COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM ENFOQUE EM TRABALHOS INTERNACIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Raquel Almeida Ferreira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2532
Resumo: As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) engendram novas maneiras de se relacionar com os conhecimentos e de reSsignificar o papel dos professores. No âmbito educacional, o desenvolvimento das competências digitais docentes são urgentes diante desse cenário de transformação. Assim, o objetivo deste trabalho foi compreender como as competências digitais docentes são discutidas nos mais diversos países e se há uma conceituação comum relacionada a esse contexto educacional a nível internacional. Como método foi utilizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), modelo proposto por Kitchenham e Charters (2007). Nessa perspectiva, foram analisadas 17 publicações correspondentes ao período entre 2016 a 2021, nos seguintes repositórios: Biblioteca Digital do IEEE, Sciense Direct e ERIC - Educational Resources Information Centre. A string de busca utilizada foi digital competence AND teacher AND learning. Os resultados apontam que os conceitos de competências digitais docentes se estruturam na capacidade dos professores em resolver problemas profissionais e metodológicos utilizando as tecnologias digitais. A partir da incorporação de novas práticas e ressignificação do seu papel promovem não somente o seu próprio desenvolvimento profissional, bem como favorecem as competências digitais aos educandos.
id IFCE-1_0144492248ad0b5516cf2bef308e15d1
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2532
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM ENFOQUE EM TRABALHOS INTERNACIONAISCompetências digitais docentesFormação de professoresAutoavaliaçãoAs Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) engendram novas maneiras de se relacionar com os conhecimentos e de reSsignificar o papel dos professores. No âmbito educacional, o desenvolvimento das competências digitais docentes são urgentes diante desse cenário de transformação. Assim, o objetivo deste trabalho foi compreender como as competências digitais docentes são discutidas nos mais diversos países e se há uma conceituação comum relacionada a esse contexto educacional a nível internacional. Como método foi utilizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), modelo proposto por Kitchenham e Charters (2007). Nessa perspectiva, foram analisadas 17 publicações correspondentes ao período entre 2016 a 2021, nos seguintes repositórios: Biblioteca Digital do IEEE, Sciense Direct e ERIC - Educational Resources Information Centre. A string de busca utilizada foi digital competence AND teacher AND learning. Os resultados apontam que os conceitos de competências digitais docentes se estruturam na capacidade dos professores em resolver problemas profissionais e metodológicos utilizando as tecnologias digitais. A partir da incorporação de novas práticas e ressignificação do seu papel promovem não somente o seu próprio desenvolvimento profissional, bem como favorecem as competências digitais aos educandos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2023-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão Sistemática da Literaturaapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/253210.21439/conexoes.v17i0.2532Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 17 (2023); e022013Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022013Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022013Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 17 (2023); e022013Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 17 (2023); e022013Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 17 (2023); e0220132176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2532/1645Copyright (c) 2023 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, Raquel Almeida FerreiraVasconcelos, Francisco Herbert Lima2024-02-08T16:05:14Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2532Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2024-02-08T16:05:14Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM ENFOQUE EM TRABALHOS INTERNACIONAIS
title COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM ENFOQUE EM TRABALHOS INTERNACIONAIS
spellingShingle COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM ENFOQUE EM TRABALHOS INTERNACIONAIS
Siqueira, Raquel Almeida Ferreira
Competências digitais docentes
Formação de professores
Autoavaliação
title_short COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM ENFOQUE EM TRABALHOS INTERNACIONAIS
title_full COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM ENFOQUE EM TRABALHOS INTERNACIONAIS
title_fullStr COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM ENFOQUE EM TRABALHOS INTERNACIONAIS
title_full_unstemmed COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM ENFOQUE EM TRABALHOS INTERNACIONAIS
title_sort COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM ENFOQUE EM TRABALHOS INTERNACIONAIS
author Siqueira, Raquel Almeida Ferreira
author_facet Siqueira, Raquel Almeida Ferreira
Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
author_role author
author2 Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Raquel Almeida Ferreira
Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Competências digitais docentes
Formação de professores
Autoavaliação
topic Competências digitais docentes
Formação de professores
Autoavaliação
description As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) engendram novas maneiras de se relacionar com os conhecimentos e de reSsignificar o papel dos professores. No âmbito educacional, o desenvolvimento das competências digitais docentes são urgentes diante desse cenário de transformação. Assim, o objetivo deste trabalho foi compreender como as competências digitais docentes são discutidas nos mais diversos países e se há uma conceituação comum relacionada a esse contexto educacional a nível internacional. Como método foi utilizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), modelo proposto por Kitchenham e Charters (2007). Nessa perspectiva, foram analisadas 17 publicações correspondentes ao período entre 2016 a 2021, nos seguintes repositórios: Biblioteca Digital do IEEE, Sciense Direct e ERIC - Educational Resources Information Centre. A string de busca utilizada foi digital competence AND teacher AND learning. Os resultados apontam que os conceitos de competências digitais docentes se estruturam na capacidade dos professores em resolver problemas profissionais e metodológicos utilizando as tecnologias digitais. A partir da incorporação de novas práticas e ressignificação do seu papel promovem não somente o seu próprio desenvolvimento profissional, bem como favorecem as competências digitais aos educandos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão Sistemática da Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2532
10.21439/conexoes.v17i0.2532
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2532
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v17i0.2532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2532/1645
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 17 (2023); e022013
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022013
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022013
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 17 (2023); e022013
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 17 (2023); e022013
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 17 (2023); e022013
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042066490916864