Conteúdos Matemáticos: Propostas com a Aplicação do Scratch
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1105 |
Resumo: | O uso das tecnologias na Educação Matemática apresenta uma abordagem na busca por uma Matemática significativa e relacionada à realidade do aluno, possibilitando a construção do conhecimento, a comunicação matemática e a resolução de problemas. Aplicativos computacionais educacionais surgiram oportunizando aos alunos a aplicação dos conceitos matemáticos bem como aproximações com linguagens de programação. Um exemplo destes aplicativos é o Scratch. O presente artigo traz uma compilação bibliográfica com objetivo de auxiliar professores no entendimento da ferramenta Scratch e suas finalidades, bem como identificar diferentes conteúdos que podem ser trabalhados em sala de aula por meio dela como atividade prática, considerando os anos finais do Ensino Fundamental e os Conteúdos Estruturantes dispostos nas Diretrizes Curriculares Estaduais do Estado do Paraná. Para a concretização deste estudo, foi realizado um levantamento dos conteúdos matemáticos a serem trabalhados nos anos finais do Ensino Fundamental, bem como a identificação de quais conteúdos podem ser ensinados através do Scratch. Percebeu-se que o Scratch é uma importante ferramenta que pode ser amplamente explorada no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, entretanto é importante que haja um entendimento a respeito dos conteúdos e das formas de aplicação prática no software. |
id |
IFCE-1_1ff3ae5b66084b4fd28ea72f1859786c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1105 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conteúdos Matemáticos: Propostas com a Aplicação do ScratchO uso das tecnologias na Educação Matemática apresenta uma abordagem na busca por uma Matemática significativa e relacionada à realidade do aluno, possibilitando a construção do conhecimento, a comunicação matemática e a resolução de problemas. Aplicativos computacionais educacionais surgiram oportunizando aos alunos a aplicação dos conceitos matemáticos bem como aproximações com linguagens de programação. Um exemplo destes aplicativos é o Scratch. O presente artigo traz uma compilação bibliográfica com objetivo de auxiliar professores no entendimento da ferramenta Scratch e suas finalidades, bem como identificar diferentes conteúdos que podem ser trabalhados em sala de aula por meio dela como atividade prática, considerando os anos finais do Ensino Fundamental e os Conteúdos Estruturantes dispostos nas Diretrizes Curriculares Estaduais do Estado do Paraná. Para a concretização deste estudo, foi realizado um levantamento dos conteúdos matemáticos a serem trabalhados nos anos finais do Ensino Fundamental, bem como a identificação de quais conteúdos podem ser ensinados através do Scratch. Percebeu-se que o Scratch é uma importante ferramenta que pode ser amplamente explorada no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, entretanto é importante que haja um entendimento a respeito dos conteúdos e das formas de aplicação prática no software.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2017-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/110510.21439/conexoes.v10i4.1105Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 10 No. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 60-70Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 10 Núm. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 60-70Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 10 No 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 60-70Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 10 N. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 60-70Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10 n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 60-70Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 10 编号 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 60-702176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1105/838Tenório, Marcos MincovDias, Cristiane BudekKleinubing, Jorge JoséGaffuri, Stefane Layanados Santos Jr, Guataçarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T09:53:28Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1105Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:28Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conteúdos Matemáticos: Propostas com a Aplicação do Scratch |
title |
Conteúdos Matemáticos: Propostas com a Aplicação do Scratch |
spellingShingle |
Conteúdos Matemáticos: Propostas com a Aplicação do Scratch Tenório, Marcos Mincov |
title_short |
Conteúdos Matemáticos: Propostas com a Aplicação do Scratch |
title_full |
Conteúdos Matemáticos: Propostas com a Aplicação do Scratch |
title_fullStr |
Conteúdos Matemáticos: Propostas com a Aplicação do Scratch |
title_full_unstemmed |
Conteúdos Matemáticos: Propostas com a Aplicação do Scratch |
title_sort |
Conteúdos Matemáticos: Propostas com a Aplicação do Scratch |
author |
Tenório, Marcos Mincov |
author_facet |
Tenório, Marcos Mincov Dias, Cristiane Budek Kleinubing, Jorge José Gaffuri, Stefane Layana dos Santos Jr, Guataçara |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Cristiane Budek Kleinubing, Jorge José Gaffuri, Stefane Layana dos Santos Jr, Guataçara |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tenório, Marcos Mincov Dias, Cristiane Budek Kleinubing, Jorge José Gaffuri, Stefane Layana dos Santos Jr, Guataçara |
description |
O uso das tecnologias na Educação Matemática apresenta uma abordagem na busca por uma Matemática significativa e relacionada à realidade do aluno, possibilitando a construção do conhecimento, a comunicação matemática e a resolução de problemas. Aplicativos computacionais educacionais surgiram oportunizando aos alunos a aplicação dos conceitos matemáticos bem como aproximações com linguagens de programação. Um exemplo destes aplicativos é o Scratch. O presente artigo traz uma compilação bibliográfica com objetivo de auxiliar professores no entendimento da ferramenta Scratch e suas finalidades, bem como identificar diferentes conteúdos que podem ser trabalhados em sala de aula por meio dela como atividade prática, considerando os anos finais do Ensino Fundamental e os Conteúdos Estruturantes dispostos nas Diretrizes Curriculares Estaduais do Estado do Paraná. Para a concretização deste estudo, foi realizado um levantamento dos conteúdos matemáticos a serem trabalhados nos anos finais do Ensino Fundamental, bem como a identificação de quais conteúdos podem ser ensinados através do Scratch. Percebeu-se que o Scratch é uma importante ferramenta que pode ser amplamente explorada no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, entretanto é importante que haja um entendimento a respeito dos conteúdos e das formas de aplicação prática no software. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1105 10.21439/conexoes.v10i4.1105 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1105 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v10i4.1105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1105/838 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 10 No. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 60-70 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 10 Núm. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 60-70 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 10 No 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 60-70 Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 10 N. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 60-70 Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10 n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 60-70 Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 10 编号 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 60-70 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042065238917120 |