Evasion in Brazilian higher education: a systematic review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educitec |
Texto Completo: | https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/756 |
Resumo: | Brazilian higher education is expanding, with new vacancies, new courses and strengthening of public and private higher education institutions. The possibility of greater access should be related to the concern about the maintenance of the students until their actual graduation. This paper proposes a systematic review of the literature with the objective of identifying the approaches brought by recent studies on the topic of " evasion in higher education". The research happened on the Science Direct, Scopus, Educa FCC. After applying the inclusion and exclusion criteria, there were 14 publications that were read in full for analysis. It presents the methodologies and instruments used to survey the main causes that lead to abandonment, the main motives identified in the national scenario and gaps and opportunities for future research are discussed. |
id |
IFAM-2_296759bc2cb1cf42f19f32af07db45e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sistemascmc.ifam.edu.br:article/756 |
network_acronym_str |
IFAM-2 |
network_name_str |
Educitec |
repository_id_str |
|
spelling |
Evasion in Brazilian higher education: a systematic reviewEvasión en la enseñanza superior brasileña: una revisión sistemática: uma revisão sistemáticaCausas e monitoramento da evasão universitária no contexto brasileiro: uma revisão sistemáticaEvasão no ensino superior brasileiro: uma revisão sistemática: uma revisão sistemáticaEvasão EscolarGraduaçãoDesligamento do alunoRevisão de LiteraturaSistema de Indicadores EducacionaisSchool dropoutHigher EducacionStudent DisconnectionLiterature ReviewSystem of Educational IndicatorsGraduaciónEvasión escolarAbandono escolarGraduaçãoEvasão EscolarAbandono EscolarBrazilian higher education is expanding, with new vacancies, new courses and strengthening of public and private higher education institutions. The possibility of greater access should be related to the concern about the maintenance of the students until their actual graduation. This paper proposes a systematic review of the literature with the objective of identifying the approaches brought by recent studies on the topic of " evasion in higher education". The research happened on the Science Direct, Scopus, Educa FCC. After applying the inclusion and exclusion criteria, there were 14 publications that were read in full for analysis. It presents the methodologies and instruments used to survey the main causes that lead to abandonment, the main motives identified in the national scenario and gaps and opportunities for future research are discussed.La enseñanza superior brasileña presenta una creciente expansión, con nuevas vacantes, nuevos cursos y fortalecimiento de las instituciones de enseñanza superior públicas y privadas. La posibilidad de más acceso debe estar relacionada con la preocupación en cuanto al mantenimiento de los alumnos hasta su efectiva diplomación. En este trabajo se propone la realización de una revisión sistemática de la literatura, con el objetivo de identificar los abordajes traídos por los estudios recientes sobre la temática "evasión en la enseñanza superior". La investigación se produjo en las bases Science Direct, Scopus, Educa FCC. Después de la aplicación de los criterios de inclusión y exclusión, se llegó a 14 publicaciones que se leyeron en su totalidad para su análisis. Se presentan las metodologías e instrumentos utilizados para levantar las principales causas que llevan la desistencia, los principales motivos identificados en el escenario nacional y se discuten brechas y oportunidades de investigaciones futuras. O ensino superior brasileiro apresenta crescente expansão, com novas vagas, novos cursos e fortalecimento das instituições de ensino superior públicas e privadas. A possibilidade de mais acesso deve estar relacionada com a preocupação quanto à manutenção dos alunos até sua efetiva diplomação. A evasão universitária causa impactos negativos tanto para as instituições, como para a sociedade. Neste trabalho propõe-se a realização de uma revisão sistemática da literatura, com o objetivo de identificar as abordagens trazidas pelos estudos recentes sobre a evasão no Ensino Superior de universidades brasileiras. A pesquisa aconteceu nas bases Science Direct, Scopus, Educa FCC. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, chegou-se a 14 publicações que foram lidas na íntegra para análise. Por meio da revisão identificou-se que muitos autores sistematizam os motivos para a evasão em dimensões, sendo possível perceber quatro grupos principais. Questões relativas: ao aluno; às instituições; à carreira; e processo de estudo-aprendizagem. Os estudos evidenciam a importância do acompanhamento dos indicadores (apresentando algumas ferramentas) e a elaboração de ações de apoio ao aluno, minimizando as desistências - embora não tenha sido identificado nenhum exemplo de programa efetivo nos estudos analisados.O ensino superior brasileiro apresenta crescente expansão, com novas vagas, novos cursos e fortalecimento das instituições de ensino superior públicas e privadas. A possibilidade de mais acesso deve estar relacionada com a preocupação quanto à manutenção dos alunos até sua efetiva diplomação. Neste trabalho propõe-se a realização de uma revisão sistemática da literatura, com o objetivo de identificar as abordagens trazidas pelos estudos recentes sobre a temática “evasão no ensino superior”. A pesquisa aconteceu nas bases Science Direct, Scopus, Educa FCC. