DOCUMENTÁRIO “O POVO BRASILEIRO” COMO FERRAMENTA PARA DISCUSSÃO ACERCA DO PRECONCEITO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1373 |
Resumo: | Este artigo tem como foco elaborar um levantamento das possibilidades encontradas em documentários para a reflexão, em sala de aula, acerca do preconceito. Para alcançar o objetivo, analisou-se o documentário “O povo brasileiro”, em busca de identificar elementos fílmicos que contribuíssem para a desconstrução do preconceito. Os materiais audiovisuais são meios de comunicação que têm uma grande relevância na formação e nas interpretações que as pessoas constroem acerca do mundo onde vivem. Alunos e alunas estão em constante aprendizado e entrado em contato com novas formas de compreender a sociedade e a si mesmos. A imagens têm uma capacidade especial de transmitir mensagens. As maneiras pelas quais são produzidos indicam um caráter pedagógico e informativo desses filmes. Palavras-chave: Documentário. Escola. O povo brasileiro. Preconceito. |
id |
IFCE-1_1a29d7f8018021150ff0ef5d52ae09a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1373 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DOCUMENTÁRIO “O POVO BRASILEIRO” COMO FERRAMENTA PARA DISCUSSÃO ACERCA DO PRECONCEITOEste artigo tem como foco elaborar um levantamento das possibilidades encontradas em documentários para a reflexão, em sala de aula, acerca do preconceito. Para alcançar o objetivo, analisou-se o documentário “O povo brasileiro”, em busca de identificar elementos fílmicos que contribuíssem para a desconstrução do preconceito. Os materiais audiovisuais são meios de comunicação que têm uma grande relevância na formação e nas interpretações que as pessoas constroem acerca do mundo onde vivem. Alunos e alunas estão em constante aprendizado e entrado em contato com novas formas de compreender a sociedade e a si mesmos. A imagens têm uma capacidade especial de transmitir mensagens. As maneiras pelas quais são produzidos indicam um caráter pedagógico e informativo desses filmes. Palavras-chave: Documentário. Escola. O povo brasileiro. Preconceito.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Silva, Lilian Bento de Souza2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/137310.21439/conexoes.v14i3.1373Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 3 (2020); 7-172176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1373/1481Direitos autorais 2020 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-24T14:57:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1373Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2020-07-24T14:57:29Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DOCUMENTÁRIO “O POVO BRASILEIRO” COMO FERRAMENTA PARA DISCUSSÃO ACERCA DO PRECONCEITO |
title |
DOCUMENTÁRIO “O POVO BRASILEIRO” COMO FERRAMENTA PARA DISCUSSÃO ACERCA DO PRECONCEITO |
spellingShingle |
DOCUMENTÁRIO “O POVO BRASILEIRO” COMO FERRAMENTA PARA DISCUSSÃO ACERCA DO PRECONCEITO Silva, Lilian Bento de Souza |
title_short |
DOCUMENTÁRIO “O POVO BRASILEIRO” COMO FERRAMENTA PARA DISCUSSÃO ACERCA DO PRECONCEITO |
title_full |
DOCUMENTÁRIO “O POVO BRASILEIRO” COMO FERRAMENTA PARA DISCUSSÃO ACERCA DO PRECONCEITO |
title_fullStr |
DOCUMENTÁRIO “O POVO BRASILEIRO” COMO FERRAMENTA PARA DISCUSSÃO ACERCA DO PRECONCEITO |
title_full_unstemmed |
DOCUMENTÁRIO “O POVO BRASILEIRO” COMO FERRAMENTA PARA DISCUSSÃO ACERCA DO PRECONCEITO |
title_sort |
DOCUMENTÁRIO “O POVO BRASILEIRO” COMO FERRAMENTA PARA DISCUSSÃO ACERCA DO PRECONCEITO |
author |
Silva, Lilian Bento de Souza |
author_facet |
Silva, Lilian Bento de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lilian Bento de Souza |
description |
Este artigo tem como foco elaborar um levantamento das possibilidades encontradas em documentários para a reflexão, em sala de aula, acerca do preconceito. Para alcançar o objetivo, analisou-se o documentário “O povo brasileiro”, em busca de identificar elementos fílmicos que contribuíssem para a desconstrução do preconceito. Os materiais audiovisuais são meios de comunicação que têm uma grande relevância na formação e nas interpretações que as pessoas constroem acerca do mundo onde vivem. Alunos e alunas estão em constante aprendizado e entrado em contato com novas formas de compreender a sociedade e a si mesmos. A imagens têm uma capacidade especial de transmitir mensagens. As maneiras pelas quais são produzidos indicam um caráter pedagógico e informativo desses filmes. Palavras-chave: Documentário. Escola. O povo brasileiro. Preconceito. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1373 10.21439/conexoes.v14i3.1373 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1373 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v14i3.1373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1373/1481 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 3 (2020); 7-17 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1757994111225298944 |