Tecnologia assistiva: a importância dos leitores de tela e sua utilização na educação para as pessoas com deficiência visual e vidente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUCAS, Maria Luciene de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Instituto Federal do Amapá
Texto Completo: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/321
Resumo: Seeking digital inclusion in times of remote education is about valuing life, encouraging education and socialization in the digital world. The desires of the visually impaired person for rehabilitation or adaptation to use these digital technologies accessible in everyday life, are constant. This paper presents a discussion about visual impairment, focusing on aspects related to digital inclusion, as well as accessibility of NVDA (Non Visual Desktop Access) screen readers software for Windows and Talkback on the Android system, in education. To this end, a bibliographic search was made on this theme, bringing its functionality, use and installation. Reading brought a reflection on the knowledge of these tools, as well as their importance for people with visual impairments and psychics. Seeking to contribute to the social formation of the individual in society. The suggestion of this research contributes to the widespread dissemination of these screen readers, taking into account their free and accessible access.
id IFAP-2_60eca4d22ac11fbc74b8954b689b6480
oai_identifier_str oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix/321
network_acronym_str IFAP-2
network_name_str Repositório do Instituto Federal do Amapá
repository_id_str
spelling Tecnologia assistiva: a importância dos leitores de tela e sua utilização na educação para as pessoas com deficiência visual e videnteTecnologia assistivaPessoa com deficiência visualTalkBack - leitor de telaNVDA - leitor de telaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALSeeking digital inclusion in times of remote education is about valuing life, encouraging education and socialization in the digital world. The desires of the visually impaired person for rehabilitation or adaptation to use these digital technologies accessible in everyday life, are constant. This paper presents a discussion about visual impairment, focusing on aspects related to digital inclusion, as well as accessibility of NVDA (Non Visual Desktop Access) screen readers software for Windows and Talkback on the Android system, in education. To this end, a bibliographic search was made on this theme, bringing its functionality, use and installation. Reading brought a reflection on the knowledge of these tools, as well as their importance for people with visual impairments and psychics. Seeking to contribute to the social formation of the individual in society. The suggestion of this research contributes to the widespread dissemination of these screen readers, taking into account their free and accessible access.Buscar a inclusão digital em tempos de ensino remoto diz respeito a valorização da vida, incentivo a educação e socialização no mundo digital. Os anseios da pessoa deficiente visual pela reabilitação ou adaptação para usar estas tecnologias digitais acessíveis no cotidiano, são constantes. O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a deficiência visual, enfocando aspectos relacionados à inclusão digital, bem como, acessibilidade de softwares leitores de tela NVDA (Non Visual Desktop Access) para Windows e Talkback no sistema Android, na educação. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre esta temática trazendo sua funcionalidade, utilização e instalação. A leitura trouxe uma reflexão diante do conhecimento destas ferramentas, assim como sua importância para as pessoas com deficiência visual e videntes. Buscando contribuir para formação social do indíviduo na sociedade. A sugestão desta pesquisa contribui para uma ampla divulgação destes leitores de tela, tendo em consideração sua gratuidade e acessibilidade.Instituto Federal do AmapáBrasilLicenciatura em Formação Pedagógica - EADIFAPBRITO, José Cesar Fariashttp://lattes.cnpq.br/3737864225426162RODRIGUÊS, Efigênia das Neves Barbosahttp://lattes.cnpq.br/9534801323858553LUCAS, Maria Luciene de Oliveira2021-06-15T16:15:55Z2021-06-152021-06-15T16:15:55Z2021-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLUCAS, Maria Luciene de Oliveira. Tecnologia assistiva: a importância dos leitores de tela e sua utilização na educação para as pessoas com deficiência visual e vidente. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Pedagógica) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/321porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Instituto Federal do Amapáinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)instacron:IFAP2021-06-15T16:15:55Zoai:repositorio.ifap.edu.br:prefix/321Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifap.edu.br/oai/requestsuzana.cardoso@ifap.edu.bropendoar:2021-06-15T16:15:55Repositório do Instituto Federal do Amapá - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia assistiva: a importância dos leitores de tela e sua utilização na educação para as pessoas com deficiência visual e vidente
title Tecnologia assistiva: a importância dos leitores de tela e sua utilização na educação para as pessoas com deficiência visual e vidente
spellingShingle Tecnologia assistiva: a importância dos leitores de tela e sua utilização na educação para as pessoas com deficiência visual e vidente
LUCAS, Maria Luciene de Oliveira
Tecnologia assistiva
Pessoa com deficiência visual
TalkBack - leitor de tela
NVDA - leitor de tela
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Tecnologia assistiva: a importância dos leitores de tela e sua utilização na educação para as pessoas com deficiência visual e vidente
title_full Tecnologia assistiva: a importância dos leitores de tela e sua utilização na educação para as pessoas com deficiência visual e vidente
title_fullStr Tecnologia assistiva: a importância dos leitores de tela e sua utilização na educação para as pessoas com deficiência visual e vidente
title_full_unstemmed Tecnologia assistiva: a importância dos leitores de tela e sua utilização na educação para as pessoas com deficiência visual e vidente
title_sort Tecnologia assistiva: a importância dos leitores de tela e sua utilização na educação para as pessoas com deficiência visual e vidente
author LUCAS, Maria Luciene de Oliveira
author_facet LUCAS, Maria Luciene de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BRITO, José Cesar Farias
http://lattes.cnpq.br/3737864225426162
RODRIGUÊS, Efigênia das Neves Barbosa
http://lattes.cnpq.br/9534801323858553
dc.contributor.author.fl_str_mv LUCAS, Maria Luciene de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia assistiva
Pessoa com deficiência visual
TalkBack - leitor de tela
NVDA - leitor de tela
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
topic Tecnologia assistiva
Pessoa com deficiência visual
TalkBack - leitor de tela
NVDA - leitor de tela
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
description Seeking digital inclusion in times of remote education is about valuing life, encouraging education and socialization in the digital world. The desires of the visually impaired person for rehabilitation or adaptation to use these digital technologies accessible in everyday life, are constant. This paper presents a discussion about visual impairment, focusing on aspects related to digital inclusion, as well as accessibility of NVDA (Non Visual Desktop Access) screen readers software for Windows and Talkback on the Android system, in education. To this end, a bibliographic search was made on this theme, bringing its functionality, use and installation. Reading brought a reflection on the knowledge of these tools, as well as their importance for people with visual impairments and psychics. Seeking to contribute to the social formation of the individual in society. The suggestion of this research contributes to the widespread dissemination of these screen readers, taking into account their free and accessible access.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-15T16:15:55Z
2021-06-15
2021-06-15T16:15:55Z
2021-05-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LUCAS, Maria Luciene de Oliveira. Tecnologia assistiva: a importância dos leitores de tela e sua utilização na educação para as pessoas com deficiência visual e vidente. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Pedagógica) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.
http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/321
identifier_str_mv LUCAS, Maria Luciene de Oliveira. Tecnologia assistiva: a importância dos leitores de tela e sua utilização na educação para as pessoas com deficiência visual e vidente. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Pedagógica) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.
url http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Amapá
Brasil
Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD
IFAP
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Amapá
Brasil
Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD
IFAP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Instituto Federal do Amapá
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)
instacron:IFAP
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)
instacron_str IFAP
institution IFAP
reponame_str Repositório do Instituto Federal do Amapá
collection Repositório do Instituto Federal do Amapá
repository.name.fl_str_mv Repositório do Instituto Federal do Amapá - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)
repository.mail.fl_str_mv suzana.cardoso@ifap.edu.br
_version_ 1798311981176848384