A Contribuição da Reescrita para a Aprendizagem de Inglês-LE
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1439 |
Resumo: | A partir de um estudo de caso feito com um informante, aluno do curso de Letras, português/inglês, da Universidade Regional do Cariri, discutiremos, neste artigo, como a reescrita é necessária para a diminuição dos erros na interlíngua escrita e consequente progresso de aprendizes durante o processo de aprendizagem de inglês-LE. Para atingir este propósito, apresentaremos os modelos de escrita propostos por Hayes; Flowers (1981), Seow (2002), a Teoria da Interlíngua, proposta por Selinker (1974), as pesquisas feitas por Menegassi (2001) e Fiad; Barros (2003) sobre reescrita de textos. A análise mostrou que mais da metade das formas incorretas foram corrigidas pelo próprio informante na fase da reescrita e, dos erros que permaneceram nesta fase, o informante só não conseguiu apontar a forma correta de dois deles, quando respondeu ao questionário de sondagem. Além do mais, o informante afirmou que alguns erros foram cometidos pela pressão de ter que escrever algo em pouco tempo. Esse estudo de caso indica que a maioria dos erros ocorre na fase do rascunho, que normalmente é a única chance que os alunos têm para escrever um texto e apresentá-lo ao/a professor/a para ser avaliado. Isso implica dizer que se ao aprendiz fossem dadas as oportunidades de reler e reescrever seus textos a maioria das formas erradas seria por ele mesmo corrigida, tornando-o mais conhecedor dos fatores operantes no desenvolvimento da sua interlíngua. |
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A Contribuição da Reescrita para a Aprendizagem de Inglês-LETextoReescritaInterlíngua Escrita.A partir de um estudo de caso feito com um informante, aluno do curso de Letras, português/inglês, da Universidade Regional do Cariri, discutiremos, neste artigo, como a reescrita é necessária para a diminuição dos erros na interlíngua escrita e consequente progresso de aprendizes durante o processo de aprendizagem de inglês-LE. Para atingir este propósito, apresentaremos os modelos de escrita propostos por Hayes; Flowers (1981), Seow (2002), a Teoria da Interlíngua, proposta por Selinker (1974), as pesquisas feitas por Menegassi (2001) e Fiad; Barros (2003) sobre reescrita de textos. A análise mostrou que mais da metade das formas incorretas foram corrigidas pelo próprio informante na fase da reescrita e, dos erros que permaneceram nesta fase, o informante só não conseguiu apontar a forma correta de dois deles, quando respondeu ao questionário de sondagem. Além do mais, o informante afirmou que alguns erros foram cometidos pela pressão de ter que escrever algo em pouco tempo. Esse estudo de caso indica que a maioria dos erros ocorre na fase do rascunho, que normalmente é a única chance que os alunos têm para escrever um texto e apresentá-lo ao/a professor/a para ser avaliado. Isso implica dizer que se ao aprendiz fossem dadas as oportunidades de reler e reescrever seus textos a maioria das formas erradas seria por ele mesmo corrigida, tornando-o mais conhecedor dos fatores operantes no desenvolvimento da sua interlíngua.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2018-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/143910.21439/conexoes.v12i2.1439Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 12 No. 2 (2018): Edição Especial: Ciências da Linguagem; 9-19Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 Núm. 2 (2018): Edição Especial: Ciências da Linguagem; 9-19Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 No 2 (2018): Edição Especial: Ciências da Linguagem; 9-19Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 12 N. 2 (2018): Edição Especial: Ciências da Linguagem; 9-19Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12 n. 2 (2018): Edição Especial: Ciências da Linguagem; 9-19Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 12 编号 2 (2018): Edição Especial: Ciências da Linguagem; 9-192176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1439/1227https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1439/1236Copyright (c) 2018 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Cristiane Rodriguesdo Nascimento, Raimundo Luiz2018-11-27T13:24:32Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1439Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2018-11-27T13:24:32Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
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