Docência no componente curricular de empreendedorismo: a educação profissional numa perspectiva de aprendizagem empreendedora pela escola remota Joaquim Nabuco no extremo norte do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório do Instituto Federal do Amapá |
Texto Completo: | http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/386 |
Resumo: | The theme of this work starts from the importance of the Entrepreneurship Curricular Component of entrepreneurship: Professional Education in an entrepreneurial learning perspective by the Joaquim Nabuco remote school in the extreme north of Brazil, the importance of inserting the discipline in technical courses, having in the context of education entrepreneurial, evidencing the need for an attitude to achieve the expected performance. Entrepreneurship is fundamental to the company's success. Through it, a spontaneously creative center can be created in the organization, generating quick, constant and functional solutions for these organizations. In Brazil it started to develop in the 90's and has a continuous evolution. Students must know and position themselves in relation to the contents aborted by the discipline of entrepreneurship in the classroom with a vision of the future, being able to identify opportunities and transform them into knowledge. Thus, the objective of the work is to identify the importance of entrepreneurial education. To achieve this goal, bibliographic research and an account of the experience in the classroom at Joaquim Nabuco school were carried out. |
id |
IFAP-2_f73c159a24f55a9cc0567bf776834b43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix/386 |
network_acronym_str |
IFAP-2 |
network_name_str |
Repositório do Instituto Federal do Amapá |
repository_id_str |
|
spelling |
Docência no componente curricular de empreendedorismo: a educação profissional numa perspectiva de aprendizagem empreendedora pela escola remota Joaquim Nabuco no extremo norte do BrasilEducação empreendedoraEmpreendedorismo - docênciaComponente curricularCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThe theme of this work starts from the importance of the Entrepreneurship Curricular Component of entrepreneurship: Professional Education in an entrepreneurial learning perspective by the Joaquim Nabuco remote school in the extreme north of Brazil, the importance of inserting the discipline in technical courses, having in the context of education entrepreneurial, evidencing the need for an attitude to achieve the expected performance. Entrepreneurship is fundamental to the company's success. Through it, a spontaneously creative center can be created in the organization, generating quick, constant and functional solutions for these organizations. In Brazil it started to develop in the 90's and has a continuous evolution. Students must know and position themselves in relation to the contents aborted by the discipline of entrepreneurship in the classroom with a vision of the future, being able to identify opportunities and transform them into knowledge. Thus, the objective of the work is to identify the importance of entrepreneurial education. To achieve this goal, bibliographic research and an account of the experience in the classroom at Joaquim Nabuco school were carried out.O tema do presente trabalho parte da importância do Componente Curricular de Empreendedorismo do empreendedorismo: a Educação Profissional numa perspectiva de aprendizagem empreendedora pela escola remota Joaquim Nabuco no extremo norte do Brasil, a importância de inserir a disciplina nos cursos técnicos, tendo no contexto a educação empreendedora, evidenciando a necessidade de uma atitude empreendedora para atingir o desempenho esperado. O empreendedorismo é fundamental para o sucesso da empresa. Através do mesmo pode-se criar na organização um centro espontaneamente criativo, gerando soluções rápidas, constantes e funcionais a estas organizações. No Brasil começou a se desenvolver na década de 90 e possui uma evolução contínua. Os alunos devem conhecer e se posicionar com relação aos conteúdos abortados pela disciplina de empreendedorismo na sala de aula com visão de futuro, sendo capazes de identificar as oportunidades e transformá-las conhecimento. Com isso, o objetivo do trabalho é identificar a importância da educação empreendedora. Para atingir esse objetivo, foi realizado pesquisa bibliográfica e um relato da experiência na sala de aula na escola Joaquim Nabuco.Instituto Federal do AmapáInstituto Federal do AmapáBrasilLicenciatura em Formação Pedagógica - EADIFAPBRITO, José Cesar Fariashttp://lattes.cnpq.br/3737864225426162RODRIGUES, Efigênia das Neves Barbosahttp://lattes.cnpq.br/9534801323858553SOUZA, Waldeisy Silva de2021-08-19T22:44:08Z2021-08-192021-08-19T22:44:08Z2021-05-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSOUZA, Waldeisy Silva de. Docência no componente curricular de empreendedorismo: a educação profissional numa perspectiva de aprendizagem empreendedora pela escola remota Joaquim Nabuco no extremo norte do Brasil. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Pedagógica) - Instituto Federal do Amapá, Oiapoque, AP, 2021.http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/386porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Instituto Federal do Amapáinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)instacron:IFAP2021-08-19T22:44:08Zoai:repositorio.ifap.edu.br:prefix/386Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifap.edu.br/oai/requestsuzana.cardoso@ifap.edu.bropendoar:2021-08-19T22:44:08Repositório do Instituto Federal do Amapá - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docência no componente curricular de empreendedorismo: a educação profissional numa perspectiva de aprendizagem empreendedora pela escola remota Joaquim Nabuco no extremo norte do Brasil |
