A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Luiz Henrique Queiroz
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Viviane Guedes de, Menezes, Jorge Almeida de, Lima, Renato Abreu, Souza, Fábio Geraldo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
DOI: 10.21439/conexoes.v16i0.2138
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2138
Resumo: Com o passar dos anos o ato de educar tem se tornado um grande desafio pelas formas tradicionais que continuam a se propagar, principalmente em relação ao ensino de química, onde o foco consiste na memorização de nomes e na repetição de fórmulas e cálculos, deixando muitas vezes a aula desinteressante e desvinculada com o cotidiano dos alunos. Os jogos didáticos têm sido um excelente recurso no processo de ensino de química por sua fácil aplicação e por não necessitar de grandes gastos para sua realização, deixando a aula mais atraente para os discentes. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo relatar a abordagem e aplicação dos jogos didáticos realizados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), para auxiliar os alunos a compreender os conteúdos abordados durante as aulas, além de vivenciar o dia a dia do educador. O projeto foi desenvolvido com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Regular da Escola Estadual Governador Plínio Ramos Coelho da cidade de Humaitá – AM. Os resultados obtidos foram feitos por meio de relato de experiências dos bolsistas do projeto, que por meio de análises possibilitou uma visão mais ampla acerca dos jogos didáticos. Com isto, o programa modificou a visão equivocada da carreira de professor, não se limitando a valores fictícios ou superficiais que comumente são associadas a profissão, demonstrando que a carreira de educador é um desafio para aqueles que almejam trabalhar com isto, pela sua complexidade e alta necessidade.
id IFCE-1_1d0e12d7aa257cada784fa9c91e8f260
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2138
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
spelling A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONASEnsino; Química; Lúdico.Ensino. Jogos. PIBID.Com o passar dos anos o ato de educar tem se tornado um grande desafio pelas formas tradicionais que continuam a se propagar, principalmente em relação ao ensino de química, onde o foco consiste na memorização de nomes e na repetição de fórmulas e cálculos, deixando muitas vezes a aula desinteressante e desvinculada com o cotidiano dos alunos. Os jogos didáticos têm sido um excelente recurso no processo de ensino de química por sua fácil aplicação e por não necessitar de grandes gastos para sua realização, deixando a aula mais atraente para os discentes. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo relatar a abordagem e aplicação dos jogos didáticos realizados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), para auxiliar os alunos a compreender os conteúdos abordados durante as aulas, além de vivenciar o dia a dia do educador. O projeto foi desenvolvido com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Regular da Escola Estadual Governador Plínio Ramos Coelho da cidade de Humaitá – AM. Os resultados obtidos foram feitos por meio de relato de experiências dos bolsistas do projeto, que por meio de análises possibilitou uma visão mais ampla acerca dos jogos didáticos. Com isto, o programa modificou a visão equivocada da carreira de professor, não se limitando a valores fictícios ou superficiais que comumente são associadas a profissão, demonstrando que a carreira de educador é um desafio para aqueles que almejam trabalhar com isto, pela sua complexidade e alta necessidade.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)CAPES.Nunes, Luiz Henrique QueirozOliveira, Viviane Guedes deMenezes, Jorge Almeida deLima, Renato AbreuSouza, Fábio Geraldo de2022-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/213810.21439/conexoes.v16i0.2138Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e0220032176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2138/1611Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-06T18:08:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2138Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-12-06T18:08:22Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS
title A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS
spellingShingle A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS
Nunes, Luiz Henrique Queiroz
Ensino; Química; Lúdico.
Ensino. Jogos. PIBID.
Nunes, Luiz Henrique Queiroz
Ensino; Química; Lúdico.
Ensino. Jogos. PIBID.
title_short A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS
title_full A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS
title_fullStr A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS
title_full_unstemmed A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS
title_sort A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS
author Nunes, Luiz Henrique Queiroz
author_facet Nunes, Luiz Henrique Queiroz
Nunes, Luiz Henrique Queiroz
Oliveira, Viviane Guedes de
Menezes, Jorge Almeida de
Lima, Renato Abreu
Souza, Fábio Geraldo de
Oliveira, Viviane Guedes de
Menezes, Jorge Almeida de
Lima, Renato Abreu
Souza, Fábio Geraldo de
author_role author
author2 Oliveira, Viviane Guedes de
Menezes, Jorge Almeida de
Lima, Renato Abreu
Souza, Fábio Geraldo de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES.
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Luiz Henrique Queiroz
Oliveira, Viviane Guedes de
Menezes, Jorge Almeida de
Lima, Renato Abreu
Souza, Fábio Geraldo de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino; Química; Lúdico.
Ensino. Jogos. PIBID.
topic Ensino; Química; Lúdico.
Ensino. Jogos. PIBID.
description Com o passar dos anos o ato de educar tem se tornado um grande desafio pelas formas tradicionais que continuam a se propagar, principalmente em relação ao ensino de química, onde o foco consiste na memorização de nomes e na repetição de fórmulas e cálculos, deixando muitas vezes a aula desinteressante e desvinculada com o cotidiano dos alunos. Os jogos didáticos têm sido um excelente recurso no processo de ensino de química por sua fácil aplicação e por não necessitar de grandes gastos para sua realização, deixando a aula mais atraente para os discentes. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo relatar a abordagem e aplicação dos jogos didáticos realizados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), para auxiliar os alunos a compreender os conteúdos abordados durante as aulas, além de vivenciar o dia a dia do educador. O projeto foi desenvolvido com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Regular da Escola Estadual Governador Plínio Ramos Coelho da cidade de Humaitá – AM. Os resultados obtidos foram feitos por meio de relato de experiências dos bolsistas do projeto, que por meio de análises possibilitou uma visão mais ampla acerca dos jogos didáticos. Com isto, o programa modificou a visão equivocada da carreira de professor, não se limitando a valores fictícios ou superficiais que comumente são associadas a profissão, demonstrando que a carreira de educador é um desafio para aqueles que almejam trabalhar com isto, pela sua complexidade e alta necessidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-11
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2138
10.21439/conexoes.v16i0.2138
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2138
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v16i0.2138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2138/1611
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022003
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1822176304596779008
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.21439/conexoes.v16i0.2138