Tecnologia assistiva: a importância dos leitores de tela e sua utilização na educação para as pessoas com deficiência visual e vidente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório do Instituto Federal do Amapá |
Texto Completo: | http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/321 |
Resumo: | Seeking digital inclusion in times of remote education is about valuing life, encouraging education and socialization in the digital world. The desires of the visually impaired person for rehabilitation or adaptation to use these digital technologies accessible in everyday life, are constant. This paper presents a discussion about visual impairment, focusing on aspects related to digital inclusion, as well as accessibility of NVDA (Non Visual Desktop Access) screen readers software for Windows and Talkback on the Android system, in education. To this end, a bibliographic search was made on this theme, bringing its functionality, use and installation. Reading brought a reflection on the knowledge of these tools, as well as their importance for people with visual impairments and psychics. Seeking to contribute to the social formation of the individual in society. The suggestion of this research contributes to the widespread dissemination of these screen readers, taking into account their free and accessible access. |
id |
IFAP-2_60eca4d22ac11fbc74b8954b689b6480 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix/321 |
network_acronym_str |
IFAP-2 |
network_name_str |
Repositório do Instituto Federal do Amapá |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologia assistiva: a importância dos leitores de tela e sua utilização na educação para as pessoas com deficiência visual e videnteTecnologia assistivaPessoa com deficiência visualTalkBack - leitor de telaNVDA - leitor de telaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALSeeking digital inclusion in times of remote education is about valuing life, encouraging education and socialization in the digital world. The desires of the visually impaired person for rehabilitation or adaptation to use these digital technologies accessible in everyday life, are constant. This paper presents a discussion about visual impairment, focusing on aspects related to digital inclusion, as well as accessibility of NVDA (Non Visual Desktop Access) screen readers software for Windows and Talkback on the Android system, in education. To this end, a bibliographic search was made on this theme, bringing its functionality, use and installation. Reading brought a reflection on the knowledge of these tools, as well as their importance for people with visual impairments and psychics. Seeking to contribute to the social formation of the individual in society. The suggestion of this research contributes to the widespread dissemination of these screen readers, taking into account their free and accessible access.Buscar a inclusão digital em tempos de ensino remoto diz respeito a valorização da vida, incentivo a educação e socialização no mundo digital. Os anseios da pessoa deficiente visual pela reabilitação ou adaptação para usar estas tecnologias digitais acessíveis no cotidiano, são constantes. O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a deficiência visual, enfocando aspectos relacionados à inclusão digital, bem como, acessibilidade de softwares leitores de tela NVDA (Non Visual Desktop Access) para Windows e Talkback no sistema Android, na educação. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre esta temática trazendo sua funcionalidade, utilização e instalação. A leitura trouxe uma reflexão diante do conhecimento destas ferramentas, assim como sua importância para as pessoas com deficiência visual e videntes. Buscando contribuir para formação social do indíviduo na sociedade. A sugestão desta pesquisa contribui para uma ampla divulgação destes leitores de tela, tendo em consideração sua gratuidade e acessibilidade.Instituto Federal do AmapáBrasilLicenciatura em Formação Pedagógica - EADIFAPBRITO, José Cesar Fariashttp://lattes.cnpq.br/3737864225426162RODRIGUÊS, Efigênia das Neves Barbosahttp://lattes.cnpq.br/9534801323858553LUCAS, Maria Luciene de Oliveira2021-06-15T16:15:55Z2021-06-152021-06-15T16:15:55Z2021-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLUCAS, Maria Luciene de Oliveira. Tecnologia assistiva: a importância dos leitores de tela e sua utilização na educação para as pessoas com deficiência visual e vidente. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Pedagógica) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/321porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Instituto Federal do Amapáinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)instacron:IFAP2021-06-15T16:15:55Zoai:repositorio.ifap.edu.br:prefix/321Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifap.edu.br/oai/requestsuzana.cardoso@ifap.edu.bropendoar:2021-06-15T16:15:55Repositório do Instituto Federal do Amapá - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia assistiva: a importância dos leitores de tela e sua utilização na educação para as pessoas com deficiência visual e vidente |
title |
Tecnologia assistiva: a importância dos leitores de tela e sua utilização na educação para as pessoas com deficiência visual e vidente |
spellingShingle |
Tecnologia assistiva: a importância dos leitores de tela e sua utilização na educação para as pessoas com deficiência visual e vidente LUCAS, Maria Luciene de Oliveira Tecnologia assistiva Pessoa com deficiência visual TalkBack - leitor de tela NVDA - leitor de tela CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
Tecnologia assistiva: a importância dos leitores de tela e sua utilização na educação para as pessoas com deficiência visual e vidente |
title_full |
Tecnologia assistiva: a importância dos leitores de tela e sua utilização na educação para as pessoas com deficiência visual e vidente |
title_fullStr |
Tecnologia assistiva: a importância dos leitores de tela e sua utilização na educação para as pessoas com deficiência visual e vidente |
title_full_unstemmed |
Tecnologia assistiva: a importância dos leitores de tela e sua utilização na educação para as pessoas com deficiência visual e vidente |
title_sort |
Tecnologia assistiva: a importância dos leitores de tela e sua utilização na educação para as pessoas com deficiência visual e vidente |
author |
LUCAS, Maria Luciene de Oliveira |
author_facet |
LUCAS, Maria Luciene de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
BRITO, José Cesar Farias http://lattes.cnpq.br/3737864225426162 RODRIGUÊS, Efigênia das Neves Barbosa http://lattes.cnpq.br/9534801323858553 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LUCAS, Maria Luciene de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia assistiva Pessoa com deficiência visual TalkBack - leitor de tela NVDA - leitor de tela CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
topic |
Tecnologia assistiva Pessoa com deficiência visual TalkBack - leitor de tela NVDA - leitor de tela CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
Seeking digital inclusion in times of remote education is about valuing life, encouraging education and socialization in the digital world. The desires of the visually impaired person for rehabilitation or adaptation to use these digital technologies accessible in everyday life, are constant. This paper presents a discussion about visual impairment, focusing on aspects related to digital inclusion, as well as accessibility of NVDA (Non Visual Desktop Access) screen readers software for Windows and Talkback on the Android system, in education. To this end, a bibliographic search was made on this theme, bringing its functionality, use and installation. Reading brought a reflection on the knowledge of these tools, as well as their importance for people with visual impairments and psychics. Seeking to contribute to the social formation of the individual in society. The suggestion of this research contributes to the widespread dissemination of these screen readers, taking into account their free and accessible access. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-15T16:15:55Z 2021-06-15 2021-06-15T16:15:55Z 2021-05-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LUCAS, Maria Luciene de Oliveira. Tecnologia assistiva: a importância dos leitores de tela e sua utilização na educação para as pessoas com deficiência visual e vidente. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Pedagógica) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021. http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/321 |
identifier_str_mv |
LUCAS, Maria Luciene de Oliveira. Tecnologia assistiva: a importância dos leitores de tela e sua utilização na educação para as pessoas com deficiência visual e vidente. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Pedagógica) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021. |
url |
http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Amapá Brasil Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD IFAP |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Amapá Brasil Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD IFAP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório do Instituto Federal do Amapá instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) instacron:IFAP |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) |
instacron_str |
IFAP |
institution |
IFAP |
reponame_str |
Repositório do Instituto Federal do Amapá |
collection |
Repositório do Instituto Federal do Amapá |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório do Instituto Federal do Amapá - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
suzana.cardoso@ifap.edu.br |
_version_ |
1798311981176848384 |