A INCLUSÃO DOS IDOSOS NO MUNDO DIGITAL ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICs)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grassi de Sá, Maira Elisa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Almeida, Vera Lúcia de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/467
Resumo: Este estudo foi desenvolvido para conclusão do mestrado em Ciência da Educação, realizado na Universidad Americana, em Assunção, Paraguai, em 2010, cujo tema é o idoso e o mundo digital e para sua elaboração foram abordados três eixos: no primeiro eixo pesquisamos sobre a velhice e o mundo digital, onde foi realizada uma abordagem dos aspectos psicológicos, sociológicos e culturais que interferem na construção de vida das pessoas até a velhice em conjunto com a evolução da sociedade e com o mundo digital. No segundo eixo desenvolveram-se as questões voltadas à educação para inserção do idoso no mundo digital, aonde vimos à memória do indivíduo com o envelhecimento, as políticas públicas voltadas para a educação desta geração de idosos e que tipo de educação está sendo oferecida para eles. O terceiro eixo buscou a associação entre a melhoria da qualidade de vida do idoso e a sua inclusão no mundo digital. Os objetivos propostos neste estudo foram: investigar como as novas tecnologias da comunicação e informação (NTICs) interferem na inclusão dos idosos no mundo digital e quais são as mudanças que acontecem na qualidade de vida dos mesmos com esta inclusão. A pesquisa foi realizada em 2009 com idosos inseridos no Programa de Extensão - Grupo Raízes da Vida - do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará em Fortaleza-Brasil. A amostra constou de 30 participantes que atenderam os seguintes critérios de inclusão: idosos matriculados na ginástica gerontológica com idade a partir de 60 anos e que estavam freqüentando aulas de informática, durante este ano. Os resultados analisados apontam que o grupo investigado tem uma predominância feminina (86,7%), com maioria na faixa etária de 60 a 69 anos (73,3%); a motivação mais relevante para utilizar as NTICs foi o desejo de atualização (73,3%); já as maiores dificuldades encontradas no uso das ferramentas tecnológicas foram: Caixa eletrônico – transferir dinheiro (44%); Computador – acessar a internet (26%); Celular – enviar mensagens (31,1%); TV a cabo – gravar programas (36,4%); DVD – mudar idioma (37%). As mudanças mais significativas na qualidade de vida foram: Computador – acesso à informação (38,9%); Celular – rapidez na comunicação (65%); TV a cabo – mais opções de canais (71%); DVD – utilizá-lo para o lazer (90%). Ao final desta pesquisa foi constatado que, apesar das dificuldades que o idoso apresenta em relação ao uso das ferramentas tecnológicas, sentir-se incluído no mundo digital é muito importante e significativo para a qualidade de vida desta crescente parcela da população.
id IFCE-1_2223d1bce84f71a8b841ab8e745a6634
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/467
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling A INCLUSÃO DOS IDOSOS NO MUNDO DIGITAL ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICs)Este estudo foi desenvolvido para conclusão do mestrado em Ciência da Educação, realizado na Universidad Americana, em Assunção, Paraguai, em 2010, cujo tema é o idoso e o mundo digital e para sua elaboração foram abordados três eixos: no primeiro eixo pesquisamos sobre a velhice e o mundo digital, onde foi realizada uma abordagem dos aspectos psicológicos, sociológicos e culturais que interferem na construção de vida das pessoas até a velhice em conjunto com a evolução da sociedade e com o mundo digital. No segundo eixo desenvolveram-se as questões voltadas à educação para inserção do idoso no mundo digital, aonde vimos à memória do indivíduo com o envelhecimento, as políticas públicas voltadas para a educação desta geração de idosos e que tipo de educação está sendo oferecida para eles. O terceiro eixo buscou a associação entre a melhoria da qualidade de vida do idoso e a sua inclusão no mundo digital. Os objetivos propostos neste estudo foram: investigar como as novas tecnologias da comunicação e informação (NTICs) interferem na inclusão dos idosos no mundo digital e quais são as mudanças que acontecem na qualidade de vida dos mesmos com esta inclusão. A pesquisa foi realizada em 2009 com idosos inseridos no Programa de Extensão - Grupo Raízes da Vida - do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará em Fortaleza-Brasil. A amostra constou de 30 participantes que atenderam os seguintes critérios de inclusão: idosos matriculados na ginástica gerontológica com idade a partir de 60 anos e que estavam freqüentando aulas de informática, durante este ano. Os resultados analisados apontam que o grupo investigado tem uma predominância feminina (86,7%), com maioria na faixa etária de 60 a 69 anos (73,3%); a motivação mais relevante para utilizar as NTICs foi o desejo de atualização (73,3%); já as maiores dificuldades encontradas no uso das ferramentas tecnológicas foram: Caixa eletrônico – transferir dinheiro (44%); Computador – acessar a internet (26%); Celular – enviar mensagens (31,1%); TV a cabo – gravar programas (36,4%); DVD – mudar idioma (37%). As mudanças mais significativas na qualidade de vida foram: Computador – acesso à informação (38,9%); Celular – rapidez na comunicação (65%); TV a cabo – mais opções de canais (71%); DVD – utilizá-lo para o lazer (90%). Ao final desta pesquisa foi constatado que, apesar das dificuldades que o idoso apresenta em relação ao uso das ferramentas tecnológicas, sentir-se incluído no mundo digital é muito importante e significativo para a qualidade de vida desta crescente parcela da população.