DIFICULDADES NO ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: ESTUDO DE CASO NO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2163 |
Resumo: | No cenário atual da pesquisa em educação, o processo de ensino aprendizagem de ciências tem sido uma temática de constantes debates e discussões. No que concerne ao contexto da sala de aula, é bem conhecido que a maioria dos professores ainda adotam o modelo tradicional de ensino, onde o professor é o detentor do saber e os alunos são tratados como agentes passivos na aprendizagem. Tal modelo de ensino tem se mostrado ineficiente, pois não desperta interesse e curiosidade no educando. Este artigo tem como objetivo identificar os principais problemas que envolvem o processo de ensino aprendizagem de Química, em uma turma de 2° do Ensino Médio, da Escola Estadual de Tempo Integral Dr. José Fernandes de Melo, localizada na cidade de Pau dos Ferros, RN. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, que utiliza como ferramenta para a coleta de dados um questionário aplicado aos alunos e ao professor da Turma. A partir da análise das respostas é possível identificar que: a falta de recursos, a deficiência em matemática, a não realização de atividades experimentais, e a deficiência em utilizar novas metodologias, são fatores que cooperam para a ineficiência do ensino de Química. |
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DIFICULDADES NO ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: ESTUDO DE CASO NO 2° ANO DO ENSINO MÉDIOEnsino de QuiímicaaprendizagemcontextualizaçãoNo cenário atual da pesquisa em educação, o processo de ensino aprendizagem de ciências tem sido uma temática de constantes debates e discussões. No que concerne ao contexto da sala de aula, é bem conhecido que a maioria dos professores ainda adotam o modelo tradicional de ensino, onde o professor é o detentor do saber e os alunos são tratados como agentes passivos na aprendizagem. Tal modelo de ensino tem se mostrado ineficiente, pois não desperta interesse e curiosidade no educando. Este artigo tem como objetivo identificar os principais problemas que envolvem o processo de ensino aprendizagem de Química, em uma turma de 2° do Ensino Médio, da Escola Estadual de Tempo Integral Dr. José Fernandes de Melo, localizada na cidade de Pau dos Ferros, RN. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, que utiliza como ferramenta para a coleta de dados um questionário aplicado aos alunos e ao professor da Turma. A partir da análise das respostas é possível identificar que: a falta de recursos, a deficiência em matemática, a não realização de atividades experimentais, e a deficiência em utilizar novas metodologias, são fatores que cooperam para a ineficiência do ensino de Química.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2022-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/216310.21439/conexoes.v16i0.2163Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 16 (2022); e022012Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022012Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022012Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 16 (2022); e022012Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022012Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 16 (2022); e0220122176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2163/1603Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Gomes, Pedro HenriqueMatos Costa, Francisco Ernandes2022-12-06T16:08:22Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2163Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-12-06T16:08:22Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
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