A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aléx Gomes da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/262
Resumo: O presente artigo traz algumas reflexões sobre o emprego da História da Matemática no processo ensino-aprendizagem, com ênfase na importância e viabilidade desse recurso, especialmente se associado à resolução de problemas. Este trabalho, de cunho qualitativo, contou com pesquisa bibliográfica, com referencial teórico fundamentado por D’Ambrosio (1996), Rosa Neto (1997), Boyer (1974), Miguel e Miorim (2004) e também pelo que preconizam os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, envolvendo a participação de docentes que se encontram no exercício da profissão. Com a perspectiva da integração entre conhecimento matemático e sua história, busca-se aperfeiçoar o ensino da disciplina, oferecendo possibilidades para um estudo significativo, dinâmico e contextualizado, o que foi confirmado pelos resultados dessa pesquisa.
id FAMA-0_6aa844a310cd8648fb46d1f803b8f559
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/262
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORESHistória da Matemática. Ensino-aprendizagem. Contextualização.O presente artigo traz algumas reflexões sobre o emprego da História da Matemática no processo ensino-aprendizagem, com ênfase na importância e viabilidade desse recurso, especialmente se associado à resolução de problemas. Este trabalho, de cunho qualitativo, contou com pesquisa bibliográfica, com referencial teórico fundamentado por D’Ambrosio (1996), Rosa Neto (1997), Boyer (1974), Miguel e Miorim (2004) e também pelo que preconizam os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, envolvendo a participação de docentes que se encontram no exercício da profissão. Com a perspectiva da integração entre conhecimento matemático e sua história, busca-se aperfeiçoar o ensino da disciplina, oferecendo possibilidades para um estudo significativo, dinâmico e contextualizado, o que foi confirmado pelos resultados dessa pesquisa.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASilva, Aléx Gomes da2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/262Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 147-1562178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/262/213Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/262Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:15.888Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES
title A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES
spellingShingle A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES
Silva, Aléx Gomes da
História da Matemática. Ensino-aprendizagem. Contextualização.
title_short A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES
title_full A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES
title_fullStr A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES
title_full_unstemmed A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES
title_sort A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES
author Silva, Aléx Gomes da
author_facet Silva, Aléx Gomes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Aléx Gomes da
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática. Ensino-aprendizagem. Contextualização.
topic História da Matemática. Ensino-aprendizagem. Contextualização.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo traz algumas reflexões sobre o emprego da História da Matemática no processo ensino-aprendizagem, com ênfase na importância e viabilidade desse recurso, especialmente se associado à resolução de problemas. Este trabalho, de cunho qualitativo, contou com pesquisa bibliográfica, com referencial teórico fundamentado por D’Ambrosio (1996), Rosa Neto (1997), Boyer (1974), Miguel e Miorim (2004) e também pelo que preconizam os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, envolvendo a participação de docentes que se encontram no exercício da profissão. Com a perspectiva da integração entre conhecimento matemático e sua história, busca-se aperfeiçoar o ensino da disciplina, oferecendo possibilidades para um estudo significativo, dinâmico e contextualizado, o que foi confirmado pelos resultados dessa pesquisa.
description O presente artigo traz algumas reflexões sobre o emprego da História da Matemática no processo ensino-aprendizagem, com ênfase na importância e viabilidade desse recurso, especialmente se associado à resolução de problemas. Este trabalho, de cunho qualitativo, contou com pesquisa bibliográfica, com referencial teórico fundamentado por D’Ambrosio (1996), Rosa Neto (1997), Boyer (1974), Miguel e Miorim (2004) e também pelo que preconizam os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, envolvendo a participação de docentes que se encontram no exercício da profissão. Com a perspectiva da integração entre conhecimento matemático e sua história, busca-se aperfeiçoar o ensino da disciplina, oferecendo possibilidades para um estudo significativo, dinâmico e contextualizado, o que foi confirmado pelos resultados dessa pesquisa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/262
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/262/213
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 147-156
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742925926531072