O que se ensina para uma educação antirracista? Resultados do estudo sobre educação para relações raciais, em um curso de licenciatura em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fabiana Santos dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IFBA
Texto Completo: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/230
Resumo: The work intends to bring reflections about the curricula of the Licentiate in Mathematics course in which the black theme is part of the process of teacher training. We will make a brief exposition of the Pedagogical Course Project, as well as bring the protagonism of social movements and individuals who fought in the field of culture, education and politics in search of a teaching that contemplated the Afro-descendant trajectory in Brazil. The research aims to present the law 10.639/03 and analyze the teaching of ethnic-racial relations in the PPC of the degree in mathematics, proposing to bring reflections from the menus of the disciplines and the construction of a curriculum aimed at teaching of race relations. Finally, indications of pedagogical approaches aimed at racial education are presented
id IFBA-1_9188abdddfff5103700b990cd9ebb48c
oai_identifier_str oai:repositorio.ifba.edu.br:123456789/230
network_acronym_str IFBA-1
network_name_str Repositório Institucional da IFBA
repository_id_str oai:repositorio.ifba.edu.br:123456789/1234
spelling O que se ensina para uma educação antirracista? Resultados do estudo sobre educação para relações raciais, em um curso de licenciatura em matemáticaEducação - relações raciaisCurrículosEducação matemáticaCNPQ::CIENCIAS HUMANASThe work intends to bring reflections about the curricula of the Licentiate in Mathematics course in which the black theme is part of the process of teacher training. We will make a brief exposition of the Pedagogical Course Project, as well as bring the protagonism of social movements and individuals who fought in the field of culture, education and politics in search of a teaching that contemplated the Afro-descendant trajectory in Brazil. The research aims to present the law 10.639/03 and analyze the teaching of ethnic-racial relations in the PPC of the degree in mathematics, proposing to bring reflections from the menus of the disciplines and the construction of a curriculum aimed at teaching of race relations. Finally, indications of pedagogical approaches aimed at racial education are presentedO trabalho intenta trazer reflexões acerca dos currículos de curso da Licenciatura em Matemática em que a temática negra faz parte do processo de formação docente. Faremos uma breve exposição do Projeto Pedagógico de Curso, bem como trazer o protagonismo dos movimentos sociais e de indivíduos que lutaram no campo da cultura, da educação e da política em busca de um ensino que contemplasse a trajetória afrodescendente no brasil. A pesquisa tem-se por objetivo apresentar a lei 10.639/03 e analisar o ensino das relações étnico-raciais no PPC do curso de licenciatura em matemática, propondo trazer reflexões a partir das ementas das disciplinas e a construção de um currículo voltado para o ensino das relações raciais. Por fim, apresentam-se indicações de abordagens pedagógicas voltadas para o ensino racial.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da BahiaBrasilDepartamento de Ensino Superior/LicenciaturaIFBAConceição, Lúcio André Andrade dahttps://orcid.org/0000-0003-3889-9587http://lattes.cnpq.br/5507477924346249Conceição, Lúcio André Andrade dahttps://orcid.org/0000-0003-3889-9587http://lattes.cnpq.br/5507477924346249Castro, Diogo Meurer de Souzahttp://lattes.cnpq.br/6863749871487154Lino, Marcelo de Araújohttp://lattes.cnpq.br/8103958441201734Santos, Fabiana Santos dos Santos2022-09-26T11:52:37Z2022-09-062022-09-26T11:52:37Z2022-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/230por.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da IFBAinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiainstacron:IFBA2023-02-14T19:31:00Zoai:repositorio.ifba.edu.br:123456789/230Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifba.edu.br:8080/oai/requestrepositorio@ifba.edu.bropendoar:oai:repositorio.ifba.edu.br:123456789/12342023-02-14T19:31Repositório Institucional da IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiafalse
dc.title.none.fl_str_mv O que se ensina para uma educação antirracista? Resultados do estudo sobre educação para relações raciais, em um curso de licenciatura em matemática
title O que se ensina para uma educação antirracista? Resultados do estudo sobre educação para relações raciais, em um curso de licenciatura em matemática
spellingShingle O que se ensina para uma educação antirracista? Resultados do estudo sobre educação para relações raciais, em um curso de licenciatura em matemática
Santos, Fabiana Santos dos Santos
Educação - relações raciais
Currículos
Educação matemática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short O que se ensina para uma educação antirracista? Resultados do estudo sobre educação para relações raciais, em um curso de licenciatura em matemática
title_full O que se ensina para uma educação antirracista? Resultados do estudo sobre educação para relações raciais, em um curso de licenciatura em matemática
title_fullStr O que se ensina para uma educação antirracista? Resultados do estudo sobre educação para relações raciais, em um curso de licenciatura em matemática
title_full_unstemmed O que se ensina para uma educação antirracista? Resultados do estudo sobre educação para relações raciais, em um curso de licenciatura em matemática
title_sort O que se ensina para uma educação antirracista? Resultados do estudo sobre educação para relações raciais, em um curso de licenciatura em matemática
author Santos, Fabiana Santos dos Santos
author_facet Santos, Fabiana Santos dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conceição, Lúcio André Andrade da
https://orcid.org/0000-0003-3889-9587
http://lattes.cnpq.br/5507477924346249
Conceição, Lúcio André Andrade da
https://orcid.org/0000-0003-3889-9587
http://lattes.cnpq.br/5507477924346249
Castro, Diogo Meurer de Souza
http://lattes.cnpq.br/6863749871487154
Lino, Marcelo de Araújo
http://lattes.cnpq.br/8103958441201734
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fabiana Santos dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - relações raciais
Currículos
Educação matemática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic Educação - relações raciais
Currículos
Educação matemática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description The work intends to bring reflections about the curricula of the Licentiate in Mathematics course in which the black theme is part of the process of teacher training. We will make a brief exposition of the Pedagogical Course Project, as well as bring the protagonism of social movements and individuals who fought in the field of culture, education and politics in search of a teaching that contemplated the Afro-descendant trajectory in Brazil. The research aims to present the law 10.639/03 and analyze the teaching of ethnic-racial relations in the PPC of the degree in mathematics, proposing to bring reflections from the menus of the disciplines and the construction of a curriculum aimed at teaching of race relations. Finally, indications of pedagogical approaches aimed at racial education are presented
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-26T11:52:37Z
2022-09-06
2022-09-26T11:52:37Z
2022-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/230
url https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv .
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
Brasil
Departamento de Ensino Superior/Licenciatura
IFBA
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
Brasil
Departamento de Ensino Superior/Licenciatura
IFBA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da IFBA
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
instacron:IFBA
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
instacron_str IFBA
institution IFBA
reponame_str Repositório Institucional da IFBA
collection Repositório Institucional da IFBA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ifba.edu.br
_version_ 1809276287776194560