A INCLUSÃO DOS IDOSOS NO MUNDO DIGITAL ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICs)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/467 |
Resumo: | Este estudo foi desenvolvido para conclusão do mestrado em Ciência da Educação, realizado na Universidad Americana, em Assunção, Paraguai, em 2010, cujo tema é o idoso e o mundo digital e para sua elaboração foram abordados três eixos: no primeiro eixo pesquisamos sobre a velhice e o mundo digital, onde foi realizada uma abordagem dos aspectos psicológicos, sociológicos e culturais que interferem na construção de vida das pessoas até a velhice em conjunto com a evolução da sociedade e com o mundo digital. No segundo eixo desenvolveram-se as questões voltadas à educação para inserção do idoso no mundo digital, aonde vimos à memória do indivíduo com o envelhecimento, as políticas públicas voltadas para a educação desta geração de idosos e que tipo de educação está sendo oferecida para eles. O terceiro eixo buscou a associação entre a melhoria da qualidade de vida do idoso e a sua inclusão no mundo digital. Os objetivos propostos neste estudo foram: investigar como as novas tecnologias da comunicação e informação (NTICs) interferem na inclusão dos idosos no mundo digital e quais são as mudanças que acontecem na qualidade de vida dos mesmos com esta inclusão. A pesquisa foi realizada em 2009 com idosos inseridos no Programa de Extensão - Grupo Raízes da Vida - do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará em Fortaleza-Brasil. A amostra constou de 30 participantes que atenderam os seguintes critérios de inclusão: idosos matriculados na ginástica gerontológica com idade a partir de 60 anos e que estavam freqüentando aulas de informática, durante este ano. Os resultados analisados apontam que o grupo investigado tem uma predominância feminina (86,7%), com maioria na faixa etária de 60 a 69 anos (73,3%); a motivação mais relevante para utilizar as NTICs foi o desejo de atualização (73,3%); já as maiores dificuldades encontradas no uso das ferramentas tecnológicas foram: Caixa eletrônico – transferir dinheiro (44%); Computador – acessar a internet (26%); Celular – enviar mensagens (31,1%); TV a cabo – gravar programas (36,4%); DVD – mudar idioma (37%). As mudanças mais significativas na qualidade de vida foram: Computador – acesso à informação (38,9%); Celular – rapidez na comunicação (65%); TV a cabo – mais opções de canais (71%); DVD – utilizá-lo para o lazer (90%). Ao final desta pesquisa foi constatado que, apesar das dificuldades que o idoso apresenta em relação ao uso das ferramentas tecnológicas, sentir-se incluído no mundo digital é muito importante e significativo para a qualidade de vida desta crescente parcela da população. |
id |
IFCE-1_552a0e23956fe1adf137b3706d320693 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/467 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A INCLUSÃO DOS IDOSOS NO MUNDO DIGITAL ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICs)Este estudo foi desenvolvido para conclusão do mestrado em Ciência da Educação, realizado na Universidad Americana, em Assunção, Paraguai, em 2010, cujo tema é o idoso e o mundo digital e para sua elaboração foram abordados três eixos: no primeiro eixo pesquisamos sobre a velhice e o mundo digital, onde foi realizada uma abordagem dos aspectos psicológicos, sociológicos e culturais que interferem na construção de vida das pessoas até a velhice em conjunto com a evolução da sociedade e com o mundo digital. No segundo eixo desenvolveram-se as questões voltadas à educação para inserção do idoso no mundo digital, aonde vimos à memória do indivíduo com o envelhecimento, as políticas públicas voltadas para a educação desta geração de idosos e que tipo de educação está sendo oferecida para eles. O terceiro eixo buscou a associação entre a melhoria da qualidade de vida do idoso e a sua inclusão no mundo digital. Os objetivos propostos neste estudo foram: investigar como as novas tecnologias da comunicação e informação (NTICs) interferem na inclusão dos idosos no mundo digital e quais são as mudanças que acontecem na qualidade de vida dos mesmos com esta inclusão. A pesquisa foi realizada em 2009 com idosos inseridos no Programa de Extensão - Grupo Raízes da Vida - do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará em Fortaleza-Brasil. A amostra constou de 30 participantes que atenderam os seguintes critérios de inclusão: idosos matriculados na ginástica gerontológica com idade a partir de 60 anos e que estavam freqüentando aulas de informática, durante este ano. Os resultados analisados apontam que o grupo investigado tem uma predominância feminina (86,7%), com maioria na faixa etária de 60 a 69 anos (73,3%); a motivação mais relevante para utilizar as NTICs foi o desejo de atualização (73,3%); já as maiores dificuldades encontradas no uso das ferramentas tecnológicas foram: Caixa eletrônico – transferir dinheiro (44%); Computador – acessar a internet (26%); Celular – enviar mensagens (31,1%); TV a cabo – gravar programas (36,4%); DVD – mudar idioma (37%). As mudanças mais significativas na qualidade de vida foram: Computador – acesso à informação (38,9%); Celular – rapidez na comunicação (65%); TV a cabo – mais opções de canais (71%); DVD – utilizá-lo para o lazer (90%). Ao final desta pesquisa foi constatado que, apesar das dificuldades que o idoso apresenta em relação ao uso das ferramentas tecnológicas, sentir-se incluído no mundo digital é muito importante e significativo para a qualidade de vida desta crescente parcela da população.