Educação Ambiental nos Livros Didáticos Adotados no Ensino Fundamental pelo Município de Acaraú–Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Maria José
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nunes Brasil de Matos, Eugênio Pacelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1103
Resumo: Discutir sobre os problemas ambientais torna-se cada vez mais pertinente, tendo em vista a crise ambiental que o planeta enfrenta. Uma maneira para favorecer discussões sobre o assunto é inserir essa temática no âmbito educativo. Dessa forma, reconhecem-se nesse trabalho os livros didáticos como uma possibilidade para inserção da educação ambiental no espaço escolar, uma vez que eles são uma das maiores ferramentas de apoio utilizadas pelos professores e alunos nas escolas. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo, analisar os conteúdos relacionados à educação ambiental presentes nos livros didáticos adotados pelo município de Acaraú-Ceará em diferentes disciplinas no ensino fundamental. A metodologia foi baseada na técnica de análise de conteúdo, onde realizou-se a leitura de vinte e dois livros didáticos utilizados de primeiro ao quinto ano em cinco disciplinas do ensino fundamental e posteriormente os dados encontrados foram agrupados em categorias temáticas. Verificou-se que existe uma distribuição bastante desigual do tema transversal de meio ambiente nas diferentes disciplinas. Ciências foi a disciplina que mais apresentou trechos com referência a natureza e ambiente seguida por geografia e a disciplina que menos fez referência a aspectos ambientais foi história. Apesar da abordagem em todas as disciplinas o que se observou foi que na maioria das vezes não há uma intencionalidade de promover a reflexão indivíduo x ambiente, ou seja, ocorrendo de maneira desvinculada da realidade do aluno, sem contextualização e sem haver uma abordagem crítica acerca das questões ambientais.
id IFCE-1_27ecb5418ac95d6413997e4adb5a8d6b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1103
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Educação Ambiental nos Livros Didáticos Adotados no Ensino Fundamental pelo Município de Acaraú–CearáAmbiente escolar. Temática ambiental. Tema transversal.Discutir sobre os problemas ambientais torna-se cada vez mais pertinente, tendo em vista a crise ambiental que o planeta enfrenta. Uma maneira para favorecer discussões sobre o assunto é inserir essa temática no âmbito educativo. Dessa forma, reconhecem-se nesse trabalho os livros didáticos como uma possibilidade para inserção da educação ambiental no espaço escolar, uma vez que eles são uma das maiores ferramentas de apoio utilizadas pelos professores e alunos nas escolas. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo, analisar os conteúdos relacionados à educação ambiental presentes nos livros didáticos adotados pelo município de Acaraú-Ceará em diferentes disciplinas no ensino fundamental. A metodologia foi baseada na técnica de análise de conteúdo, onde realizou-se a leitura de vinte e dois livros didáticos utilizados de primeiro ao quinto ano em cinco disciplinas do ensino fundamental e posteriormente os dados encontrados foram agrupados em categorias temáticas. Verificou-se que existe uma distribuição bastante desigual do tema transversal de meio ambiente nas diferentes disciplinas. Ciências foi a disciplina que mais apresentou trechos com referência a natureza e ambiente seguida por geografia e a disciplina que menos fez referência a aspectos ambientais foi história. Apesar da abordagem em todas as disciplinas o que se observou foi que na maioria das vezes não há uma intencionalidade de promover a reflexão indivíduo x ambiente, ou seja, ocorrendo de maneira desvinculada da realidade do aluno, sem contextualização e sem haver uma abordagem crítica acerca das questões ambientais.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)de Oliveira, Maria JoséNunes Brasil de Matos, Eugênio Pacelli2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/110310.21439/conexoes.v12i3.1103Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2018); 52-612176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1103/1265Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T14:37:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1103Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2019-05-29T14:37:08Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental nos Livros Didáticos Adotados no Ensino Fundamental pelo Município de Acaraú–Ceará
title Educação Ambiental nos Livros Didáticos Adotados no Ensino Fundamental pelo Município de Acaraú–Ceará
spellingShingle Educação Ambiental nos Livros Didáticos Adotados no Ensino Fundamental pelo Município de Acaraú–Ceará
de Oliveira, Maria José
Ambiente escolar. Temática ambiental. Tema transversal.
title_short Educação Ambiental nos Livros Didáticos Adotados no Ensino Fundamental pelo Município de Acaraú–Ceará
title_full Educação Ambiental nos Livros Didáticos Adotados no Ensino Fundamental pelo Município de Acaraú–Ceará
title_fullStr Educação Ambiental nos Livros Didáticos Adotados no Ensino Fundamental pelo Município de Acaraú–Ceará
title_full_unstemmed Educação Ambiental nos Livros Didáticos Adotados no Ensino Fundamental pelo Município de Acaraú–Ceará
title_sort Educação Ambiental nos Livros Didáticos Adotados no Ensino Fundamental pelo Município de Acaraú–Ceará
author de Oliveira, Maria José
author_facet de Oliveira, Maria José
Nunes Brasil de Matos, Eugênio Pacelli
author_role author
author2 Nunes Brasil de Matos, Eugênio Pacelli
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Maria José
Nunes Brasil de Matos, Eugênio Pacelli
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente escolar. Temática ambiental. Tema transversal.
topic Ambiente escolar. Temática ambiental. Tema transversal.
description Discutir sobre os problemas ambientais torna-se cada vez mais pertinente, tendo em vista a crise ambiental que o planeta enfrenta. Uma maneira para favorecer discussões sobre o assunto é inserir essa temática no âmbito educativo. Dessa forma, reconhecem-se nesse trabalho os livros didáticos como uma possibilidade para inserção da educação ambiental no espaço escolar, uma vez que eles são uma das maiores ferramentas de apoio utilizadas pelos professores e alunos nas escolas. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo, analisar os conteúdos relacionados à educação ambiental presentes nos livros didáticos adotados pelo município de Acaraú-Ceará em diferentes disciplinas no ensino fundamental. A metodologia foi baseada na técnica de análise de conteúdo, onde realizou-se a leitura de vinte e dois livros didáticos utilizados de primeiro ao quinto ano em cinco disciplinas do ensino fundamental e posteriormente os dados encontrados foram agrupados em categorias temáticas. Verificou-se que existe uma distribuição bastante desigual do tema transversal de meio ambiente nas diferentes disciplinas. Ciências foi a disciplina que mais apresentou trechos com referência a natureza e ambiente seguida por geografia e a disciplina que menos fez referência a aspectos ambientais foi história. Apesar da abordagem em todas as disciplinas o que se observou foi que na maioria das vezes não há uma intencionalidade de promover a reflexão indivíduo x ambiente, ou seja, ocorrendo de maneira desvinculada da realidade do aluno, sem contextualização e sem haver uma abordagem crítica acerca das questões ambientais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1103
10.21439/conexoes.v12i3.1103
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1103
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v12i3.1103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1103/1265
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2018); 52-61
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994111550357504