Estudos CTS e transgenia: análise de materiais didáticos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salla, Helena Maria [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/138955
Resumo: Os materiais didáticos utilizados pelos professores de Biologia são fundamentais no planejamento e realização de suas aulas. Em particular no Ensino Médio, a educação científica com ênfase nas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) poderá ser alcançada com materiais adequados, voltados para o letramento científico do aluno. Esta pesquisa caracterizou a contextualização do tema da transgenia no âmbito de materiais didáticos da disciplina de Biologia em relação a pressupostos dados pelos Estudos CTS. Os objetivos específicos foram: a) identificar a existência de perspectivas relevantes no âmbito dos Estudos CTS no conteúdo didático acerca de alimentos transgênicos; b) interpretar como as abordagens sobre produção, distribuição e consumo de alimentos transgênicos presentes nos materiais analisados podem contribuir para a formação da cidadania; c) sugerir, a partir da identificação de oportunidades de aperfeiçoamento do conteúdo didático dos materiais didáticos e das contribuições da literatura especializada, aspectos a serem contemplados pelos materiais analisados a fim de proporcionar uma formação para o exercício da cidadania no contexto dos Estudos CTS. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo, com o estabelecimento de 18 categorias de avaliação de cinco coleções de livros didáticos de Biologia Os resultados sugerem que as coleções de livros analisadas apresentam predominantemente uma abordagem dos benefícios do desenvolvimento de transgênicos, proporcionando poucas relações com conteúdos CTS envolvidos.
id UNSP_24cdc5af6b4b5eb3848f6ef36731dcb2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/138955
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estudos CTS e transgenia: análise de materiais didáticos do ensino médioSTS studies and transgenics: analysis of the high school teaching materialEstudos CTSLetramento científicoLivro didáticoTransgênicosOs materiais didáticos utilizados pelos professores de Biologia são fundamentais no planejamento e realização de suas aulas. Em particular no Ensino Médio, a educação científica com ênfase nas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) poderá ser alcançada com materiais adequados, voltados para o letramento científico do aluno. Esta pesquisa caracterizou a contextualização do tema da transgenia no âmbito de materiais didáticos da disciplina de Biologia em relação a pressupostos dados pelos Estudos CTS. Os objetivos específicos foram: a) identificar a existência de perspectivas relevantes no âmbito dos Estudos CTS no conteúdo didático acerca de alimentos transgênicos; b) interpretar como as abordagens sobre produção, distribuição e consumo de alimentos transgênicos presentes nos materiais analisados podem contribuir para a formação da cidadania; c) sugerir, a partir da identificação de oportunidades de aperfeiçoamento do conteúdo didático dos materiais didáticos e das contribuições da literatura especializada, aspectos a serem contemplados pelos materiais analisados a fim de proporcionar uma formação para o exercício da cidadania no contexto dos Estudos CTS. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo, com o estabelecimento de 18 categorias de avaliação de cinco coleções de livros didáticos de Biologia Os resultados sugerem que as coleções de livros analisadas apresentam predominantemente uma abordagem dos benefícios do desenvolvimento de transgênicos, proporcionando poucas relações com conteúdos CTS envolvidos.Course materials used by biology teachers are a fundamental part of the design and support of their classes. In secondary schools in particular, science education with emphasis on the relationships between Science, Technology and Society (STS) can be achieved with adequate materials, focused on the scientific literacy. This study characterized the contextualization of approaches related to genetically modified organisms within biology teaching materials concerning assumptions given by the STS studies. The specific objectives were: a) to identify the existence of relevant perspectives in the context of the STS studies in the educational content about transgenic food; b) to interpret how production, distribution and consumption of transgenic food are represented in the analyzed materials and how it could contribute to citizenship education; c) to suggest, benefiting from the identification of opportunities for the improvement of educational content in the teaching materials and the contributions of the specialized literature, issues to be addressed in the analyzed material in order to provide education for citizenship within the context of STS studies. The methodology used was content analysis with the establishment of 18 assessment categories to be analyzed in five collections of materials of biology. The results suggest that the analyzed collections of books predominantly focused on the benefits of the development of genetically modified organisms, providing few relationships with related STS content.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rothberg, Danilo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Salla, Helena Maria [UNESP]2016-06-06T16:54:39Z2016-06-06T16:54:39Z2016-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13895500087268233004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-24T06:31:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/138955Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-24T06:31:24Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudos CTS e transgenia: análise de materiais didáticos do ensino médio
STS studies and transgenics: analysis of the high school teaching material
title Estudos CTS e transgenia: análise de materiais didáticos do ensino médio
spellingShingle Estudos CTS e transgenia: análise de materiais didáticos do ensino médio
Salla, Helena Maria [UNESP]
Estudos CTS
Letramento científico
Livro didático
Transgênicos
title_short Estudos CTS e transgenia: análise de materiais didáticos do ensino médio
title_full Estudos CTS e transgenia: análise de materiais didáticos do ensino médio
title_fullStr Estudos CTS e transgenia: análise de materiais didáticos do ensino médio
title_full_unstemmed Estudos CTS e transgenia: análise de materiais didáticos do ensino médio
title_sort Estudos CTS e transgenia: análise de materiais didáticos do ensino médio
author Salla, Helena Maria [UNESP]
author_facet Salla, Helena Maria [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rothberg, Danilo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Salla, Helena Maria [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos CTS
Letramento científico
Livro didático
Transgênicos
topic Estudos CTS
Letramento científico
Livro didático
Transgênicos
description Os materiais didáticos utilizados pelos professores de Biologia são fundamentais no planejamento e realização de suas aulas. Em particular no Ensino Médio, a educação científica com ênfase nas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) poderá ser alcançada com materiais adequados, voltados para o letramento científico do aluno. Esta pesquisa caracterizou a contextualização do tema da transgenia no âmbito de materiais didáticos da disciplina de Biologia em relação a pressupostos dados pelos Estudos CTS. Os objetivos específicos foram: a) identificar a existência de perspectivas relevantes no âmbito dos Estudos CTS no conteúdo didático acerca de alimentos transgênicos; b) interpretar como as abordagens sobre produção, distribuição e consumo de alimentos transgênicos presentes nos materiais analisados podem contribuir para a formação da cidadania; c) sugerir, a partir da identificação de oportunidades de aperfeiçoamento do conteúdo didático dos materiais didáticos e das contribuições da literatura especializada, aspectos a serem contemplados pelos materiais analisados a fim de proporcionar uma formação para o exercício da cidadania no contexto dos Estudos CTS. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo, com o estabelecimento de 18 categorias de avaliação de cinco coleções de livros didáticos de Biologia Os resultados sugerem que as coleções de livros analisadas apresentam predominantemente uma abordagem dos benefícios do desenvolvimento de transgênicos, proporcionando poucas relações com conteúdos CTS envolvidos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-06T16:54:39Z
2016-06-06T16:54:39Z
2016-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/138955
000872682
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/138955
identifier_str_mv 000872682
33004056079P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965712678125568