AVALIAÇÃO 2.0: UTILIZANDO A COLABORAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/705 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo de caso que consistiu na construção de um material didático por alunos da disciplina de bioquímica, de um curso de graduação, com temas previamente definidos pelo professor, utilizando, durante oito semanas, uma plataforma de edição de textos colaborativa e assíncrona. Foi utilizado um instrumento para avaliação 2.0, buscando aplicar um modelo de colaboração para construção de conhecimento. O experimento considerou uma abordagem qualitativa baseada no método de observação participante, onde o professor acompanhou, avaliou e editou as contribuições. Os fundamentos da avaliação 2.0 foram integralmente utilizados pelos alunos, de forma que foi gerado um conteúdo, utilizando ferramenta digital baseada na web, com aplicação do princípio da inteligência coletiva e realizada colaborativamente. O resultado da avaliação demonstrou que o modelo de colaboração permitiu a participação de cada um dos colaboradores complementando as informações dispostas pelos demais, havendo interdependência e respeito para completude do trabalho. |
id |
IFCE-1_1f730822f2467a4b55bf1256af9ccfad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/705 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO 2.0: UTILIZANDO A COLABORAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO POR ALUNOS DE GRADUAÇÃOEste artigo apresenta um estudo de caso que consistiu na construção de um material didático por alunos da disciplina de bioquímica, de um curso de graduação, com temas previamente definidos pelo professor, utilizando, durante oito semanas, uma plataforma de edição de textos colaborativa e assíncrona. Foi utilizado um instrumento para avaliação 2.0, buscando aplicar um modelo de colaboração para construção de conhecimento. O experimento considerou uma abordagem qualitativa baseada no método de observação participante, onde o professor acompanhou, avaliou e editou as contribuições. Os fundamentos da avaliação 2.0 foram integralmente utilizados pelos alunos, de forma que foi gerado um conteúdo, utilizando ferramenta digital baseada na web, com aplicação do princípio da inteligência coletiva e realizada colaborativamente. O resultado da avaliação demonstrou que o modelo de colaboração permitiu a participação de cada um dos colaboradores complementando as informações dispostas pelos demais, havendo interdependência e respeito para completude do trabalho.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2015-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/70510.21439/conexoes.v9i2.705Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 9 No. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 Núm. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 No 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões - Ciência e Tecnologia; V. 9 N. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões - Ciência e Tecnologia; v. 9 n. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 9 编号 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas2176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/705/532Duarte, David Wesley AmadoEsmeraldo, Guilherme Álvaro Rodrigues MaiaAbreu, João Alberto Brito deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T09:53:09Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/705Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:09Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO 2.0: UTILIZANDO A COLABORAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO |
title |
AVALIAÇÃO 2.0: UTILIZANDO A COLABORAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO 2.0: UTILIZANDO A COLABORAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO Duarte, David Wesley Amado |
title_short |
AVALIAÇÃO 2.0: UTILIZANDO A COLABORAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO |
title_full |
AVALIAÇÃO 2.0: UTILIZANDO A COLABORAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO 2.0: UTILIZANDO A COLABORAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO 2.0: UTILIZANDO A COLABORAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO |
title_sort |
AVALIAÇÃO 2.0: UTILIZANDO A COLABORAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO |
author |
Duarte, David Wesley Amado |
author_facet |
Duarte, David Wesley Amado Esmeraldo, Guilherme Álvaro Rodrigues Maia Abreu, João Alberto Brito de |
author_role |
author |
author2 |
Esmeraldo, Guilherme Álvaro Rodrigues Maia Abreu, João Alberto Brito de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, David Wesley Amado Esmeraldo, Guilherme Álvaro Rodrigues Maia Abreu, João Alberto Brito de |
description |
Este artigo apresenta um estudo de caso que consistiu na construção de um material didático por alunos da disciplina de bioquímica, de um curso de graduação, com temas previamente definidos pelo professor, utilizando, durante oito semanas, uma plataforma de edição de textos colaborativa e assíncrona. Foi utilizado um instrumento para avaliação 2.0, buscando aplicar um modelo de colaboração para construção de conhecimento. O experimento considerou uma abordagem qualitativa baseada no método de observação participante, onde o professor acompanhou, avaliou e editou as contribuições. Os fundamentos da avaliação 2.0 foram integralmente utilizados pelos alunos, de forma que foi gerado um conteúdo, utilizando ferramenta digital baseada na web, com aplicação do princípio da inteligência coletiva e realizada colaborativamente. O resultado da avaliação demonstrou que o modelo de colaboração permitiu a participação de cada um dos colaboradores complementando as informações dispostas pelos demais, havendo interdependência e respeito para completude do trabalho. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/705 10.21439/conexoes.v9i2.705 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/705 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v9i2.705 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/705/532 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 9 No. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 Núm. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 No 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 9 N. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 9 n. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 9 编号 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042064726163456 |