A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
DOI: | 10.21439/conexoes.v16i0.2138 |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2138 |
Resumo: | Com o passar dos anos o ato de educar tem se tornado um grande desafio pelas formas tradicionais que continuam a se propagar, principalmente em relação ao ensino de química, onde o foco consiste na memorização de nomes e na repetição de fórmulas e cálculos, deixando muitas vezes a aula desinteressante e desvinculada com o cotidiano dos alunos. Os jogos didáticos têm sido um excelente recurso no processo de ensino de química por sua fácil aplicação e por não necessitar de grandes gastos para sua realização, deixando a aula mais atraente para os discentes. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo relatar a abordagem e aplicação dos jogos didáticos realizados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), para auxiliar os alunos a compreender os conteúdos abordados durante as aulas, além de vivenciar o dia a dia do educador. O projeto foi desenvolvido com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Regular da Escola Estadual Governador Plínio Ramos Coelho da cidade de Humaitá – AM. Os resultados obtidos foram feitos por meio de relato de experiências dos bolsistas do projeto, que por meio de análises possibilitou uma visão mais ampla acerca dos jogos didáticos. Com isto, o programa modificou a visão equivocada da carreira de professor, não se limitando a valores fictícios ou superficiais que comumente são associadas a profissão, demonstrando que a carreira de educador é um desafio para aqueles que almejam trabalhar com isto, pela sua complexidade e alta necessidade. |
id |
IFCE-1_1d0e12d7aa257cada784fa9c91e8f260 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2138 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
spelling |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONASEnsino; Química; Lúdico.Ensino. Jogos. PIBID.Com o passar dos anos o ato de educar tem se tornado um grande desafio pelas formas tradicionais que continuam a se propagar, principalmente em relação ao ensino de química, onde o foco consiste na memorização de nomes e na repetição de fórmulas e cálculos, deixando muitas vezes a aula desinteressante e desvinculada com o cotidiano dos alunos. Os jogos didáticos têm sido um excelente recurso no processo de ensino de química por sua fácil aplicação e por não necessitar de grandes gastos para sua realização, deixando a aula mais atraente para os discentes. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo relatar a abordagem e aplicação dos jogos didáticos realizados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), para auxiliar os alunos a compreender os conteúdos abordados durante as aulas, além de vivenciar o dia a dia do educador. O projeto foi desenvolvido com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Regular da Escola Estadual Governador Plínio Ramos Coelho da cidade de Humaitá – AM. Os resultados obtidos foram feitos por meio de relato de experiências dos bolsistas do projeto, que por meio de análises possibilitou uma visão mais ampla acerca dos jogos didáticos. Com isto, o programa modificou a visão equivocada da carreira de professor, não se limitando a valores fictícios ou superficiais que comumente são associadas a profissão, demonstrando que a carreira de educador é um desafio para aqueles que almejam trabalhar com isto, pela sua complexidade e alta necessidade.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)CAPES.Nunes, Luiz Henrique QueirozOliveira, Viviane Guedes deMenezes, Jorge Almeida deLima, Renato AbreuSouza, Fábio Geraldo de2022-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/213810.21439/conexoes.v16i0.2138Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e0220032176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2138/1611Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-06T18:08:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2138Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-12-06T18:08:22Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS |
title |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS |
spellingShingle |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS Nunes, Luiz Henrique Queiroz Ensino; Química; Lúdico. Ensino. Jogos. PIBID. Nunes, Luiz Henrique Queiroz Ensino; Química; Lúdico. Ensino. Jogos. PIBID. |
title_short |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS |
title_full |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS |
title_fullStr |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS |
title_full_unstemmed |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS |
title_sort |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS |
author |
Nunes, Luiz Henrique Queiroz |
author_facet |
Nunes, Luiz Henrique Queiroz Nunes, Luiz Henrique Queiroz Oliveira, Viviane Guedes de Menezes, Jorge Almeida de Lima, Renato Abreu Souza, Fábio Geraldo de Oliveira, Viviane Guedes de Menezes, Jorge Almeida de Lima, Renato Abreu Souza, Fábio Geraldo de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Viviane Guedes de Menezes, Jorge Almeida de Lima, Renato Abreu Souza, Fábio Geraldo de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Luiz Henrique Queiroz Oliveira, Viviane Guedes de Menezes, Jorge Almeida de Lima, Renato Abreu Souza, Fábio Geraldo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino; Química; Lúdico. Ensino. Jogos. PIBID. |
topic |
Ensino; Química; Lúdico. Ensino. Jogos. PIBID. |
description |
Com o passar dos anos o ato de educar tem se tornado um grande desafio pelas formas tradicionais que continuam a se propagar, principalmente em relação ao ensino de química, onde o foco consiste na memorização de nomes e na repetição de fórmulas e cálculos, deixando muitas vezes a aula desinteressante e desvinculada com o cotidiano dos alunos. Os jogos didáticos têm sido um excelente recurso no processo de ensino de química por sua fácil aplicação e por não necessitar de grandes gastos para sua realização, deixando a aula mais atraente para os discentes. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo relatar a abordagem e aplicação dos jogos didáticos realizados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), para auxiliar os alunos a compreender os conteúdos abordados durante as aulas, além de vivenciar o dia a dia do educador. O projeto foi desenvolvido com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Regular da Escola Estadual Governador Plínio Ramos Coelho da cidade de Humaitá – AM. Os resultados obtidos foram feitos por meio de relato de experiências dos bolsistas do projeto, que por meio de análises possibilitou uma visão mais ampla acerca dos jogos didáticos. Com isto, o programa modificou a visão equivocada da carreira de professor, não se limitando a valores fictícios ou superficiais que comumente são associadas a profissão, demonstrando que a carreira de educador é um desafio para aqueles que almejam trabalhar com isto, pela sua complexidade e alta necessidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2138 10.21439/conexoes.v16i0.2138 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2138 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v16i0.2138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2138/1611 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022003 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1822176304596779008 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.21439/conexoes.v16i0.2138 |