Conteúdos Matemáticos: Propostas com a Aplicação do Scratch

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tenório, Marcos Mincov
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dias, Cristiane Budek, Kleinubing, Jorge José, Gaffuri, Stefane Layana, dos Santos Jr, Guataçara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1105
Resumo: O uso das tecnologias na Educação Matemática apresenta uma abordagem na busca por uma Matemática significativa e relacionada à realidade do aluno, possibilitando a construção do conhecimento, a comunicação matemática e a resolução de problemas. Aplicativos computacionais educacionais surgiram oportunizando aos alunos a aplicação dos conceitos matemáticos bem como aproximações com linguagens de programação. Um exemplo destes aplicativos é o Scratch. O presente artigo traz uma compilação bibliográfica com objetivo de auxiliar professores no entendimento da ferramenta Scratch e suas finalidades, bem como identificar diferentes conteúdos que podem ser trabalhados em sala de aula por meio dela como atividade prática, considerando os anos finais do Ensino Fundamental e os Conteúdos Estruturantes dispostos nas Diretrizes Curriculares Estaduais do Estado do Paraná. Para a concretização deste estudo, foi realizado um levantamento dos conteúdos matemáticos a serem trabalhados nos anos finais do Ensino Fundamental, bem como a identificação de quais conteúdos podem ser ensinados através do Scratch. Percebeu-se que o Scratch é uma importante ferramenta que pode ser amplamente explorada no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, entretanto é importante que haja um entendimento a respeito dos conteúdos e das formas de aplicação prática no software.
id IFCE-1_0ec7f3879ec5eec35ea950b2d95ac4c0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1105
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Conteúdos Matemáticos: Propostas com a Aplicação do ScratchO uso das tecnologias na Educação Matemática apresenta uma abordagem na busca por uma Matemática significativa e relacionada à realidade do aluno, possibilitando a construção do conhecimento, a comunicação matemática e a resolução de problemas. Aplicativos computacionais educacionais surgiram oportunizando aos alunos a aplicação dos conceitos matemáticos bem como aproximações com linguagens de programação. Um exemplo destes aplicativos é o Scratch. O presente artigo traz uma compilação bibliográfica com objetivo de auxiliar professores no entendimento da ferramenta Scratch e suas finalidades, bem como identificar diferentes conteúdos que podem ser trabalhados em sala de aula por meio dela como atividade prática, considerando os anos finais do Ensino Fundamental e os Conteúdos Estruturantes dispostos nas Diretrizes Curriculares Estaduais do Estado do Paraná. Para a concretização deste estudo, foi realizado um levantamento dos conteúdos matemáticos a serem trabalhados nos anos finais do Ensino Fundamental, bem como a identificação de quais conteúdos podem ser ensinados através do Scratch. Percebeu-se que o Scratch é uma importante ferramenta que pode ser amplamente explorada no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, entretanto é importante que haja um entendimento a respeito dos conteúdos e das formas de aplicação prática no software.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Tenório, Marcos MincovDias, Cristiane BudekKleinubing, Jorge JoséGaffuri, Stefane Layanados Santos Jr, Guataçara2017-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/110510.21439/conexoes.v10i4.1105Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 60-702176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1105/838info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1105Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:28Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv Conteúdos Matemáticos: Propostas com a Aplicação do Scratch
title Conteúdos Matemáticos: Propostas com a Aplicação do Scratch
spellingShingle Conteúdos Matemáticos: Propostas com a Aplicação do Scratch
Tenório, Marcos Mincov
title_short Conteúdos Matemáticos: Propostas com a Aplicação do Scratch
title_full Conteúdos Matemáticos: Propostas com a Aplicação do Scratch
title_fullStr Conteúdos Matemáticos: Propostas com a Aplicação do Scratch
title_full_unstemmed Conteúdos Matemáticos: Propostas com a Aplicação do Scratch
title_sort Conteúdos Matemáticos: Propostas com a Aplicação do Scratch
author Tenório, Marcos Mincov
author_facet Tenório, Marcos Mincov
Dias, Cristiane Budek
Kleinubing, Jorge José
Gaffuri, Stefane Layana
dos Santos Jr, Guataçara
author_role author
author2 Dias, Cristiane Budek
Kleinubing, Jorge José
Gaffuri, Stefane Layana
dos Santos Jr, Guataçara
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Tenório, Marcos Mincov
Dias, Cristiane Budek
Kleinubing, Jorge José
Gaffuri, Stefane Layana
dos Santos Jr, Guataçara
description O uso das tecnologias na Educação Matemática apresenta uma abordagem na busca por uma Matemática significativa e relacionada à realidade do aluno, possibilitando a construção do conhecimento, a comunicação matemática e a resolução de problemas. Aplicativos computacionais educacionais surgiram oportunizando aos alunos a aplicação dos conceitos matemáticos bem como aproximações com linguagens de programação. Um exemplo destes aplicativos é o Scratch. O presente artigo traz uma compilação bibliográfica com objetivo de auxiliar professores no entendimento da ferramenta Scratch e suas finalidades, bem como identificar diferentes conteúdos que podem ser trabalhados em sala de aula por meio dela como atividade prática, considerando os anos finais do Ensino Fundamental e os Conteúdos Estruturantes dispostos nas Diretrizes Curriculares Estaduais do Estado do Paraná. Para a concretização deste estudo, foi realizado um levantamento dos conteúdos matemáticos a serem trabalhados nos anos finais do Ensino Fundamental, bem como a identificação de quais conteúdos podem ser ensinados através do Scratch. Percebeu-se que o Scratch é uma importante ferramenta que pode ser amplamente explorada no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, entretanto é importante que haja um entendimento a respeito dos conteúdos e das formas de aplicação prática no software.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1105
10.21439/conexoes.v10i4.1105
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1105
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v10i4.1105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1105/838
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 60-70
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994112025362432