COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM ENFOQUE EM TRABALHOS INTERNACIONAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2532 |
Resumo: | As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) engendram novas maneiras de se relacionar com os conhecimentos e de reSsignificar o papel dos professores. No âmbito educacional, o desenvolvimento das competências digitais docentes são urgentes diante desse cenário de transformação. Assim, o objetivo deste trabalho foi compreender como as competências digitais docentes são discutidas nos mais diversos países e se há uma conceituação comum relacionada a esse contexto educacional a nível internacional. Como método foi utilizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), modelo proposto por Kitchenham e Charters (2007). Nessa perspectiva, foram analisadas 17 publicações correspondentes ao período entre 2016 a 2021, nos seguintes repositórios: Biblioteca Digital do IEEE, Sciense Direct e ERIC - Educational Resources Information Centre. A string de busca utilizada foi digital competence AND teacher AND learning. Os resultados apontam que os conceitos de competências digitais docentes se estruturam na capacidade dos professores em resolver problemas profissionais e metodológicos utilizando as tecnologias digitais. A partir da incorporação de novas práticas e ressignificação do seu papel promovem não somente o seu próprio desenvolvimento profissional, bem como favorecem as competências digitais aos educandos. |
id |
IFCE-1_0144492248ad0b5516cf2bef308e15d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2532 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM ENFOQUE EM TRABALHOS INTERNACIONAISCompetências digitais docentesFormação de professoresAutoavaliaçãoAs Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) engendram novas maneiras de se relacionar com os conhecimentos e de reSsignificar o papel dos professores. No âmbito educacional, o desenvolvimento das competências digitais docentes são urgentes diante desse cenário de transformação. Assim, o objetivo deste trabalho foi compreender como as competências digitais docentes são discutidas nos mais diversos países e se há uma conceituação comum relacionada a esse contexto educacional a nível internacional. Como método foi utilizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), modelo proposto por Kitchenham e Charters (2007). Nessa perspectiva, foram analisadas 17 publicações correspondentes ao período entre 2016 a 2021, nos seguintes repositórios: Biblioteca Digital do IEEE, Sciense Direct e ERIC - Educational Resources Information Centre. A string de busca utilizada foi digital competence AND teacher AND learning. Os resultados apontam que os conceitos de competências digitais docentes se estruturam na capacidade dos professores em resolver problemas profissionais e metodológicos utilizando as tecnologias digitais. A partir da incorporação de novas práticas e ressignificação do seu papel promovem não somente o seu próprio desenvolvimento profissional, bem como favorecem as competências digitais aos educandos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2023-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão Sistemática da Literaturaapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/253210.21439/conexoes.v17i0.2532Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 17 (2023); e022013Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022013Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022013Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 17 (2023); e022013Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 17 (2023); e022013Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 17 (2023); e0220132176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2532/1645Copyright (c) 2023 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, Raquel Almeida FerreiraVasconcelos, Francisco Herbert Lima2024-02-08T16:05:14Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2532Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2024-02-08T16:05:14Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM ENFOQUE EM TRABALHOS INTERNACIONAIS |
title |
COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM ENFOQUE EM TRABALHOS INTERNACIONAIS |
spellingShingle |
COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM ENFOQUE EM TRABALHOS INTERNACIONAIS Siqueira, Raquel Almeida Ferreira Competências digitais docentes Formação de professores Autoavaliação |
title_short |
COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM ENFOQUE EM TRABALHOS INTERNACIONAIS |
title_full |
COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM ENFOQUE EM TRABALHOS INTERNACIONAIS |
title_fullStr |
COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM ENFOQUE EM TRABALHOS INTERNACIONAIS |
title_full_unstemmed |
COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM ENFOQUE EM TRABALHOS INTERNACIONAIS |
title_sort |
COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM ENFOQUE EM TRABALHOS INTERNACIONAIS |
author |
Siqueira, Raquel Almeida Ferreira |
author_facet |
Siqueira, Raquel Almeida Ferreira Vasconcelos, Francisco Herbert Lima |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos, Francisco Herbert Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Raquel Almeida Ferreira Vasconcelos, Francisco Herbert Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências digitais docentes Formação de professores Autoavaliação |
topic |
Competências digitais docentes Formação de professores Autoavaliação |
description |
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) engendram novas maneiras de se relacionar com os conhecimentos e de reSsignificar o papel dos professores. No âmbito educacional, o desenvolvimento das competências digitais docentes são urgentes diante desse cenário de transformação. Assim, o objetivo deste trabalho foi compreender como as competências digitais docentes são discutidas nos mais diversos países e se há uma conceituação comum relacionada a esse contexto educacional a nível internacional. Como método foi utilizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), modelo proposto por Kitchenham e Charters (2007). Nessa perspectiva, foram analisadas 17 publicações correspondentes ao período entre 2016 a 2021, nos seguintes repositórios: Biblioteca Digital do IEEE, Sciense Direct e ERIC - Educational Resources Information Centre. A string de busca utilizada foi digital competence AND teacher AND learning. Os resultados apontam que os conceitos de competências digitais docentes se estruturam na capacidade dos professores em resolver problemas profissionais e metodológicos utilizando as tecnologias digitais. A partir da incorporação de novas práticas e ressignificação do seu papel promovem não somente o seu próprio desenvolvimento profissional, bem como favorecem as competências digitais aos educandos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão Sistemática da Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2532 10.21439/conexoes.v17i0.2532 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2532 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v17i0.2532 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2532/1645 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 17 (2023); e022013 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022013 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022013 Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 17 (2023); e022013 Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 17 (2023); e022013 Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 17 (2023); e022013 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042066490916864 |