PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DOS TRANSGÊNICOS A PARTIR DA ABORDAGEM CTS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2129 |
Resumo: | Esta pesquisa contextualiza o tema transgenia no âmbito de uma sequência didática no ensino de Ciências em relação a pressupostos dados pela abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Nessa perspectiva, este artigo teve como objetivo avaliar uma proposta de sequência didática, centrada no tema transgênicos, apontando as contribuições do uso da abordagem CTS para o ensino de Ciências, na Educação Básica. A proposta didática foi realizada com oito professores da área de Ciências Naturais da Escola Estadual Professor Heliodoro Capistrano da Silva, Município de Cuiabá-MT. A coleta de dados desta pesquisa ocorreu por meio da aplicação de um questionário. A partir dos resultados obtidos foi possível verificar que os participantes desta pesquisa consideram que a sequência didática, com a temática transgênicos, contribui para a apropriação e a contextualização do conhecimento por meio da abordagem CTS e colabora, significativamente, para a compreensão do conhecimento científico e das suas inter-relações com a sociedade e a tecnologia. |
id |
IFCE-1_216b85b67a0c353073eaf90bdbbe031d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2129 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DOS TRANSGÊNICOS A PARTIR DA ABORDAGEM CTSSequência didáticaTransgênicosEnsino de CiênciasCTS.Esta pesquisa contextualiza o tema transgenia no âmbito de uma sequência didática no ensino de Ciências em relação a pressupostos dados pela abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Nessa perspectiva, este artigo teve como objetivo avaliar uma proposta de sequência didática, centrada no tema transgênicos, apontando as contribuições do uso da abordagem CTS para o ensino de Ciências, na Educação Básica. A proposta didática foi realizada com oito professores da área de Ciências Naturais da Escola Estadual Professor Heliodoro Capistrano da Silva, Município de Cuiabá-MT. A coleta de dados desta pesquisa ocorreu por meio da aplicação de um questionário. A partir dos resultados obtidos foi possível verificar que os participantes desta pesquisa consideram que a sequência didática, com a temática transgênicos, contribui para a apropriação e a contextualização do conhecimento por meio da abordagem CTS e colabora, significativamente, para a compreensão do conhecimento científico e das suas inter-relações com a sociedade e a tecnologia.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2021-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/212910.21439/conexoes.v15i0.2129Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021021Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021021Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021021Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 15 (2021): Publicação Contínua; e021021Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e021021Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 15 (2021): Publicação Contínua; e0210212176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2129/1566Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessDE OLIVEIRA, JONISE MARQUESCERQUEIRA, LENICY LUCAS DE MIRANDA2022-08-22T09:53:52Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2129Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:52Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DOS TRANSGÊNICOS A PARTIR DA ABORDAGEM CTS |
title |
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DOS TRANSGÊNICOS A PARTIR DA ABORDAGEM CTS |
spellingShingle |
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DOS TRANSGÊNICOS A PARTIR DA ABORDAGEM CTS DE OLIVEIRA, JONISE MARQUES Sequência didática Transgênicos Ensino de Ciências CTS. |
title_short |
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DOS TRANSGÊNICOS A PARTIR DA ABORDAGEM CTS |
title_full |
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DOS TRANSGÊNICOS A PARTIR DA ABORDAGEM CTS |
title_fullStr |
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DOS TRANSGÊNICOS A PARTIR DA ABORDAGEM CTS |
title_full_unstemmed |
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DOS TRANSGÊNICOS A PARTIR DA ABORDAGEM CTS |
title_sort |
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DOS TRANSGÊNICOS A PARTIR DA ABORDAGEM CTS |
author |
DE OLIVEIRA, JONISE MARQUES |
author_facet |
DE OLIVEIRA, JONISE MARQUES CERQUEIRA, LENICY LUCAS DE MIRANDA |
author_role |
author |
author2 |
CERQUEIRA, LENICY LUCAS DE MIRANDA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DE OLIVEIRA, JONISE MARQUES CERQUEIRA, LENICY LUCAS DE MIRANDA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência didática Transgênicos Ensino de Ciências CTS. |
topic |
Sequência didática Transgênicos Ensino de Ciências CTS. |
description |
Esta pesquisa contextualiza o tema transgenia no âmbito de uma sequência didática no ensino de Ciências em relação a pressupostos dados pela abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Nessa perspectiva, este artigo teve como objetivo avaliar uma proposta de sequência didática, centrada no tema transgênicos, apontando as contribuições do uso da abordagem CTS para o ensino de Ciências, na Educação Básica. A proposta didática foi realizada com oito professores da área de Ciências Naturais da Escola Estadual Professor Heliodoro Capistrano da Silva, Município de Cuiabá-MT. A coleta de dados desta pesquisa ocorreu por meio da aplicação de um questionário. A partir dos resultados obtidos foi possível verificar que os participantes desta pesquisa consideram que a sequência didática, com a temática transgênicos, contribui para a apropriação e a contextualização do conhecimento por meio da abordagem CTS e colabora, significativamente, para a compreensão do conhecimento científico e das suas inter-relações com a sociedade e a tecnologia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2129 10.21439/conexoes.v15i0.2129 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2129 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v15i0.2129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2129/1566 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021021 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021021 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021021 Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 15 (2021): Publicação Contínua; e021021 Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e021021 Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 15 (2021): Publicação Contínua; e021021 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042066397593600 |