Reafirmação heteronormativa: um olhar para o documentário “Escola Sem PREconceitos”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lessa, Adriana da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Neves Strey, Marlene, Eggert, Edla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9318
Resumo: O texto aborda a temática de gênero a partir da análise de conteúdo de um documentário chamado “Escola sem PREconceitos”, onde foram coletados discursos de profissionais da área da educação e de uma transexual líder de um movimento social. A partir da análise desses depoimentos alguns conceitos foram debatidos. A escola como formadora do sujeito social proporciona estímulos reforçadores da heteronormatividade e que são reflexos das condutas sociais vigentes dadas a priori. As pressões exercidas para que a heterossexualidade seja reforçada e outras sexualidades consideradas desviantes sejam suprimidas, são temas discutidos no transcorrer do artigo.
id UFMS-2_0801666cdc5d4c0f20ef79d6af9d0258
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/9318
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Reafirmação heteronormativa: um olhar para o documentário “Escola Sem PREconceitos”O texto aborda a temática de gênero a partir da análise de conteúdo de um documentário chamado “Escola sem PREconceitos”, onde foram coletados discursos de profissionais da área da educação e de uma transexual líder de um movimento social. A partir da análise desses depoimentos alguns conceitos foram debatidos. A escola como formadora do sujeito social proporciona estímulos reforçadores da heteronormatividade e que são reflexos das condutas sociais vigentes dadas a priori. As pressões exercidas para que a heterossexualidade seja reforçada e outras sexualidades consideradas desviantes sejam suprimidas, são temas discutidos no transcorrer do artigo.Editora UFMS2020-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9318Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 14 (2020): Gênero, Sexualidade e Diversidade; 280-2942358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9318/7265Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessLessa, Adriana da SilvaNeves Strey, MarleneEggert, Edla2023-08-19T03:53:05Zoai:periodicos.ufms.br:article/9318Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:53:05Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Reafirmação heteronormativa: um olhar para o documentário “Escola Sem PREconceitos”
title Reafirmação heteronormativa: um olhar para o documentário “Escola Sem PREconceitos”
spellingShingle Reafirmação heteronormativa: um olhar para o documentário “Escola Sem PREconceitos”
Lessa, Adriana da Silva
title_short Reafirmação heteronormativa: um olhar para o documentário “Escola Sem PREconceitos”
title_full Reafirmação heteronormativa: um olhar para o documentário “Escola Sem PREconceitos”
title_fullStr Reafirmação heteronormativa: um olhar para o documentário “Escola Sem PREconceitos”
title_full_unstemmed Reafirmação heteronormativa: um olhar para o documentário “Escola Sem PREconceitos”
title_sort Reafirmação heteronormativa: um olhar para o documentário “Escola Sem PREconceitos”
author Lessa, Adriana da Silva
author_facet Lessa, Adriana da Silva
Neves Strey, Marlene
Eggert, Edla
author_role author
author2 Neves Strey, Marlene
Eggert, Edla
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lessa, Adriana da Silva
Neves Strey, Marlene
Eggert, Edla
description O texto aborda a temática de gênero a partir da análise de conteúdo de um documentário chamado “Escola sem PREconceitos”, onde foram coletados discursos de profissionais da área da educação e de uma transexual líder de um movimento social. A partir da análise desses depoimentos alguns conceitos foram debatidos. A escola como formadora do sujeito social proporciona estímulos reforçadores da heteronormatividade e que são reflexos das condutas sociais vigentes dadas a priori. As pressões exercidas para que a heterossexualidade seja reforçada e outras sexualidades consideradas desviantes sejam suprimidas, são temas discutidos no transcorrer do artigo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9318
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9318/7265
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 14 (2020): Gênero, Sexualidade e Diversidade; 280-294
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246413463552