Reafirmação heteronormativa: um olhar para o documentário “Escola Sem PREconceitos”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9318 |
Resumo: | O texto aborda a temática de gênero a partir da análise de conteúdo de um documentário chamado “Escola sem PREconceitos”, onde foram coletados discursos de profissionais da área da educação e de uma transexual líder de um movimento social. A partir da análise desses depoimentos alguns conceitos foram debatidos. A escola como formadora do sujeito social proporciona estímulos reforçadores da heteronormatividade e que são reflexos das condutas sociais vigentes dadas a priori. As pressões exercidas para que a heterossexualidade seja reforçada e outras sexualidades consideradas desviantes sejam suprimidas, são temas discutidos no transcorrer do artigo. |
id |
UFMS-2_0801666cdc5d4c0f20ef79d6af9d0258 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/9318 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Reafirmação heteronormativa: um olhar para o documentário “Escola Sem PREconceitos”O texto aborda a temática de gênero a partir da análise de conteúdo de um documentário chamado “Escola sem PREconceitos”, onde foram coletados discursos de profissionais da área da educação e de uma transexual líder de um movimento social. A partir da análise desses depoimentos alguns conceitos foram debatidos. A escola como formadora do sujeito social proporciona estímulos reforçadores da heteronormatividade e que são reflexos das condutas sociais vigentes dadas a priori. As pressões exercidas para que a heterossexualidade seja reforçada e outras sexualidades consideradas desviantes sejam suprimidas, são temas discutidos no transcorrer do artigo.Editora UFMS2020-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9318Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 14 (2020): Gênero, Sexualidade e Diversidade; 280-2942358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9318/7265Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessLessa, Adriana da SilvaNeves Strey, MarleneEggert, Edla2023-08-19T03:53:05Zoai:periodicos.ufms.br:article/9318Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:53:05Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reafirmação heteronormativa: um olhar para o documentário “Escola Sem PREconceitos” |
title |
Reafirmação heteronormativa: um olhar para o documentário “Escola Sem PREconceitos” |
spellingShingle |
Reafirmação heteronormativa: um olhar para o documentário “Escola Sem PREconceitos” Lessa, Adriana da Silva |
title_short |
Reafirmação heteronormativa: um olhar para o documentário “Escola Sem PREconceitos” |
title_full |
Reafirmação heteronormativa: um olhar para o documentário “Escola Sem PREconceitos” |
title_fullStr |
Reafirmação heteronormativa: um olhar para o documentário “Escola Sem PREconceitos” |
title_full_unstemmed |
Reafirmação heteronormativa: um olhar para o documentário “Escola Sem PREconceitos” |
title_sort |
Reafirmação heteronormativa: um olhar para o documentário “Escola Sem PREconceitos” |
author |
Lessa, Adriana da Silva |
author_facet |
Lessa, Adriana da Silva Neves Strey, Marlene Eggert, Edla |
author_role |
author |
author2 |
Neves Strey, Marlene Eggert, Edla |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lessa, Adriana da Silva Neves Strey, Marlene Eggert, Edla |
description |
O texto aborda a temática de gênero a partir da análise de conteúdo de um documentário chamado “Escola sem PREconceitos”, onde foram coletados discursos de profissionais da área da educação e de uma transexual líder de um movimento social. A partir da análise desses depoimentos alguns conceitos foram debatidos. A escola como formadora do sujeito social proporciona estímulos reforçadores da heteronormatividade e que são reflexos das condutas sociais vigentes dadas a priori. As pressões exercidas para que a heterossexualidade seja reforçada e outras sexualidades consideradas desviantes sejam suprimidas, são temas discutidos no transcorrer do artigo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9318 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9318/7265 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 14 (2020): Gênero, Sexualidade e Diversidade; 280-294 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246413463552 |