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2012-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/46710.21439/conexoes.v6i1.467Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 6, No. 1 (2012)Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 6, No. 1 (2012)Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 6, No. 1 (2012)Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 6, No. 1 (2012)Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 6, No. 1 (2012)Conexões 杂志 – IFCE 科技; Vol. 6, No. 1 (2012)2176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/467/318Grassi de Sá, Maira ElisaAlmeida, Vera Lúcia deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T09:53:01Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/467Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:01Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv A INCLUSÃO DOS IDOSOS NO MUNDO DIGITAL ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICs)
title A INCLUSÃO DOS IDOSOS NO MUNDO DIGITAL ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICs)
spellingShingle A INCLUSÃO DOS IDOSOS NO MUNDO DIGITAL ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICs)
Grassi de Sá, Maira Elisa
title_short A INCLUSÃO DOS IDOSOS NO MUNDO DIGITAL ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICs)
title_full A INCLUSÃO DOS IDOSOS NO MUNDO DIGITAL ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICs)
title_fullStr A INCLUSÃO DOS IDOSOS NO MUNDO DIGITAL ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICs)
title_full_unstemmed A INCLUSÃO DOS IDOSOS NO MUNDO DIGITAL ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICs)
title_sort A INCLUSÃO DOS IDOSOS NO MUNDO DIGITAL ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICs)
author Grassi de Sá, Maira Elisa
author_facet Grassi de Sá, Maira Elisa
Almeida, Vera Lúcia de
author_role author
author2 Almeida, Vera Lúcia de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grassi de Sá, Maira Elisa
Almeida, Vera Lúcia de
description Este estudo foi desenvolvido para conclusão do mestrado em Ciência da Educação, realizado na Universidad Americana, em Assunção, Paraguai, em 2010, cujo tema é o idoso e o mundo digital e para sua elaboração foram abordados três eixos: no primeiro eixo pesquisamos sobre a velhice e o mundo digital, onde foi realizada uma abordagem dos aspectos psicológicos, sociológicos e culturais que interferem na construção de vida das pessoas até a velhice em conjunto com a evolução da sociedade e com o mundo digital. No segundo eixo desenvolveram-se as questões voltadas à educação para inserção do idoso no mundo digital, aonde vimos à memória do indivíduo com o envelhecimento, as políticas públicas voltadas para a educação desta geração de idosos e que tipo de educação está sendo oferecida para eles. O terceiro eixo buscou a associação entre a melhoria da qualidade de vida do idoso e a sua inclusão no mundo digital. Os objetivos propostos neste estudo foram: investigar como as novas tecnologias da comunicação e informação (NTICs) interferem na inclusão dos idosos no mundo digital e quais são as mudanças que acontecem na qualidade de vida dos mesmos com esta inclusão. A pesquisa foi realizada em 2009 com idosos inseridos no Programa de Extensão - Grupo Raízes da Vida - do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará em Fortaleza-Brasil. A amostra constou de 30 participantes que atenderam os seguintes critérios de inclusão: idosos matriculados na ginástica gerontológica com idade a partir de 60 anos e que estavam freqüentando aulas de informática, durante este ano. Os resultados analisados apontam que o grupo investigado tem uma predominância feminina (86,7%), com maioria na faixa etária de 60 a 69 anos (73,3%); a motivação mais relevante para utilizar as NTICs foi o desejo de atualização (73,3%); já as maiores dificuldades encontradas no uso das ferramentas tecnológicas foram: Caixa eletrônico – transferir dinheiro (44%); Computador – acessar a internet (26%); Celular – enviar mensagens (31,1%); TV a cabo – gravar programas (36,4%); DVD – mudar idioma (37%). As mudanças mais significativas na qualidade de vida foram: Computador – acesso à informação (38,9%); Celular – rapidez na comunicação (65%); TV a cabo – mais opções de canais (71%); DVD – utilizá-lo para o lazer (90%). Ao final desta pesquisa foi constatado que, apesar das dificuldades que o idoso apresenta em relação ao uso das ferramentas tecnológicas, sentir-se incluído no mundo digital é muito importante e significativo para a qualidade de vida desta crescente parcela da população.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/467
10.21439/conexoes.v6i1.467
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/467
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v6i1.467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/467/318
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 6, No. 1 (2012)
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 6, No. 1 (2012)
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 6, No. 1 (2012)
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 6, No. 1 (2012)
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 6, No. 1 (2012)
Conexões 杂志 – IFCE 科技; Vol. 6, No. 1 (2012)
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042064357064704