AVALIAÇÃO 2.0: UTILIZANDO A COLABORAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, David Wesley Amado
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Esmeraldo, Guilherme Álvaro Rodrigues Maia, Abreu, João Alberto Brito de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/705
Resumo: Este artigo apresenta um estudo de caso que consistiu na construção de um material didático por alunos da disciplina de bioquímica, de um curso de graduação, com temas previamente definidos pelo professor, utilizando, durante oito semanas, uma plataforma de edição de textos colaborativa e assíncrona. Foi utilizado um instrumento para avaliação 2.0, buscando aplicar um modelo de colaboração para construção de conhecimento.  O experimento considerou uma abordagem qualitativa baseada no método de observação participante, onde o professor acompanhou, avaliou e editou as contribuições. Os fundamentos da avaliação 2.0 foram integralmente utilizados pelos alunos, de forma que foi gerado um conteúdo, utilizando ferramenta digital baseada na web, com aplicação do princípio da inteligência coletiva e realizada colaborativamente. O resultado da avaliação demonstrou que o modelo de colaboração permitiu a participação de cada um dos colaboradores complementando as informações dispostas pelos demais, havendo interdependência e respeito para completude do trabalho.
id IFCE-1_1f730822f2467a4b55bf1256af9ccfad
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/705
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO 2.0: UTILIZANDO A COLABORAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO POR ALUNOS DE GRADUAÇÃOEste artigo apresenta um estudo de caso que consistiu na construção de um material didático por alunos da disciplina de bioquímica, de um curso de graduação, com temas previamente definidos pelo professor, utilizando, durante oito semanas, uma plataforma de edição de textos colaborativa e assíncrona. Foi utilizado um instrumento para avaliação 2.0, buscando aplicar um modelo de colaboração para construção de conhecimento.  O experimento considerou uma abordagem qualitativa baseada no método de observação participante, onde o professor acompanhou, avaliou e editou as contribuições. Os fundamentos da avaliação 2.0 foram integralmente utilizados pelos alunos, de forma que foi gerado um conteúdo, utilizando ferramenta digital baseada na web, com aplicação do princípio da inteligência coletiva e realizada colaborativamente. O resultado da avaliação demonstrou que o modelo de colaboração permitiu a participação de cada um dos colaboradores complementando as informações dispostas pelos demais, havendo interdependência e respeito para completude do trabalho.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2015-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/70510.21439/conexoes.v9i2.705Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 9 No. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 Núm. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 No 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões - Ciência e Tecnologia; V. 9 N. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões - Ciência e Tecnologia; v. 9 n. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 9 编号 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas2176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/705/532Duarte, David Wesley AmadoEsmeraldo, Guilherme Álvaro Rodrigues MaiaAbreu, João Alberto Brito deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T09:53:09Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/705Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:09Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO 2.0: UTILIZANDO A COLABORAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO
title AVALIAÇÃO 2.0: UTILIZANDO A COLABORAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO
spellingShingle AVALIAÇÃO 2.0: UTILIZANDO A COLABORAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO
Duarte, David Wesley Amado
title_short AVALIAÇÃO 2.0: UTILIZANDO A COLABORAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO
title_full AVALIAÇÃO 2.0: UTILIZANDO A COLABORAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO
title_fullStr AVALIAÇÃO 2.0: UTILIZANDO A COLABORAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO 2.0: UTILIZANDO A COLABORAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO
title_sort AVALIAÇÃO 2.0: UTILIZANDO A COLABORAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO
author Duarte, David Wesley Amado
author_facet Duarte, David Wesley Amado
Esmeraldo, Guilherme Álvaro Rodrigues Maia
Abreu, João Alberto Brito de
author_role author
author2 Esmeraldo, Guilherme Álvaro Rodrigues Maia
Abreu, João Alberto Brito de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, David Wesley Amado
Esmeraldo, Guilherme Álvaro Rodrigues Maia
Abreu, João Alberto Brito de
description Este artigo apresenta um estudo de caso que consistiu na construção de um material didático por alunos da disciplina de bioquímica, de um curso de graduação, com temas previamente definidos pelo professor, utilizando, durante oito semanas, uma plataforma de edição de textos colaborativa e assíncrona. Foi utilizado um instrumento para avaliação 2.0, buscando aplicar um modelo de colaboração para construção de conhecimento.  O experimento considerou uma abordagem qualitativa baseada no método de observação participante, onde o professor acompanhou, avaliou e editou as contribuições. Os fundamentos da avaliação 2.0 foram integralmente utilizados pelos alunos, de forma que foi gerado um conteúdo, utilizando ferramenta digital baseada na web, com aplicação do princípio da inteligência coletiva e realizada colaborativamente. O resultado da avaliação demonstrou que o modelo de colaboração permitiu a participação de cada um dos colaboradores complementando as informações dispostas pelos demais, havendo interdependência e respeito para completude do trabalho.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/705
10.21439/conexoes.v9i2.705
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/705
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v9i2.705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/705/532
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 9 No. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 Núm. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 No 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 9 N. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 9 n. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 9 编号 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042064726163456