DOCUMENTÁRIO “O POVO BRASILEIRO” COMO FERRAMENTA PARA DISCUSSÃO ACERCA DO PRECONCEITO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lilian Bento de Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1373
Resumo: Este artigo tem como foco elaborar um levantamento das possibilidades encontradas em documentários para a reflexão, em sala de aula, acerca do preconceito. Para alcançar o objetivo, analisou-se o documentário “O povo brasileiro”, em busca de identificar elementos fílmicos que contribuíssem para a desconstrução do preconceito. Os materiais audiovisuais são meios de comunicação que têm uma grande relevância na formação e nas interpretações que as pessoas constroem acerca do mundo onde vivem. Alunos e alunas estão em constante aprendizado e entrado em contato com novas formas de compreender a sociedade e a si mesmos. A imagens têm uma capacidade especial de transmitir mensagens. As maneiras pelas quais são produzidos indicam um caráter pedagógico e informativo desses filmes. Palavras-chave: Documentário. Escola. O povo brasileiro. Preconceito.
id IFCE-1_1a29d7f8018021150ff0ef5d52ae09a8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1373
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling DOCUMENTÁRIO “O POVO BRASILEIRO” COMO FERRAMENTA PARA DISCUSSÃO ACERCA DO PRECONCEITOEste artigo tem como foco elaborar um levantamento das possibilidades encontradas em documentários para a reflexão, em sala de aula, acerca do preconceito. Para alcançar o objetivo, analisou-se o documentário “O povo brasileiro”, em busca de identificar elementos fílmicos que contribuíssem para a desconstrução do preconceito. Os materiais audiovisuais são meios de comunicação que têm uma grande relevância na formação e nas interpretações que as pessoas constroem acerca do mundo onde vivem. Alunos e alunas estão em constante aprendizado e entrado em contato com novas formas de compreender a sociedade e a si mesmos. A imagens têm uma capacidade especial de transmitir mensagens. As maneiras pelas quais são produzidos indicam um caráter pedagógico e informativo desses filmes. Palavras-chave: Documentário. Escola. O povo brasileiro. Preconceito.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Silva, Lilian Bento de Souza2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/137310.21439/conexoes.v14i3.1373Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 3 (2020); 7-172176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1373/1481Direitos autorais 2020 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-24T14:57:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1373Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2020-07-24T14:57:29Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv DOCUMENTÁRIO “O POVO BRASILEIRO” COMO FERRAMENTA PARA DISCUSSÃO ACERCA DO PRECONCEITO
title DOCUMENTÁRIO “O POVO BRASILEIRO” COMO FERRAMENTA PARA DISCUSSÃO ACERCA DO PRECONCEITO
spellingShingle DOCUMENTÁRIO “O POVO BRASILEIRO” COMO FERRAMENTA PARA DISCUSSÃO ACERCA DO PRECONCEITO
Silva, Lilian Bento de Souza
title_short DOCUMENTÁRIO “O POVO BRASILEIRO” COMO FERRAMENTA PARA DISCUSSÃO ACERCA DO PRECONCEITO
title_full DOCUMENTÁRIO “O POVO BRASILEIRO” COMO FERRAMENTA PARA DISCUSSÃO ACERCA DO PRECONCEITO
title_fullStr DOCUMENTÁRIO “O POVO BRASILEIRO” COMO FERRAMENTA PARA DISCUSSÃO ACERCA DO PRECONCEITO
title_full_unstemmed DOCUMENTÁRIO “O POVO BRASILEIRO” COMO FERRAMENTA PARA DISCUSSÃO ACERCA DO PRECONCEITO
title_sort DOCUMENTÁRIO “O POVO BRASILEIRO” COMO FERRAMENTA PARA DISCUSSÃO ACERCA DO PRECONCEITO
author Silva, Lilian Bento de Souza
author_facet Silva, Lilian Bento de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lilian Bento de Souza
description Este artigo tem como foco elaborar um levantamento das possibilidades encontradas em documentários para a reflexão, em sala de aula, acerca do preconceito. Para alcançar o objetivo, analisou-se o documentário “O povo brasileiro”, em busca de identificar elementos fílmicos que contribuíssem para a desconstrução do preconceito. Os materiais audiovisuais são meios de comunicação que têm uma grande relevância na formação e nas interpretações que as pessoas constroem acerca do mundo onde vivem. Alunos e alunas estão em constante aprendizado e entrado em contato com novas formas de compreender a sociedade e a si mesmos. A imagens têm uma capacidade especial de transmitir mensagens. As maneiras pelas quais são produzidos indicam um caráter pedagógico e informativo desses filmes. Palavras-chave: Documentário. Escola. O povo brasileiro. Preconceito.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1373
10.21439/conexoes.v14i3.1373
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1373
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v14i3.1373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1373/1481
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 3 (2020); 7-17
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994111225298944