A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2138 |
Resumo: | Com o passar dos anos o ato de educar tem se tornado um grande desafio pelas formas tradicionais que continuam a se propagar, principalmente em relação ao ensino de química, onde o foco consiste na memorização de nomes e na repetição de fórmulas e cálculos, deixando muitas vezes a aula desinteressante e desvinculada com o cotidiano dos alunos. Os jogos didáticos têm sido um excelente recurso no processo de ensino de química por sua fácil aplicação e por não necessitar de grandes gastos para sua realização, deixando a aula mais atraente para os discentes. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo relatar a abordagem e aplicação dos jogos didáticos realizados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), para auxiliar os alunos a compreender os conteúdos abordados durante as aulas, além de vivenciar o dia a dia do educador. O projeto foi desenvolvido com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Regular da Escola Estadual Governador Plínio Ramos Coelho da cidade de Humaitá – AM. Os resultados obtidos foram feitos por meio de relato de experiências dos bolsistas do projeto, que por meio de análises possibilitou uma visão mais ampla acerca dos jogos didáticos. Com isto, o programa modificou a visão equivocada da carreira de professor, não se limitando a valores fictícios ou superficiais que comumente são associadas a profissão, demonstrando que a carreira de educador é um desafio para aqueles que almejam trabalhar com isto, pela sua complexidade e alta necessidade. |
id |
IFCE-1_3d8153598a40d01853c864943440323f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2138 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONASEnsino. Jogos. PIBID.Com o passar dos anos o ato de educar tem se tornado um grande desafio pelas formas tradicionais que continuam a se propagar, principalmente em relação ao ensino de química, onde o foco consiste na memorização de nomes e na repetição de fórmulas e cálculos, deixando muitas vezes a aula desinteressante e desvinculada com o cotidiano dos alunos. Os jogos didáticos têm sido um excelente recurso no processo de ensino de química por sua fácil aplicação e por não necessitar de grandes gastos para sua realização, deixando a aula mais atraente para os discentes. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo relatar a abordagem e aplicação dos jogos didáticos realizados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), para auxiliar os alunos a compreender os conteúdos abordados durante as aulas, além de vivenciar o dia a dia do educador. O projeto foi desenvolvido com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Regular da Escola Estadual Governador Plínio Ramos Coelho da cidade de Humaitá – AM. Os resultados obtidos foram feitos por meio de relato de experiências dos bolsistas do projeto, que por meio de análises possibilitou uma visão mais ampla acerca dos jogos didáticos. Com isto, o programa modificou a visão equivocada da carreira de professor, não se limitando a valores fictícios ou superficiais que comumente são associadas a profissão, demonstrando que a carreira de educador é um desafio para aqueles que almejam trabalhar com isto, pela sua complexidade e alta necessidade.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2022-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/213810.21439/conexoes.v16i0.2138Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 16 (2022); e022003Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022003Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022003Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 16 (2022); e022003Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022003Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 16 (2022); e0220032176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2138/1611Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Luiz Henrique QueirozOliveira, Viviane Guedes deMenezes, Jorge Almeida deLima, Renato AbreuSouza, Fábio Geraldo de2022-12-06T16:08:22Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2138Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-12-06T16:08:22Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS |
title |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS |
spellingShingle |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS Nunes, Luiz Henrique Queiroz Ensino. Jogos. PIBID. |
title_short |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS |
title_full |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS |
title_fullStr |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS |
title_full_unstemmed |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS |
title_sort |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS |
author |
Nunes, Luiz Henrique Queiroz |
author_facet |
Nunes, Luiz Henrique Queiroz Oliveira, Viviane Guedes de Menezes, Jorge Almeida de Lima, Renato Abreu Souza, Fábio Geraldo de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Viviane Guedes de Menezes, Jorge Almeida de Lima, Renato Abreu Souza, Fábio Geraldo de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Luiz Henrique Queiroz Oliveira, Viviane Guedes de Menezes, Jorge Almeida de Lima, Renato Abreu Souza, Fábio Geraldo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino. Jogos. PIBID. |
topic |
Ensino. Jogos. PIBID. |
description |
Com o passar dos anos o ato de educar tem se tornado um grande desafio pelas formas tradicionais que continuam a se propagar, principalmente em relação ao ensino de química, onde o foco consiste na memorização de nomes e na repetição de fórmulas e cálculos, deixando muitas vezes a aula desinteressante e desvinculada com o cotidiano dos alunos. Os jogos didáticos têm sido um excelente recurso no processo de ensino de química por sua fácil aplicação e por não necessitar de grandes gastos para sua realização, deixando a aula mais atraente para os discentes. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo relatar a abordagem e aplicação dos jogos didáticos realizados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), para auxiliar os alunos a compreender os conteúdos abordados durante as aulas, além de vivenciar o dia a dia do educador. O projeto foi desenvolvido com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Regular da Escola Estadual Governador Plínio Ramos Coelho da cidade de Humaitá – AM. Os resultados obtidos foram feitos por meio de relato de experiências dos bolsistas do projeto, que por meio de análises possibilitou uma visão mais ampla acerca dos jogos didáticos. Com isto, o programa modificou a visão equivocada da carreira de professor, não se limitando a valores fictícios ou superficiais que comumente são associadas a profissão, demonstrando que a carreira de educador é um desafio para aqueles que almejam trabalhar com isto, pela sua complexidade e alta necessidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2138 10.21439/conexoes.v16i0.2138 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2138 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v16i0.2138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2138/1611 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 16 (2022); e022003 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022003 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022003 Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 16 (2022); e022003 Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022003 Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 16 (2022); e022003 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042066401787904 |