Produção de textos escritos: a reescrita como prática fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernanda Junia Aparecida Teixeira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-BAVRPV
Resumo: Esta pesquisa verifica como a operação de reescrita é trabalhada no processo de ensinoaprendizagem da escrita de textos em atividades de uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa. Foram analisadas as atividades presentes na coleção Português: Contexto,Interlocução e Sentido, Editora Moderna, 2016 avaliada pelo Programa Nacional do Livro Didático 2018. Foram observadas também as concepções de escrita subjacentes às atividades de produção. São perguntas que movem este trabalho: Quais concepções de escrita estão presentes nas propostas de Produção de Texto apresentadas no livro didático? Essas propostas contribuem para que o aluno seja autor do seu próprio texto? Que condições são dadas para o aluno reescrever os textos que produz? As orientações referentes a essa prática se dão a partir do processo ou do produto? O enunciado das tarefas de produção explicitam informações que levem os alunos a compreender sobre o que deverão escrever; como; por que; para quê; para quem? Ou a prática de escrita se apresenta apenas como escolar; sem leitor; sem destinatário; sem referência (ANTUNES, 2003, p. 47)? O ensino-aprendizagem da produção de texto tem sido falho nas tentativas de ajustar-se às condições da interação no ambiente escolar. Sãonecessárias estratégias de escrita e percepção de que o processo é recursivo e que a aprendizagem é transformada à medida que lemos e escrevemos mais. Nesse sentido, as operações referentes à produção textual apresentadas por Dolz et al (2010, p. 25), em diálogo com outros autores, serviram de base para as análises. Especificamente, as práticas de reler, revisar e reescrever foram enfatizadas como implicação desde o início do processo. Como metodologia de trabalho, adotou-se a pesquisa qualitativa, dentro da abordagem do estudo de caso, com recursos qualitativos e quantitativos. Foi feito um levantamento dos gêneros propostos pela coleção; verificou-se se houve articulação e progressão no trabalho com atividades de produção de texto das unidades; essas atividades foram analisadas, buscando-se identificar como as situações de produção são apresentadas, qual a concepção de linguagem está presente, quais as operações do processo de produção são apontadas como fundamentais para a escrita dos textos, principalmente a operação de reescrita. A análise dacoleção tomou como critério a proposta de agrupamentos de gêneros textuais apresentada por Dolz et al (2010). Os resultados apontam que a coleção apresenta poucas atividades de produção de texto e que são priorizados os tipos narrar/ relatar e argumentar, em detrimentode expor e instruir. Além disso, não se demonstra o trabalho com os gêneros textuais feito em espiral, conforme recomendado no CBC (de Minas Gerais) e em Dolz et al (2010). No que diz respeito às operações da produção de texto, pode-se dizer que, em relação à contextualização,os elementos identificados são superficiais e há uma quebra na relação interlocutora. Sobre o tratamento dos conteúdos temáticos, há um rompimento com o dialogismo quando as informações são apresentadas. Sobre o planejamento, também há superficialidade, compoucos exemplos de textos pertencentes aos gêneros. Em relação à textualização, as estratégias de ensino para o uso dos mecanismos linguísticos não estão presentes nas orientações das atividades. Em relação à concepção de reescrita, foi possível confirmar a hipótese de que ela não é considerada como parte fundamental do processo de produção de textos, pois apenas há referência à versão final dos textos produzidos. As orientações giram em torno de reler o texto, procurar alguma falha e, se se encontrar ou julgar pertinente, reescrever, sempre em uma perspectiva de correção. As condições dadas para que o aluno retorne à escrita, durante o processo, com olhar reflexivo, enxergando as possibilidades de reescrever são poucas. De maneira geral, as atividades presentes na coleção são pouco interativas e pouco contribuem para o efetivo ensino-aprendizagem da produção de texto de maneira eficiente.
