Tecnologias, Informação, Saúde e Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Caroline Dias Paim de Souza (Org)
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santana, Eneida (Org), Carneiro, Tereza Kelly Gomes (Org)
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IFBA
Texto Completo: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/144
Resumo: .
id IFBA-1_1561ee9c477074dd1a59728346e665fe
oai_identifier_str oai:repositorio.ifba.edu.br:123456789/144
network_acronym_str IFBA-1
network_name_str Repositório Institucional da IFBA
repository_id_str oai:repositorio.ifba.edu.br:123456789/1234
spelling Tecnologias, Informação, Saúde e EducaçãoEducação (Tecnologias)Saúde(Tecnologias)Tecnologias (Sociedade)CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL.Este livro, na forma de coletânea, e a quarta edição da Série Ticase em Debate, uma publicação do Grupo de Pesquisa Tecnologias Aplicadas a Educação e Saúde (Ticase) que visa disseminar as pesquisas que estão sendo realizadas por seus pesquisadores em coautoria com pesquisadores externos ao Grupo. Nesta nova obra buscamos ampliar o foco da publicação, incluindo produções que não se restringem a saúde e a educação. A nossa primeira produção foi destinada exclusivamente a artigos da área de saúde; a segunda voltou-se especialmente a temática da educação profissional e a terceira a artigos que relacionavam tecnologias aplicadas a saúde e a educação. Agora avançamos e incluímos a temática informação. Visando colaborar com uma leitura fluida, organizamos o livro em três partes: a primeira parte apresenta três artigos que se voltam a temática Tecnologias e Educação; a segunda parte apresenta um artigo que articula Tecnologia e Saúde; e a terceira parte, com três artigos, que discute a temática Tecnologias e Informação. A primeira parte intitulada Tecnologia e Educação e iniciada com o texto “Rede de afinidade para analise do desenvolvimento educacional de aprendizagem”. Este relata uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento que apresenta um modelo para o estudo dos índices de desenvolvimento educacional das escolas publicas das capitais do nordeste brasileiro com o intuito de apoiar a tomada de decisão de gestores educacionais quanto ao processo colaborativo entre as unidades educacionais (UE). O uso de smartphones como instrumento de apoio didático para o ensino tem sido muito disseminado e o artigo “Uso de smartphones como ferramenta tecnológica para o aprendizado em algoritmos de programação” discute como esse recurso pode ser utilizado para o ensino de logica de programação, um dos conteúdos mais desafiadores para os professores que atuam nesta área. A continuidade da parte que discute Tecnologia e Educação e dada pelo artigo “Influencia do conhecimento em programação na educação básica na escolha do curso superior” que investigou se jovens com conhecimento prévio em computação tendem a permanecer na área para cursos de graduação. Na segunda parte Tecnologia e Saúde, o artigo “Utilização do MATLAB como ferramenta para analise de distancia mesiodistal” apresenta uma ferramenta que pode colaborar em processos de identificação biométrica, sendo capaz de avaliar e identificar anomalia de posição e a distancia mesiodistal dos dentes caninos superiores. Trata-se de um procedimento simples que poderá ser operacionalizado por profissionais da área da saúde, da informática e da área forense em processos de identificação individual. A terceira parte do livro Tecnologias e Informação e composta por três artigos. O primeiro e intitulado “Ativos estratégicos para a inovação e a cooperação entre corporações e startups em programas de inovação aberta” apresenta uma revisão sistemática da literatura, revelando uma taxonomia das principais ferramentas adotadas por corporações para promover a cooperação com startups em programas de inovação aberta. Com o uso de logica difusa para determinação das funções de pertinência por meio do pacote fuzzy do MATLAB em um sistema com 25 regras de inferência, o artigo “Utilização da logica difusa na determinação da distancia de frenagem de um veiculo automotor” apresenta contribuições para auxiliar na construção de um veiculo autônomo ao propor um método de efetuar a modelagem da distancia de frenagem de um veiculo automotor. Encerramos o livro com o capitulo “A termográfica como ferramenta de manutenção de equipamentos de alta tensão associada a RNA E RA – uma revisão da literatura”. Por meio