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Grassi de Sá, Maira ElisaAlmeida, Vera Lúcia de2012-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/46710.21439/conexoes.v6i1.467Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 6, No. 1 (2012)2176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/467/318info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/467Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:01Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INCLUSÃO DOS IDOSOS NO MUNDO DIGITAL ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICs) |
title |
A INCLUSÃO DOS IDOSOS NO MUNDO DIGITAL ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICs) |
spellingShingle |
A INCLUSÃO DOS IDOSOS NO MUNDO DIGITAL ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICs) Grassi de Sá, Maira Elisa |
title_short |
A INCLUSÃO DOS IDOSOS NO MUNDO DIGITAL ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICs) |
title_full |
A INCLUSÃO DOS IDOSOS NO MUNDO DIGITAL ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICs) |
title_fullStr |
A INCLUSÃO DOS IDOSOS NO MUNDO DIGITAL ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICs) |
title_full_unstemmed |
A INCLUSÃO DOS IDOSOS NO MUNDO DIGITAL ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICs) |
title_sort |
A INCLUSÃO DOS IDOSOS NO MUNDO DIGITAL ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICs) |
author |
Grassi de Sá, Maira Elisa |
author_facet |
Grassi de Sá, Maira Elisa Almeida, Vera Lúcia de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Vera Lúcia de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grassi de Sá, Maira Elisa Almeida, Vera Lúcia de |
description |
Este estudo foi desenvolvido para conclusão do mestrado em Ciência da Educação, realizado na Universidad Americana, em Assunção, Paraguai, em 2010, cujo tema é o idoso e o mundo digital e para sua elaboração foram abordados três eixos: no primeiro eixo pesquisamos sobre a velhice e o mundo digital, onde foi realizada uma abordagem dos aspectos psicológicos, sociológicos e culturais que interferem na construção de vida das pessoas até a velhice em conjunto com a evolução da sociedade e com o mundo digital. No segundo eixo desenvolveram-se as questões voltadas à educação para inserção do idoso no mundo digital, aonde vimos à memória do indivíduo com o envelhecimento, as políticas públicas voltadas para a educação desta geração de idosos e que tipo de educação está sendo oferecida para eles. O terceiro eixo buscou a associação entre a melhoria da qualidade de vida do idoso e a sua inclusão no mundo digital. Os objetivos propostos neste estudo foram: investigar como as novas tecnologias da comunicação e informação (NTICs) interferem na inclusão dos idosos no mundo digital e quais são as mudanças que acontecem na qualidade de vida dos mesmos com esta inclusão. A pesquisa foi realizada em 2009 com idosos inseridos no Programa de Extensão - Grupo Raízes da Vida - do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará em Fortaleza-Brasil. A amostra constou de 30 participantes que atenderam os seguintes critérios de inclusão: idosos matriculados na ginástica gerontológica com idade a partir de 60 anos e que estavam freqüentando aulas de informática, durante este ano. Os resultados analisados apontam que o grupo investigado tem uma predominância feminina (86,7%), com maioria na faixa etária de 60 a 69 anos (73,3%); a motivação mais relevante para utilizar as NTICs foi o desejo de atualização (73,3%); já as maiores dificuldades encontradas no uso das ferramentas tecnológicas foram: Caixa eletrônico – transferir dinheiro (44%); Computador – acessar a internet (26%); Celular – enviar mensagens (31,1%); TV a cabo – gravar programas (36,4%); DVD – mudar idioma (37%). As mudanças mais significativas na qualidade de vida foram: Computador – acesso à informação (38,9%); Celular – rapidez na comunicação (65%); TV a cabo – mais opções de canais (71%); DVD – utilizá-lo para o lazer (90%). Ao final desta pesquisa foi constatado que, apesar das dificuldades que o idoso apresenta em relação ao uso das ferramentas tecnológicas, sentir-se incluído no mundo digital é muito importante e significativo para a qualidade de vida desta crescente parcela da população. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/467 10.21439/conexoes.v6i1.467 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/467 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v6i1.467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/467/318 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 6, No. 1 (2012) 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1757994112551747584 |