REFERENCIAIS INTERNACIONAIS DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: : desafios ao contexto brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3782 |
Resumo: | A inserção de tecnologias digitais nos currículos escolares, numa perspectiva de provocar melhorias nos processos de ensino e aprendizagem, requer o desenvolvimento de um conjunto de competências nos professores, tendo em vista não apenas o domínio técnico, mas sobretudo pedagógico. Este artigo tem como objetivo caracterizar as competências digitais dos professores à luz de referenciais internacionais, trazendo uma reflexão quanto ao contexto brasileiro. Metodologicamente, recorreu-se à pesquisa documental com apoio bibliográfico, tendo como referência documentos de organizações internacionais e de países como Espanha, Portugal e Chile. Os resultados evidenciam que os documentos analisados abordam vários aspectos relacionados à utilização de tecnologias digitais: técnicos, pedagógicos, éticos, gestão da formação e criação de conteúdo digital. O Brasil não possui referencial de competência digital, o que evidencia a necessidade de intensificar ações de formação docente para a integração pedagógica de tecnologias nas escolas. |
id |
UERN-5_f103e0d8dcc04ebe62263bf5438b24f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3782 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
REFERENCIAIS INTERNACIONAIS DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: : desafios ao contexto brasileiroInclusão digital; TIC; Tecnologias digitais; Competência docente; Formação contínuaA inserção de tecnologias digitais nos currículos escolares, numa perspectiva de provocar melhorias nos processos de ensino e aprendizagem, requer o desenvolvimento de um conjunto de competências nos professores, tendo em vista não apenas o domínio técnico, mas sobretudo pedagógico. Este artigo tem como objetivo caracterizar as competências digitais dos professores à luz de referenciais internacionais, trazendo uma reflexão quanto ao contexto brasileiro. Metodologicamente, recorreu-se à pesquisa documental com apoio bibliográfico, tendo como referência documentos de organizações internacionais e de países como Espanha, Portugal e Chile. Os resultados evidenciam que os documentos analisados abordam vários aspectos relacionados à utilização de tecnologias digitais: técnicos, pedagógicos, éticos, gestão da formação e criação de conteúdo digital. O Brasil não possui referencial de competência digital, o que evidencia a necessidade de intensificar ações de formação docente para a integração pedagógica de tecnologias nas escolas. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3782Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 26 (2022): Ensino e pesquisa na promoção da educação na pandemia2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3782/3048Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessFranco de Aquino, Carla CristianeFranco de Aquino, Jayne Cristina Dias Caetano, Luís Miguel 2022-06-24T22:18:16Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3782Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-06-24T22:18:16Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFERENCIAIS INTERNACIONAIS DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: : desafios ao contexto brasileiro |
title |
REFERENCIAIS INTERNACIONAIS DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: : desafios ao contexto brasileiro |
spellingShingle |
REFERENCIAIS INTERNACIONAIS DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: : desafios ao contexto brasileiro Franco de Aquino, Carla Cristiane Inclusão digital; TIC; Tecnologias digitais; Competência docente; Formação contínua |
title_short |
REFERENCIAIS INTERNACIONAIS DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: : desafios ao contexto brasileiro |
title_full |
REFERENCIAIS INTERNACIONAIS DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: : desafios ao contexto brasileiro |
title_fullStr |
REFERENCIAIS INTERNACIONAIS DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: : desafios ao contexto brasileiro |
title_full_unstemmed |
REFERENCIAIS INTERNACIONAIS DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: : desafios ao contexto brasileiro |
title_sort |
REFERENCIAIS INTERNACIONAIS DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: : desafios ao contexto brasileiro |
author |
Franco de Aquino, Carla Cristiane |
author_facet |
Franco de Aquino, Carla Cristiane Franco de Aquino, Jayne Cristina Dias Caetano, Luís Miguel |
author_role |
author |
author2 |
Franco de Aquino, Jayne Cristina Dias Caetano, Luís Miguel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco de Aquino, Carla Cristiane Franco de Aquino, Jayne Cristina Dias Caetano, Luís Miguel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão digital; TIC; Tecnologias digitais; Competência docente; Formação contínua |
topic |
Inclusão digital; TIC; Tecnologias digitais; Competência docente; Formação contínua |
description |
A inserção de tecnologias digitais nos currículos escolares, numa perspectiva de provocar melhorias nos processos de ensino e aprendizagem, requer o desenvolvimento de um conjunto de competências nos professores, tendo em vista não apenas o domínio técnico, mas sobretudo pedagógico. Este artigo tem como objetivo caracterizar as competências digitais dos professores à luz de referenciais internacionais, trazendo uma reflexão quanto ao contexto brasileiro. Metodologicamente, recorreu-se à pesquisa documental com apoio bibliográfico, tendo como referência documentos de organizações internacionais e de países como Espanha, Portugal e Chile. Os resultados evidenciam que os documentos analisados abordam vários aspectos relacionados à utilização de tecnologias digitais: técnicos, pedagógicos, éticos, gestão da formação e criação de conteúdo digital. O Brasil não possui referencial de competência digital, o que evidencia a necessidade de intensificar ações de formação docente para a integração pedagógica de tecnologias nas escolas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3782 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3782 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3782/3048 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 26 (2022): Ensino e pesquisa na promoção da educação na pandemia 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751126443458560 |