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As orientações referentes a essa prática se dão a partir do processo ou do produto? O enunciado das tarefas de produção explicitam informações que levem os alunos a compreender sobre o que deverão escrever; como; por que; para quê; para quem? Ou a prática de escrita se apresenta apenas como escolar; sem leitor; sem destinatário; sem referência (ANTUNES, 2003, p. 47)? O ensino-aprendizagem da produção de texto tem sido falho nas tentativas de ajustar-se às condições da interação no ambiente escolar. Sãonecessárias estratégias de escrita e percepção de que o processo é recursivo e que a aprendizagem é transformada à medida que lemos e escrevemos mais. Nesse sentido, as operações referentes à produção textual apresentadas por Dolz et al (2010, p. 25), em diálogo com outros autores, serviram de base para as análises. Especificamente, as práticas de reler, revisar e reescrever foram enfatizadas como implicação desde o início do processo. Como metodologia de trabalho, adotou-se a pesquisa qualitativa, dentro da abordagem do estudo de caso, com recursos qualitativos e quantitativos. Foi feito um levantamento dos gêneros propostos pela coleção; verificou-se se houve articulação e progressão no trabalho com atividades de produção de texto das unidades; essas atividades foram analisadas, buscando-se identificar como as situações de produção são apresentadas, qual a concepção de linguagem está presente, quais as operações do processo de produção são apontadas como fundamentais para a escrita dos textos, principalmente a operação de reescrita. A análise dacoleção tomou como critério a proposta de agrupamentos de gêneros textuais apresentada por Dolz et al (2010). Os resultados apontam que a coleção apresenta poucas atividades de produção de texto e que são priorizados os tipos narrar/ relatar e argumentar, em detrimentode expor e instruir. Além disso, não se demonstra o trabalho com os gêneros textuais feito em espiral, conforme recomendado no CBC (de Minas Gerais) e em Dolz et al (2010). No que diz respeito às operações da produção de texto, pode-se dizer que, em relação à contextualização,os elementos identificados são superficiais e há uma quebra na relação interlocutora. Sobre o tratamento dos conteúdos temáticos, há um rompimento com o dialogismo quando as informações são apresentadas. Sobre o planejamento, também há superficialidade, compoucos exemplos de textos pertencentes aos gêneros. Em relação à textualização, as estratégias de ensino para o uso dos mecanismos linguísticos não estão presentes nas orientações das atividades. Em relação à concepção de reescrita, foi possível confirmar a hipótese de que ela não é considerada como parte fundamental do processo de produção de textos, pois apenas há referência à versão final dos textos produzidos. As orientações giram em torno de reler o texto, procurar alguma falha e, se se encontrar ou julgar pertinente, reescrever, sempre em uma perspectiva de correção. As condições dadas para que o aluno retorne à escrita, durante o processo, com olhar reflexivo, enxergando as possibilidades de reescrever são poucas. De maneira geral, as atividades presentes na coleção são pouco interativas e pouco contribuem para o efetivo ensino-aprendizagem da produção de texto de maneira eficiente.This research verifies how the rewritten operation is worked on the teaching-learning process of writing texts in the activities of the Portuguese Language textbook. The activities that were analyzed were extracted from the collection Português: Contexto, Interlocução e Sentido, from Moderna publishing company - rated by Programa Nacional do Livro Didático (National Textbook Program), PNLD. It was also observed the conceptions of writing underlying the activities of text writing. These are the questions that guides this work: What are the conceptions of writing that are being presented in the text production exercises on the textbook? Do they help the student to be the real author of his or her own text? What are the conditions given to the student to rewrite the texts that he produces? Do the guidelines regarding this practice concern the whole process or the final product? The tasks of the writing texts exercises explain information that leads the students to understand what; how; why; what for; for whom they should write? Or the practice of writing appears only as a scholar duty; without reader; without destination; without reference (ANTUNES, 2003, p. 47)? The teaching-learning process of text production has presented failures in attempt to adjust to the conditions of interaction in the school environment. Writing and perception strategies are needed so that the process is recursive and that the learning process can be transformed as we read and write more. In this sense, the "operations related to text writing" presented by Dolz et al (2010, p.25), in dialogue with other authors, came as a basis for the analysis. Specifically, the practices of rereading, reviewing, and rewriting have been emphasized as an implication since the beginning of the process. As a working methodology, the qualitative research was adopted, within the approach of the case study, with qualitative and quantitative resources. A survey of the genres proposed by the collection was made; it was verified if there was articulation and progression in the work with activities of textwriting of the units; these activities were analyzed, while trying to identify how the text writing situations are presented, what language conception is present, and which operations of the writing process are pointed out as fundamental for the writing of texts, the rewriting process mainly. The analysis of the collection took as a criterion the proposal of Dolz et al(2010) to group textual genres. The results indicate that the collection presents few activities of text writing and that the narrative / relate and argumentative types are prioritized, to the detriment of expository and instructive texts. In addition, the work with textual genres madein spiral, as recommended in the CBC (of Minas Gerais) and in Dolz et al (2010), is not demonstrated. As far as text writing operations are concerned, it can be said that, in relation to contextualization, the identified elements are superficial and there is a break in the interlocutor relation. Regarding the treatment of thematic contents, there is a break with dialogism when the information is presented. About planning, there is also superficiality, with few examples of texts belonging to the genres. Regarding the textualization, the teaching strategies for the use of language mechanisms are not present in the guidelines of the activities. Regarding the rewriting conception, it was possible to confirm the hypothesis that it is not considered as a fundamental part of the text writing process, once there is reference only to the final version of the texts produced. The guidelines are about rereading the text, looking for some flaw and, if found or if it is judged pertinent, rewrite it, always in a perspective of correction. The conditions given to the student to return to the writing during the process with a reflexive look, seeing the possibilities of rewriting are few. In general, the activities present in the collection are not very interactive and contribute little to effective teaching-learning of text writing in an efficient way.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLivros didáticos AvaliaçãoLíngua Portuguesa Português escritoReescritaProdução de textos esesProdução de textoReescritaLivro DidáticoProdução de textos escritos: a reescrita como prática fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1969m.pdfapplication/pdf6122371https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BAVRPV/1/1969m.pdf6cb316ca3654efc64274099ff32d4ca0MD51TEXT1969m.pdf.txt1969m.pdf.txtExtracted texttext/plain390342https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BAVRPV/2/1969m.pdf.txt9f63d3f746f244c36cdd2ebb955eddc0MD521843/LETR-BAVRPV2019-11-14 22:39:49.657oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-BAVRPVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:39:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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