deste texto, os autores, através da associação da termográfica a rede neural artificial (RNA) e a realidade aumentada (RA), indicam que o uso de realidade aumentada no segmento industrial de manutenção ainda esta muito distante da potencialidade da ferramenta. A diversidade e abrangência dos artigos que compõem essa obra possibilita-lhe abranger diferentes públicos leitores, de diversas áreas de atuação, em diferentes níveis de atuação (do ensino médio aos cursos de pós-graduação) e com vários âmbitos de utilização (pesquisas, ensino, atividades profissionais, entre outras). Mantendo a tradição que instituímos desde a primeira edição da Serie, o livro conta com a participação de profissionais de diversas instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento, garantindo a premissa do Grupo de Pesquisa Ticase em possibilitar a colaboração multi-institucional como objetivo de ampliar a disseminação das suas iniciativas e em prol de fomentar uma comunicação cientifica democrática e pluridimensional. Caroline Dias Paim de Souza Reis Eneida Santana TerezaInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da BahiaBrasilIFBA2022-07-04T17:38:01Z2022-07-04T17:38:01Z2020-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfREIS, C. D. P de S.; SANTANA, E.; CARNEIRO, T. K. G. (Org.). Tecnologias, Informação, Saúde e Educação. Salvador: EDIFBA, 2020. 164 p.978-65-88985-05-2https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/144porSérie Ticase em DebateReis, Caroline Dias Paim de Souza (Org)Santana, Eneida (Org)Carneiro, Tereza Kelly Gomes (Org)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da IFBAinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiainstacron:IFBA2022-07-04T17:38:01Zoai:repositorio.ifba.edu.br:123456789/144Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifba.edu.br:8080/oai/requestrepositorio@ifba.edu.bropendoar:oai:repositorio.ifba.edu.br:123456789/12342022-07-04T17:38:01Repositório Institucional da IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiafalse
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias, Informação, Saúde e Educação
title Tecnologias, Informação, Saúde e Educação
spellingShingle Tecnologias, Informação, Saúde e Educação
Reis, Caroline Dias Paim de Souza (Org)
Educação (Tecnologias)
Saúde(Tecnologias)
Tecnologias (Sociedade)
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Tecnologias, Informação, Saúde e Educação
title_full Tecnologias, Informação, Saúde e Educação
title_fullStr Tecnologias, Informação, Saúde e Educação
title_full_unstemmed Tecnologias, Informação, Saúde e Educação
title_sort Tecnologias, Informação, Saúde e Educação
author Reis, Caroline Dias Paim de Souza (Org)
author_facet Reis, Caroline Dias Paim de Souza (Org)
Santana, Eneida (Org)
Carneiro, Tereza Kelly Gomes (Org)
author_role author
author2 Santana, Eneida (Org)
Carneiro, Tereza Kelly Gomes (Org)
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Caroline Dias Paim de Souza (Org)
Santana, Eneida (Org)
Carneiro, Tereza Kelly Gomes (Org)
dc.subject.por.fl_str_mv Educação (Tecnologias)
Saúde(Tecnologias)
Tecnologias (Sociedade)
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
topic Educação (Tecnologias)
Saúde(Tecnologias)
Tecnologias (Sociedade)
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
description .
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-01
2022-07-04T17:38:01Z
2022-07-04T17:38:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REIS, C. D. P de S.; SANTANA, E.; CARNEIRO, T. K. G. (Org.). Tecnologias, Informação, Saúde e Educação. Salvador: EDIFBA, 2020. 164 p.
978-65-88985-05-2
https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/144
identifier_str_mv REIS, C. D. P de S.; SANTANA, E.; CARNEIRO, T. K. G. (Org.). Tecnologias, Informação, Saúde e Educação. Salvador: EDIFBA, 2020. 164 p.
978-65-88985-05-2
url https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Série Ticase em Debate
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
Brasil
IFBA
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
Brasil
IFBA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da IFBA
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
instacron:IFBA
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
instacron_str IFBA
institution IFBA
reponame_str Repositório Institucional da IFBA
collection Repositório Institucional da IFBA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ifba.edu.br
_version_ 1798416638325817344