic review
title_sort Evasion in Brazilian higher education: a systematic review
author Peron, Vanessa Demarchi
author_facet Peron, Vanessa Demarchi
Bezerra, Renata Camacho
Pereira, Eliane Nascimento
author_role author
author2 Bezerra, Renata Camacho
Pereira, Eliane Nascimento
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peron, Vanessa Demarchi
Bezerra, Renata Camacho
Pereira, Eliane Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão Escolar
Graduação
Desligamento do aluno
Revisão de Literatura
Sistema de Indicadores Educacionais
School dropout
Higher Educacion
Student Disconnection
Literature Review
System of Educational Indicators
Graduación
Evasión escolar
Abandono escolar
Graduação
Evasão Escolar
Abandono Escolar
topic Evasão Escolar
Graduação
Desligamento do aluno
Revisão de Literatura
Sistema de Indicadores Educacionais
School dropout
Higher Educacion
Student Disconnection
Literature Review
System of Educational Indicators
Graduación
Evasión escolar
Abandono escolar
Graduação
Evasão Escolar
Abandono Escolar
description Brazilian higher education is expanding, with new vacancies, new courses and strengthening of public and private higher education institutions. The possibility of greater access should be related to the concern about the maintenance of the students until their actual graduation. This paper proposes a systematic review of the literature with the objective of identifying the approaches brought by recent studies on the topic of " evasion in higher education". The research happened on the Science Direct, Scopus, Educa FCC. After applying the inclusion and exclusion criteria, there were 14 publications that were read in full for analysis. It presents the methodologies and instruments used to survey the main causes that lead to abandonment, the main motives identified in the national scenario and gaps and opportunities for future research are discussed.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/756
10.31417/educitec.v5i11.756
url https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/756
identifier_str_mv 10.31417/educitec.v5i11.756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/756/295
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv Educitec - Journal of Studies and Research on Technological Teaching ; Vol. 5 No. 11 (2019): Journal of Studies and Research on Technological Education - EDUCITEC
Educitec - Revista de Estudios e Investigación sobre Enseñanza Tecnológica; Vol. 5 Núm. 11 (2019): Revista de Estudios e Investigaciones en Educación Tecnológica - EDUCITEC
Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico; v. 5 n. 11 (2019): Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico - EDUCITEC
2446-774X
10.31417/educitec.v5i11
reponame:Educitec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)
instacron:IFAM
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)
instacron_str IFAM
institution IFAM
reponame_str Educitec
collection Educitec
repository.name.fl_str_mv Educitec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)
repository.mail.fl_str_mv educitec.revista@ifam.edu.br
_version_ 1797048000265060352