VIABILIDADE DE QUEIMA DE RESÍDUO DE MAMONA: UM PROBLEMA INDUSTRIAL VIRA METODOLOGIA DE ENSINO E SOLUÇÃO ENERGÉTICA SUSTENTÁVEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Cleidson Carneiro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Costa, Kate Lirane de Araújo, Barros, Romana Rebeca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/942
Resumo: Este trabalho relata a experiência da utilização da metodologia de Ensino- Aprendizagem por meio de problema no Curso Profissionalizante, ou simplesmente TheoPrax. Neste trabalho os estudantes do curso Técnico em Química, do SENAI de Feira de Santana, receberam o desafio de encontrar um destino ambientalmente sustentável para o resíduo (borra) gerado no processo de refino do óleo vegetal da empresa Bioóleo Industrial e Comercial S.A. A borra gerada no tratamento do efluente tem sido um dos maiores problemas vivenciados pela empresa, pois a falta de espaço físico para disposição da mesma ocasiona redução de espaço para a produção. Foram realizados ensaios como composição química, teor de umidade, poder calorífico, densidade, matéria mineral e teor de ácidos graxos. Inicialmente, o intuito foi caracterizar físico-quimicamente a borra. Os ensaios foram realizados no laboratório da empresa de forma que o enfrentamento do problema, pelos estudantes, caracterizou-se como um problema real a ser resolvido no local de trabalho do técnico em Química. A partir dos dados e a luz do referencial teórico, foi avaliado o potencial do resíduo para produzir energia térmica e melhorar o fluxo de trabalho na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Os resultados demonstraram a viabilidade de utilização do resíduo como combustível industrial, reduzindo as despesas com cavaco de eucalipto. Além disso, a metodologia de inserção do estudante em problemas reais aproxima o estudante do mundo do trabalho e motiva a construir soluções pela interação entre o conhecimento acadêmico e o cotidiano industrial.
id IFCE-1_379ef8e3e0ce47364d0c460738aa7452
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/942
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling VIABILIDADE DE QUEIMA DE RESÍDUO DE MAMONA: UM PROBLEMA INDUSTRIAL VIRA METODOLOGIA DE ENSINO E SOLUÇÃO ENERGÉTICA SUSTENTÁVELEste trabalho relata a experiência da utilização da metodologia de Ensino- Aprendizagem por meio de problema no Curso Profissionalizante, ou simplesmente TheoPrax. Neste trabalho os estudantes do curso Técnico em Química, do SENAI de Feira de Santana, receberam o desafio de encontrar um destino ambientalmente sustentável para o resíduo (borra) gerado no processo de refino do óleo vegetal da empresa Bioóleo Industrial e Comercial S.A. A borra gerada no tratamento do efluente tem sido um dos maiores problemas vivenciados pela empresa, pois a falta de espaço físico para disposição da mesma ocasiona redução de espaço para a produção. Foram realizados ensaios como composição química, teor de umidade, poder calorífico, densidade, matéria mineral e teor de ácidos graxos. Inicialmente, o intuito foi caracterizar físico-quimicamente a borra. Os ensaios foram realizados no laboratório da empresa de forma que o enfrentamento do problema, pelos estudantes, caracterizou-se como um problema real a ser resolvido no local de trabalho do técnico em Química. A partir dos dados e a luz do referencial teórico, foi avaliado o potencial do resíduo para produzir energia térmica e melhorar o fluxo de trabalho na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Os resultados demonstraram a viabilidade de utilização do resíduo como combustível industrial, reduzindo as despesas com cavaco de eucalipto. Além disso, a metodologia de inserção do estudante em problemas reais aproxima o estudante do mundo do trabalho e motiva a construir soluções pela interação entre o conhecimento acadêmico e o cotidiano industrial.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Bioóleo e Serviço Nacional de Aprendizagem IndustrialGuimarães, Cleidson CarneiroCosta, Kate Lirane de AraújoBarros, Romana Rebeca2016-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/94210.21439/conexoes.v9i4.942Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 166-1722176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/942/697info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/942Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:20Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv VIABILIDADE DE QUEIMA DE RESÍDUO DE MAMONA: UM PROBLEMA INDUSTRIAL VIRA METODOLOGIA DE ENSINO E SOLUÇÃO ENERGÉTICA SUSTENTÁVEL