title |
Docência no componente curricular de empreendedorismo: a educação profissional numa perspectiva de aprendizagem empreendedora pela escola remota Joaquim Nabuco no extremo norte do Brasil |
spellingShingle |
Docência no componente curricular de empreendedorismo: a educação profissional numa perspectiva de aprendizagem empreendedora pela escola remota Joaquim Nabuco no extremo norte do Brasil SOUZA, Waldeisy Silva de Educação empreendedora Empreendedorismo - docência Componente curricular CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Docência no componente curricular de empreendedorismo: a educação profissional numa perspectiva de aprendizagem empreendedora pela escola remota Joaquim Nabuco no extremo norte do Brasil |
title_full |
Docência no componente curricular de empreendedorismo: a educação profissional numa perspectiva de aprendizagem empreendedora pela escola remota Joaquim Nabuco no extremo norte do Brasil |
title_fullStr |
Docência no componente curricular de empreendedorismo: a educação profissional numa perspectiva de aprendizagem empreendedora pela escola remota Joaquim Nabuco no extremo norte do Brasil |
title_full_unstemmed |
Docência no componente curricular de empreendedorismo: a educação profissional numa perspectiva de aprendizagem empreendedora pela escola remota Joaquim Nabuco no extremo norte do Brasil |
title_sort |
Docência no componente curricular de empreendedorismo: a educação profissional numa perspectiva de aprendizagem empreendedora pela escola remota Joaquim Nabuco no extremo norte do Brasil |
author |
SOUZA, Waldeisy Silva de |
author_facet |
SOUZA, Waldeisy Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
BRITO, José Cesar Farias http://lattes.cnpq.br/3737864225426162 RODRIGUES, Efigênia das Neves Barbosa http://lattes.cnpq.br/9534801323858553 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Waldeisy Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação empreendedora Empreendedorismo - docência Componente curricular CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação empreendedora Empreendedorismo - docência Componente curricular CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The theme of this work starts from the importance of the Entrepreneurship Curricular Component of entrepreneurship: Professional Education in an entrepreneurial learning perspective by the Joaquim Nabuco remote school in the extreme north of Brazil, the importance of inserting the discipline in technical courses, having in the context of education entrepreneurial, evidencing the need for an attitude to achieve the expected performance. Entrepreneurship is fundamental to the company's success. Through it, a spontaneously creative center can be created in the organization, generating quick, constant and functional solutions for these organizations. In Brazil it started to develop in the 90's and has a continuous evolution. Students must know and position themselves in relation to the contents aborted by the discipline of entrepreneurship in the classroom with a vision of the future, being able to identify opportunities and transform them into knowledge. Thus, the objective of the work is to identify the importance of entrepreneurial education. To achieve this goal, bibliographic research and an account of the experience in the classroom at Joaquim Nabuco school were carried out. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-19T22:44:08Z 2021-08-19 2021-08-19T22:44:08Z 2021-05-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Waldeisy Silva de. Docência no componente curricular de empreendedorismo: a educação profissional numa perspectiva de aprendizagem empreendedora pela escola remota Joaquim Nabuco no extremo norte do Brasil. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Pedagógica) - Instituto Federal do Amapá, Oiapoque, AP, 2021. http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/386 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Waldeisy Silva de. Docência no componente curricular de empreendedorismo: a educação profissional numa perspectiva de aprendizagem empreendedora pela escola remota Joaquim Nabuco no extremo norte do Brasil. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Pedagógica) - Instituto Federal do Amapá, Oiapoque, AP, 2021. |
url |
http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/386 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Amapá Brasil Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD IFAP |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Amapá Brasil Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD IFAP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório do Instituto Federal do Amapá instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) instacron:IFAP |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) |
instacron_str |
IFAP |
institution |
IFAP |
reponame_str |
Repositório do Instituto Federal do Amapá |
collection |
Repositório do Instituto Federal do Amapá |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório do Instituto Federal do Amapá - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
suzana.cardoso@ifap.edu.br |
_version_ |
1798311981520781312 |