REFERENCIAIS INTERNACIONAIS DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: : desafios ao contexto brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco de Aquino, Carla Cristiane
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Franco de Aquino, Jayne Cristina, Dias Caetano, Luí­s Miguel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3782
Resumo: A inserção de tecnologias digitais nos currí­culos escolares, numa perspectiva de provocar melhorias nos processos de ensino e aprendizagem, requer o desenvolvimento de um conjunto de competências nos professores, tendo em vista não apenas o domí­nio técnico, mas sobretudo pedagógico. Este artigo tem como objetivo caracterizar as competências digitais dos professores à luz de referenciais internacionais, trazendo uma reflexão quanto ao contexto brasileiro. Metodologicamente, recorreu-se à pesquisa documental com apoio bibliográfico, tendo como referência documentos de organizações internacionais e de paí­ses como Espanha, Portugal e Chile. Os resultados evidenciam que os documentos analisados abordam vários aspectos relacionados à utilização de tecnologias digitais: técnicos, pedagógicos, éticos, gestão da formação e criação de conteúdo digital. O Brasil não possui referencial de competência digital, o que evidencia a necessidade de intensificar ações de formação docente para a integração pedagógica de tecnologias nas escolas.    
id UERN-5_f103e0d8dcc04ebe62263bf5438b24f8
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3782
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling REFERENCIAIS INTERNACIONAIS DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: : desafios ao contexto brasileiroInclusão digital; TIC; Tecnologias digitais; Competência docente; Formação contí­nuaA inserção de tecnologias digitais nos currí­culos escolares, numa perspectiva de provocar melhorias nos processos de ensino e aprendizagem, requer o desenvolvimento de um conjunto de competências nos professores, tendo em vista não apenas o domí­nio técnico, mas sobretudo pedagógico. Este artigo tem como objetivo caracterizar as competências digitais dos professores à luz de referenciais internacionais, trazendo uma reflexão quanto ao contexto brasileiro. Metodologicamente, recorreu-se à pesquisa documental com apoio bibliográfico, tendo como referência documentos de organizações internacionais e de paí­ses como Espanha, Portugal e Chile. Os resultados evidenciam que os documentos analisados abordam vários aspectos relacionados à utilização de tecnologias digitais: técnicos, pedagógicos, éticos, gestão da formação e criação de conteúdo digital. O Brasil não possui referencial de competência digital, o que evidencia a necessidade de intensificar ações de formação docente para a integração pedagógica de tecnologias nas escolas.    Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3782Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 26 (2022): Ensino e pesquisa na promoção da educação na pandemia2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3782/3048Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessFranco de Aquino, Carla CristianeFranco de Aquino, Jayne Cristina Dias Caetano, Luí­s Miguel 2022-06-24T22:18:16Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3782Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-06-24T22:18:16Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv REFERENCIAIS INTERNACIONAIS DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: : desafios ao contexto brasileiro
title REFERENCIAIS INTERNACIONAIS DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: : desafios ao contexto brasileiro
spellingShingle REFERENCIAIS INTERNACIONAIS DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: : desafios ao contexto brasileiro
Franco de Aquino, Carla Cristiane
Inclusão digital; TIC; Tecnologias digitais; Competência docente; Formação contí­nua
title_short REFERENCIAIS INTERNACIONAIS DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: : desafios ao contexto brasileiro
title_full REFERENCIAIS INTERNACIONAIS DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: : desafios ao contexto brasileiro
title_fullStr REFERENCIAIS INTERNACIONAIS DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: : desafios ao contexto brasileiro
title_full_unstemmed REFERENCIAIS INTERNACIONAIS DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: : desafios ao contexto brasileiro
title_sort REFERENCIAIS INTERNACIONAIS DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: : desafios ao contexto brasileiro
author Franco de Aquino, Carla Cristiane
author_facet Franco de Aquino, Carla Cristiane
Franco de Aquino, Jayne Cristina
Dias Caetano, Luí­s Miguel
author_role author
author2 Franco de Aquino, Jayne Cristina
Dias Caetano, Luí­s Miguel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco de Aquino, Carla Cristiane
Franco de Aquino, Jayne Cristina
Dias Caetano, Luí­s Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão digital; TIC; Tecnologias digitais; Competência docente; Formação contí­nua
topic Inclusão digital; TIC; Tecnologias digitais; Competência docente; Formação contí­nua
description A inserção de tecnologias digitais nos currí­culos escolares, numa perspectiva de provocar melhorias nos processos de ensino e aprendizagem, requer o desenvolvimento de um conjunto de competências nos professores, tendo em vista não apenas o domí­nio técnico, mas sobretudo pedagógico. Este artigo tem como objetivo caracterizar as competências digitais dos professores à luz de referenciais internacionais, trazendo uma reflexão quanto ao contexto brasileiro. Metodologicamente, recorreu-se à pesquisa documental com apoio bibliográfico, tendo como referência documentos de organizações internacionais e de paí­ses como Espanha, Portugal e Chile. Os resultados evidenciam que os documentos analisados abordam vários aspectos relacionados à utilização de tecnologias digitais: técnicos, pedagógicos, éticos, gestão da formação e criação de conteúdo digital. O Brasil não possui referencial de competência digital, o que evidencia a necessidade de intensificar ações de formação docente para a integração pedagógica de tecnologias nas escolas.    
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3782
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3782/3048
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 26 (2022): Ensino e pesquisa na promoção da educação na pandemia
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126443458560