PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DOS TRANSGÊNICOS A PARTIR DA ABORDAGEM CTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE OLIVEIRA, JONISE MARQUES
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: CERQUEIRA, LENICY LUCAS DE MIRANDA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2129
Resumo: Esta pesquisa contextualiza o tema transgenia no âmbito de uma sequência didática no ensino de Ciências em relação a pressupostos dados pela abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Nessa perspectiva, este artigo teve como objetivo avaliar uma proposta de sequência didática, centrada no tema transgênicos, apontando as contribuições do uso da abordagem CTS para o ensino de Ciências, na Educação Básica. A proposta didática foi realizada com oito professores da área de Ciências Naturais da Escola Estadual Professor Heliodoro Capistrano da Silva, Município de Cuiabá-MT. A coleta de dados desta pesquisa ocorreu por meio da aplicação de um questionário. A partir dos resultados obtidos foi possível verificar que os participantes desta pesquisa consideram que a sequência didática, com a temática transgênicos, contribui para a apropriação e a contextualização do conhecimento por meio da abordagem CTS e colabora, significativamente, para a compreensão do conhecimento científico e das suas inter-relações com a sociedade e a tecnologia.
id IFCE-1_216b85b67a0c353073eaf90bdbbe031d
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2129
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DOS TRANSGÊNICOS A PARTIR DA ABORDAGEM CTSSequência didáticaTransgênicosEnsino de CiênciasCTS.Esta pesquisa contextualiza o tema transgenia no âmbito de uma sequência didática no ensino de Ciências em relação a pressupostos dados pela abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Nessa perspectiva, este artigo teve como objetivo avaliar uma proposta de sequência didática, centrada no tema transgênicos, apontando as contribuições do uso da abordagem CTS para o ensino de Ciências, na Educação Básica. A proposta didática foi realizada com oito professores da área de Ciências Naturais da Escola Estadual Professor Heliodoro Capistrano da Silva, Município de Cuiabá-MT. A coleta de dados desta pesquisa ocorreu por meio da aplicação de um questionário. A partir dos resultados obtidos foi possível verificar que os participantes desta pesquisa consideram que a sequência didática, com a temática transgênicos, contribui para a apropriação e a contextualização do conhecimento por meio da abordagem CTS e colabora, significativamente, para a compreensão do conhecimento científico e das suas inter-relações com a sociedade e a tecnologia.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2021-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/212910.21439/conexoes.v15i0.2129Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021021Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021021Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021021Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 15 (2021): Publicação Contínua; e021021Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e021021Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 15 (2021): Publicação Contínua; e0210212176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2129/1566Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessDE OLIVEIRA, JONISE MARQUESCERQUEIRA, LENICY LUCAS DE MIRANDA2022-08-22T09:53:52Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2129Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:52Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DOS TRANSGÊNICOS A PARTIR DA ABORDAGEM CTS
title PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DOS TRANSGÊNICOS A PARTIR DA ABORDAGEM CTS
spellingShingle PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DOS TRANSGÊNICOS A PARTIR DA ABORDAGEM CTS
DE OLIVEIRA, JONISE MARQUES
Sequência didática
Transgênicos
Ensino de Ciências
CTS.
title_short PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DOS TRANSGÊNICOS A PARTIR DA ABORDAGEM CTS
title_full PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DOS TRANSGÊNICOS A PARTIR DA ABORDAGEM CTS
title_fullStr PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DOS TRANSGÊNICOS A PARTIR DA ABORDAGEM CTS
title_full_unstemmed PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DOS TRANSGÊNICOS A PARTIR DA ABORDAGEM CTS
title_sort PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DOS TRANSGÊNICOS A PARTIR DA ABORDAGEM CTS
author DE OLIVEIRA, JONISE MARQUES
author_facet DE OLIVEIRA, JONISE MARQUES
CERQUEIRA, LENICY LUCAS DE MIRANDA
author_role author
author2 CERQUEIRA, LENICY LUCAS DE MIRANDA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DE OLIVEIRA, JONISE MARQUES
CERQUEIRA, LENICY LUCAS DE MIRANDA
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência didática
Transgênicos
Ensino de Ciências
CTS.
topic Sequência didática
Transgênicos
Ensino de Ciências
CTS.
description Esta pesquisa contextualiza o tema transgenia no âmbito de uma sequência didática no ensino de Ciências em relação a pressupostos dados pela abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Nessa perspectiva, este artigo teve como objetivo avaliar uma proposta de sequência didática, centrada no tema transgênicos, apontando as contribuições do uso da abordagem CTS para o ensino de Ciências, na Educação Básica. A proposta didática foi realizada com oito professores da área de Ciências Naturais da Escola Estadual Professor Heliodoro Capistrano da Silva, Município de Cuiabá-MT. A coleta de dados desta pesquisa ocorreu por meio da aplicação de um questionário. A partir dos resultados obtidos foi possível verificar que os participantes desta pesquisa consideram que a sequência didática, com a temática transgênicos, contribui para a apropriação e a contextualização do conhecimento por meio da abordagem CTS e colabora, significativamente, para a compreensão do conhecimento científico e das suas inter-relações com a sociedade e a tecnologia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2129
10.21439/conexoes.v15i0.2129
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2129
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v15i0.2129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2129/1566
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021021
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021021
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021021
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 15 (2021): Publicação Contínua; e021021
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e021021
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 15 (2021): Publicação Contínua; e021021
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042066397593600