ELEMENTOS (DES) MOTIVADORES PERCEBIDOS PELO DISCENTE DO PROEJA IFPI - CAMPUS FLORIANO: UMA ABORDAGEM À LUZ DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Jairo Carvalho
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/373
Resumo: O presente artigo descreve pesquisa desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI, Campus Floriano, cujo objetivo foi investigar os elementos motivadores que induzem os discentes do PROEJA a ingressar e permanecer no curso e que possíveis situações podem estar produzindo desmotivação para aqueles já presentes no programa. O referencial considerado navegou à luz da Teoria das Necessidades de Abraham Maslow. Em termos de procedimentos metodológicos, fez-se uso de um questionário semi-estruturado, aplicado aos alunos do curso, período 2010.1, o qual intencionou apontar opiniões e sentimentos, de forma a retratar mais fielmente a atmosfera motivacional, visando a alcançar o objetivo desta pesquisa. Como resultado, observou-se que os alunos do programa veem nele o fio condutor para o sucesso profissional e pessoal, embora apontem que há ajustes a serem implementados, especialmente quanto à indissociabilidade entre a teoria e a prática, esta fundamental para permitir que o êxito profissional seja alcançado.
id IFCE-1_02929e5f97851c45da8903dc8928b273
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/373
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling ELEMENTOS (DES) MOTIVADORES PERCEBIDOS PELO DISCENTE DO PROEJA IFPI - CAMPUS FLORIANO: UMA ABORDAGEM À LUZ DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADESO presente artigo descreve pesquisa desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI, Campus Floriano, cujo objetivo foi investigar os elementos motivadores que induzem os discentes do PROEJA a ingressar e permanecer no curso e que possíveis situações podem estar produzindo desmotivação para aqueles já presentes no programa. O referencial considerado navegou à luz da Teoria das Necessidades de Abraham Maslow. Em termos de procedimentos metodológicos, fez-se uso de um questionário semi-estruturado, aplicado aos alunos do curso, período 2010.1, o qual intencionou apontar opiniões e sentimentos, de forma a retratar mais fielmente a atmosfera motivacional, visando a alcançar o objetivo desta pesquisa. Como resultado, observou-se que os alunos do programa veem nele o fio condutor para o sucesso profissional e pessoal, embora apontem que há ajustes a serem implementados, especialmente quanto à indissociabilidade entre a teoria e a prática, esta fundamental para permitir que o êxito profissional seja alcançado.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2011-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/37310.21439/conexoes.v5i2.373Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 5, No. 2 (2011)Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 5, No. 2 (2011)Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 5, No. 2 (2011)Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 5, No. 2 (2011)Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 5, No. 2 (2011)Conexões 杂志 – IFCE 科技; Vol. 5, No. 2 (2011)2176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/373/316Guimarães, Jairo Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T09:53:00Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/373Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv ELEMENTOS (DES) MOTIVADORES PERCEBIDOS PELO DISCENTE DO PROEJA IFPI - CAMPUS FLORIANO: UMA ABORDAGEM À LUZ DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES
title ELEMENTOS (DES) MOTIVADORES PERCEBIDOS PELO DISCENTE DO PROEJA IFPI - CAMPUS FLORIANO: UMA ABORDAGEM À LUZ DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES
spellingShingle ELEMENTOS (DES) MOTIVADORES PERCEBIDOS PELO DISCENTE DO PROEJA IFPI - CAMPUS FLORIANO: UMA ABORDAGEM À LUZ DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES
Guimarães, Jairo Carvalho
title_short ELEMENTOS (DES) MOTIVADORES PERCEBIDOS PELO DISCENTE DO PROEJA IFPI - CAMPUS FLORIANO: UMA ABORDAGEM À LUZ DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES
title_full ELEMENTOS (DES) MOTIVADORES PERCEBIDOS PELO DISCENTE DO PROEJA IFPI - CAMPUS FLORIANO: UMA ABORDAGEM À LUZ DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES
title_fullStr ELEMENTOS (DES) MOTIVADORES PERCEBIDOS PELO DISCENTE DO PROEJA IFPI - CAMPUS FLORIANO: UMA ABORDAGEM À LUZ DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES
title_full_unstemmed ELEMENTOS (DES) MOTIVADORES PERCEBIDOS PELO DISCENTE DO PROEJA IFPI - CAMPUS FLORIANO: UMA ABORDAGEM À LUZ DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES
title_sort ELEMENTOS (DES) MOTIVADORES PERCEBIDOS PELO DISCENTE DO PROEJA IFPI - CAMPUS FLORIANO: UMA ABORDAGEM À LUZ DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES
author Guimarães, Jairo Carvalho
author_facet Guimarães, Jairo Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Jairo Carvalho
description O presente artigo descreve pesquisa desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI, Campus Floriano, cujo objetivo foi investigar os elementos motivadores que induzem os discentes do PROEJA a ingressar e permanecer no curso e que possíveis situações podem estar produzindo desmotivação para aqueles já presentes no programa. O referencial considerado navegou à luz da Teoria das Necessidades de Abraham Maslow. Em termos de procedimentos metodológicos, fez-se uso de um questionário semi-estruturado, aplicado aos alunos do curso, período 2010.1, o qual intencionou apontar opiniões e sentimentos, de forma a retratar mais fielmente a atmosfera motivacional, visando a alcançar o objetivo desta pesquisa. Como resultado, observou-se que os alunos do programa veem nele o fio condutor para o sucesso profissional e pessoal, embora apontem que há ajustes a serem implementados, especialmente quanto à indissociabilidade entre a teoria e a prática, esta fundamental para permitir que o êxito profissional seja alcançado.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/373
10.21439/conexoes.v5i2.373
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/373
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v5i2.373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/373/316
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 5, No. 2 (2011)
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 5, No. 2 (2011)
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 5, No. 2 (2011)
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 5, No. 2 (2011)
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 5, No. 2 (2011)
Conexões 杂志 – IFCE 科技; Vol. 5, No. 2 (2011)
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042064322461696