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, chegou-se a 14 publicações que foram lidas na íntegra para análise. Apresenta-se as metodologias e instrumentos utilizados para levantamento das principais causas que levam a desistência, os principais motivos identificados no cenário nacional e discutem-se lacunas e oportunidades de pesquisas futuras.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas2019-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/75610.31417/educitec.v5i11.756Educitec - Journal of Studies and Research on Technological Teaching ; Vol. 5 No. 11 (2019): Journal of Studies and Research on Technological Education - EDUCITECEducitec - Revista de Estudios e Investigación sobre Enseñanza Tecnológica; Vol. 5 Núm. 11 (2019): Revista de Estudios e Investigaciones en Educación Tecnológica - EDUCITECEducitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico; v. 5 n. 11 (2019): Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico - EDUCITEC2446-774X10.31417/educitec.v5i11reponame:Educitecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)instacron:IFAMporhttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/756/295Peron, Vanessa DemarchiBezerra, Renata CamachoPereira, Eliane Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-25T17:17:15Zoai:sistemascmc.ifam.edu.br:article/756Revistahttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitecPUBhttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/oaieducitec.revista@ifam.edu.brhttps://doi.org/10.314172446-774X2446-774Xopendoar:2022-10-25T17:17:15Educitec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evasion in Brazilian higher education: a systematic review Evasión en la enseñanza superior brasileña: una revisión sistemática: uma revisão sistemática Causas e monitoramento da evasão universitária no contexto brasileiro: uma revisão sistemática Evasão no ensino superior brasileiro: uma revisão sistemática: uma revisão sistemática |
title |
Evasion in Brazilian higher education: a systematic review |
spellingShingle |
Evasion in Brazilian higher education: a systematic review Peron, Vanessa Demarchi Evasão Escolar Graduação Desligamento do aluno Revisão de Literatura Sistema de Indicadores Educacionais School dropout Higher Educacion Student Disconnection Literature Review System of Educational Indicators Graduación Evasión escolar Abandono escolar Graduação Evasão Escolar Abandono Escolar |
title_short |
Evasion in Brazilian higher education: a systematic review |
title_full |
Evasion in Brazilian higher education: a systematic review |
title_fullStr |
Evasion in Brazilian higher education: a systematic review |
title_full_unstemmed |
Evasion in Brazilian higher education: a systematic review |
title_sort |
Evasion in Brazilian higher education: a systematic review |
author |
Peron, Vanessa Demarchi |
author_facet |
Peron, Vanessa Demarchi Bezerra, Renata Camacho Pereira, Eliane Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Bezerra, Renata Camacho Pereira, Eliane Nascimento |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peron, Vanessa Demarchi Bezerra, Renata Camacho Pereira, Eliane Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evasão Escolar Graduação Desligamento do aluno Revisão de Literatura Sistema de Indicadores Educacionais School dropout Higher Educacion Student Disconnection Literature Review System of Educational Indicators Graduación Evasión escolar Abandono escolar Graduação Evasão Escolar Abandono Escolar |
topic |
Evasão Escolar Graduação Desligamento do aluno Revisão de Literatura Sistema de Indicadores Educacionais School dropout Higher Educacion Student Disconnection Literature Review System of Educational Indicators Graduación Evasión escolar Abandono escolar Graduação Evasão Escolar Abandono Escolar |
description |
Brazilian higher education is expanding, with new vacancies, new courses and strengthening of public and private higher education institutions. The possibility of greater access should be related to the concern about the maintenance of the students until their actual graduation. This paper proposes a systematic review of the literature with the objective of identifying the approaches brought by recent studies on the topic of " evasion in higher education". The research happened on the Science Direct, Scopus, Educa FCC. After applying the inclusion and exclusion criteria, there were 14 publications that were read in full for analysis. It presents the methodologies and instruments used to survey the main causes that lead to abandonment, the main motives identified in the national scenario and gaps and opportunities for future research are discussed. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/756 10.31417/educitec.v5i11.756 |
url |
https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/756 |
identifier_str_mv |
10.31417/educitec.v5i11.756 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/756/295 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educitec - Journal of Studies and Research on Technological Teaching ; Vol. 5 No. 11 (2019): Journal of Studies and Research on Technological Education - EDUCITEC Educitec - Revista de Estudios e Investigación sobre Enseñanza Tecnológica; Vol. 5 Núm. 11 (2019): Revista de Estudios e Investigaciones en Educación Tecnológica - EDUCITEC Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico; v. 5 n. 11 (2019): Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico - EDUCITEC 2446-774X 10.31417/educitec.v5i11 reponame:Educitec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) instacron:IFAM |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) |
instacron_str |
IFAM |
institution |
IFAM |
reponame_str |
Educitec |
collection |
Educitec |
repository.name.fl_str_mv |
Educitec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educitec.revista@ifam.edu.br |
_version_ |
1797048000265060352 |