title VIABILIDADE DE QUEIMA DE RESÍDUO DE MAMONA: UM PROBLEMA INDUSTRIAL VIRA METODOLOGIA DE ENSINO E SOLUÇÃO ENERGÉTICA SUSTENTÁVEL
spellingShingle VIABILIDADE DE QUEIMA DE RESÍDUO DE MAMONA: UM PROBLEMA INDUSTRIAL VIRA METODOLOGIA DE ENSINO E SOLUÇÃO ENERGÉTICA SUSTENTÁVEL
Guimarães, Cleidson Carneiro
title_short VIABILIDADE DE QUEIMA DE RESÍDUO DE MAMONA: UM PROBLEMA INDUSTRIAL VIRA METODOLOGIA DE ENSINO E SOLUÇÃO ENERGÉTICA SUSTENTÁVEL
title_full VIABILIDADE DE QUEIMA DE RESÍDUO DE MAMONA: UM PROBLEMA INDUSTRIAL VIRA METODOLOGIA DE ENSINO E SOLUÇÃO ENERGÉTICA SUSTENTÁVEL
title_fullStr VIABILIDADE DE QUEIMA DE RESÍDUO DE MAMONA: UM PROBLEMA INDUSTRIAL VIRA METODOLOGIA DE ENSINO E SOLUÇÃO ENERGÉTICA SUSTENTÁVEL
title_full_unstemmed VIABILIDADE DE QUEIMA DE RESÍDUO DE MAMONA: UM PROBLEMA INDUSTRIAL VIRA METODOLOGIA DE ENSINO E SOLUÇÃO ENERGÉTICA SUSTENTÁVEL
title_sort VIABILIDADE DE QUEIMA DE RESÍDUO DE MAMONA: UM PROBLEMA INDUSTRIAL VIRA METODOLOGIA DE ENSINO E SOLUÇÃO ENERGÉTICA SUSTENTÁVEL
author Guimarães, Cleidson Carneiro
author_facet Guimarães, Cleidson Carneiro
Costa, Kate Lirane de Araújo
Barros, Romana Rebeca
author_role author
author2 Costa, Kate Lirane de Araújo
Barros, Romana Rebeca
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bioóleo e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Cleidson Carneiro
Costa, Kate Lirane de Araújo
Barros, Romana Rebeca
description Este trabalho relata a experiência da utilização da metodologia de Ensino- Aprendizagem por meio de problema no Curso Profissionalizante, ou simplesmente TheoPrax. Neste trabalho os estudantes do curso Técnico em Química, do SENAI de Feira de Santana, receberam o desafio de encontrar um destino ambientalmente sustentável para o resíduo (borra) gerado no processo de refino do óleo vegetal da empresa Bioóleo Industrial e Comercial S.A. A borra gerada no tratamento do efluente tem sido um dos maiores problemas vivenciados pela empresa, pois a falta de espaço físico para disposição da mesma ocasiona redução de espaço para a produção. Foram realizados ensaios como composição química, teor de umidade, poder calorífico, densidade, matéria mineral e teor de ácidos graxos. Inicialmente, o intuito foi caracterizar físico-quimicamente a borra. Os ensaios foram realizados no laboratório da empresa de forma que o enfrentamento do problema, pelos estudantes, caracterizou-se como um problema real a ser resolvido no local de trabalho do técnico em Química. A partir dos dados e a luz do referencial teórico, foi avaliado o potencial do resíduo para produzir energia térmica e melhorar o fluxo de trabalho na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Os resultados demonstraram a viabilidade de utilização do resíduo como combustível industrial, reduzindo as despesas com cavaco de eucalipto. Além disso, a metodologia de inserção do estudante em problemas reais aproxima o estudante do mundo do trabalho e motiva a construir soluções pela interação entre o conhecimento acadêmico e o cotidiano industrial.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/942
10.21439/conexoes.v9i4.942
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/942
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v9i4.942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/942/697
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 166-172
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994112115539968